Quais são os fornecedores que um restaurante precisa ter

Quais os principais fornecedores para restaurante e como encontrá-los?

24 Junho 2024

A qualidade dos seus produtos só pode ser garantida com a escolha de uma boa rede de fornecedores. Veja dicas no artigo!

Construir uma boa cadeia de fornecedores de alimentos é o ponto principal para oferecer produtos de qualidade aos clientes de um restaurante. Na prática, é necessário identificar serviços que tenham bom custo-benefício e disponibilidade para arcar com a frequência que o seu ramo alimentício demanda.

Nesse contexto, o melhor caminho é saber exatamente o que você procura, com o objetivo de criar um relacionamento de confiança com os parceiros comerciais, como o seu distribuidor de alimentos. Assim, diante da excelência do trabalho, todos os envolvidos nas negociações aproveitam boas oportunidades e crescem em seu setor.

Quer saber mais? Continue a leitura, pois vamos mostrar quais são os principais fornecedores de alimentos para restaurantes e como identificá-los.

Quais são os principais fornecedores de comida para restaurante?

Há muito trabalho por trás do prato que o cliente recebe na mesa de um restaurante, lanchonete, pizzaria e outros estabelecimentos do setor de alimentação fora do lar. Dentro desse sistema logístico, existe uma série de etapas, decisões e, especialmente, negociações com fornecedores e distribuidores. Eles são decisivos para entregar produtos de qualidade e garantir um bom atendimento. Além disso, os serviços precisam se encaixar ao orçamento do restaurante.

Para garantir uma parceria de sucesso, deve-se considerar mais do que apenas preços e condições de pagamento. Nesse sentido, é essencial adotar critérios de seleção que direcionem as buscas por serviços competentes e conhecer bem o que é necessário em termos de diferenciais para o público-alvo.

No trabalho com restaurantes, os fornecedores se dividem em algumas categorias. Veja quais são:

Bebidas e alimentos

Os insumos para a preparação dos pratos são indispensáveis para que o cliente se encante pelos sabores. Diante disso, a qualidade do trabalho dos fornecedores de bebidas e alimentos deve ser avaliada criteriosamente. Higiene, boa conservação, pontualidade, frequência e compromisso devem ser prioridade na hora de escolher um fornecedor de alimentos e bebidas.

Outro ponto importante está na busca por flexibilidade nas negociações diante de eventuais alterações na quantidade de pedidos, como quando imprevistos acontecem tanto do lado do restaurante como do lado do fornecedor.

Utensílios de cozinha e uniformes

Os fabricantes de enxovais, utensílios de cozinha e uniformes também têm um papel importante como fornecedor de produtos para restaurante. Aqui entram utensílios de cozinha, guardanapos, toalhas, embalagens de delivery, entre muitos outros itens. O ideal é que, além de boa durabilidade, os itens estejam alinhados com a identidade e o estilo do restaurante.

Equipamentos para cozinha 

Muitos equipamentos têm impacto direto na preservação dos pratos e no funcionamento da cozinha. Em função disso, a escolha desses itens também reflete na produtividade do restaurante e na manutenção das melhores condições de higiene.

Assim, quando buscar fornecedores de produtos e serviços de um restaurante, tenha atenção especial com a disponibilidade de assistência técnica, gasto de energia de cada equipamento e facilidade de uso. Além disso, de acordo com o tamanho do estabelecimento, os equipamentos de cozinha precisam ser escolhidos de forma estratégica.

Em situações que exigem equipamentos de grande porte, a pesquisa sobre os equipamentos eletrônicos deve ser feita antes da tomada de decisão de compra e com consulta prévia sobre a experiência de outros clientes que já negociaram com a empresa responsável pela venda.

 

 

Como encontrar fornecedores de qualidade para o seu restaurante?

Após entender com quais fornecedores você vai interagir para administrar seu restaurante da melhor forma, chegou a hora de buscar os melhores fornecedores para as demandas do seu negócio. Confira boas práticas para acertar nas escolhas!

Avalie a capacidade de atendimento

Quanto maior for o volume de vendas no restaurante, melhores precisam ser a eficiência e a capacidade de atendimento do fornecedores de produtos alimentícios, bebidas e outros itens. Afinal de contas, você não pode correr o risco de ficar sem os insumