pesquisa de satisfação para restaurantes

Como fazer uma pesquisa de satisfação de clientes no restaurante?

9 Dezembro 2022

Confira 4 dicas no artigo e veja como melhorar a experiência do consumidor no seu estabelecimento

Oferecer o melhor serviço deve ser sempre o objetivo final de quem tem um restaurante. Ao ser dono de um empreendimento do setor alimentício, é preciso se envolver no processo e saber como o consumidor percebe o seu produto.

 

Dessa forma, é importante conferir opiniões, necessidades e críticas do consumidor. Um modo eficiente de fazer isso é por meio da pesquisa de satisfação do cliente. É uma estratégia que pode aumentar os lucros e ajudar na gestão do negócio.

Quer saber como fazer uma pesquisa de satisfação de clientes e qual a sua importância para os processos de pós-venda e fidelização? Veja mais a seguir!

 

O que é pesquisa de satisfação?

 

Uma pesquisa de satisfação de clientes é um compilado estatístico acerca da opinião de quem frequenta o seu restaurante. Tal estratégia visa colher as opiniões de quem está de fora e utilizar essas informações em benefício do estabelecimento.

As perguntas de satisfação do cliente devem ser objetivas e simples. Afinal, você não quer dar trabalho para o cliente, e sim uma oportunidade para que ele dê a sua opinião.

Os levantamentos são muito mais eficazes quando são feitos logo após a prestação do serviço, pois a opinião do consumidor ainda está fresca na memória. Montar questionário de satisfação do cliente é uma excelente forma de medir a qualidade da equipe, o comprometimento dos colaboradores e a eficiência de técnicas utilizadas no estabelecimento.

Em que canais a pesquisa pode ser feita?

A pesquisa de satisfação de clientes pode funcionar em diversas modalidades. Veja a seguir:

 

Pesquisa de satisfação de clientes online

Podem-se criar formulários de feedback a serem preenchidos pelos clientes. Uma ferramenta gratuita que pode ajudar nessa tarefa é o Google Forms. É possível direcionar as perguntas para pontos específicos de avaliação de restaurantes, sendo que a objetividade das perguntas vai garantir uma taxa de respostas maior.

Cardápio digital

Os cardápios digitais são uma grande tendência no mercado. A depender do software utilizado, alguns deles já contam com ferramentas embutidas e perguntas para pesquisa de mercado. Após pagar a conta, a pessoa vai ser apresentada à oportunidade de avaliar o serviço e demais aspectos do restaurante.

Redes sociais

Os feedbacks de clientes nas redes sociais, apesar de não ser uma pesquisa formal, também podem ser utilizados, de modo a tornar as próximas experiências ainda mais satisfatórias.

Muitas vezes, esse retorno por meio das mídias sociais acontece quando o cliente está insatisfeito. Então, se você deseja trabalhar com esse tipo de avaliação de clientes, tenha em mente que todas as pessoas poderão ver os comentários e que é preciso motivar os consumidores a fazê-lo.


Também é importante não deixar de responder a nenhum comentário, para não deixar nenhuma reclamação em aberto.

Google Meu Negócio

Assim como nas redes sociais, as pesquisas podem ser feitas por meio do Google Meu Negócio de forma pública.

Para os restaurantes que estão cadastrados nessa ferramenta que divulga seu estabelecimento no Google, ao digitar o nome do restaurante na barra de pesquisa, ele retorna um resultado na lateral direita com diversas informações do restaurante como endereço, telefone, horário de funcionamento, entre outros.

E uma das funcionalidades mais importantes são as avaliações de clientes. Muitos consumidores se atentam a essas avaliações antes de visitar algum lugar pela primeira vez. Ao deixar notas e avaliações completas, o seu restaurante ganha destaque no Google de forma gratuita e pode ajudar a atrair mais clientes.

Qual é a importância da avaliação de satisfação de clientes no restaurante?

Quem não gosta de se sentir bem atendido pelos estabelecimentos que frequenta? Saber o que o seu público acha é mais importante do que você imagina. Entenda melhor a seguir quais são as vantagens do questionário de avaliação:

Aumento das chances de fidelização de clientes

A pesquisa é um modo de conhecer os consumidores, trabalhando no processo de fidelização desde o princípio. Oferecer uma boa experiência fará com que ele associe seu estabelecimento como um local prazeroso de ir.

Melhora do processo de pós-venda

Muitas vezes, o processo de pós-venda é negligenciado por empreendedores. No entanto, é preciso dar atenção ao cliente desde o momento em que você planeja os serviços e produtos até a hora em que ele sai do seu espaço (pós-venda). Por isso, conduza uma pesquisa de satisfação para ter um relacionamento mais duradouro com a clientela, suprindo suas necessidades.

Possibilidade de adotar estratégias mais eficientes

A mudança de postura vem junto do novo pensamento, que tem sempre o consumidor no foco de tudo. A pesquisa diretamente com seu público, nesse cenário, é a melhor forma de adotar estratégias que sejam mais eficazes para agradá-lo.

Você pode pedir o feedback mais generalizado, procurar direcionar as respostas do cliente para determinada área do restaurante ou ainda fazer pesquisas de “sim” ou “não”.

Melhora da relação com os clientes

Relacionar-se de maneira eficiente com o consumidor é uma das melhores formas de ter sucesso no empreendimento. Quer ter um contato mais próximo com quem compra os seus produtos? Então procure saber a sua opinião por meio de um formulário de satisfação de clientes.

Realização de melhorias

Sempre é possível melhorar o seu negócio. Sabendo disso, por que você não pergunta para aqueles que consomem os seus serviços e produtos? Alguns feedbacks podem ser rasos e não ajudar muito, mas sempre haverá clientes que farão o possível para dar boas respostas e colaborar com o crescimento do seu restaurante. Além disso, dependendo da forma como sua pesquisa de satisfação é estruturada, pode ser perfeitamente possível ter um retorno eficaz da maioria.

 

Diferencial competitivo

Quem não consegue se manter no mercado pode ter cometidos erros com relação à experiência do consumidor. Ao conduzir a pesquisa com perguntas de satisfação, você sabe exatamente o que precisa melhorar e pode traçar o seu diferencial competitivo.

Como conduzir a pesquisa de satisfação de clientes?

Por fim, vamos falar sobre como a pesquisa de satisfação pode ser feita. É preciso dar atenção a todos os aspectos, desde a elaboração das perguntas até a análise das respostas. Veja algumas dicas nesse sentido:

1. Elabore as perguntas junto à equipe

Primeiramente, é preciso elaborar as perguntas. Existe algum aspecto relacionado à operação do restaurante que você quer saber se está funcionando bem?

Que tal fazer questionamentos mais gerais? É uma boa hora para fazer um brainstorming, conversar com os colaboradores e definir os pontos mais importantes para serem perguntados aos clientes. Além dos seus consumidores, quem conhece muito bem o restaurante é sua equipe. Envolva-os durante a elaboração do questionário de satisfação, assim eles vão se sentir parte importante do negócio e com certeza terão boas ideias para enriquecer sua pesquisa.

2. Estruture a pesquisa com estratégia

A seguir, é importante estruturar a sua pesquisa de satisfação de clientes. É possível guiar as pessoas para dar respostas de “sim” e “não”, por exemplo:

  • Você está satisfeito com o serviço?

Também dá para criar tópicos em geral, nos quais os clientes dão notas, de 0 a 10. Por exemplo:

  • Limpeza dos banheiros: 0-10

Também é uma possibilidade deixar o cliente falar mais, por meio de um campo de críticas, sugestões e elogios: as respostas discursivas. Nesse caso, as perguntas são mais amplas. Exemplo:

  • O que achou de nossos pratos? Como podemos servir melhor?

3. Aplique a pesquisa

Depois de todo esse trabalho prévio, é o momento de aplicar a pesquisa na prática. Para isso, você deve decidir se vai pedir alguns minutos para fazer a pesquisa dentro do restaurante ou se vai solicitar que os clientes respondam o questionário de satisfação em casa. Isso vai depender muito dos recursos que você tem à disposição. Lembrando que a pesquisa não deve demorar mais do que alguns minutos para ser feita. Se a pesquisa for muito extensa, isso pode desmotivar os consumidores a responderem.

 

4. Interprete os dados com precisão

Ao obter os dados, espere reunir um número considerável de respostas dos clientes e separe-as em categorias. Houve algum tema mais recorrente? Então, é necessário trabalhar nisso.

É o momento de propor soluções para os apontamentos negativos, sem se esquecer dos elogios. Algum funcionário foi elogiado? Repasse o comentário a ele e à gerência. O bom trabalho também deve ser reconhecido, isso ajuda com a motivação e o senso de pertencimento.

Ter clientes leais é muito importante para um estabelecimento. Desse modo, o empreendedor pode entender os problemas de acordo com o ponto de vista que importa: o do consumidor.

Por isso, a pesquisa de satisfação de clientes é um aspecto importante na fidelização do consumidor, de modo a oferecer uma experiência cada vez melhor a quem vai ao seu restaurante. Que tal implementar essa estratégia em seu negócio?

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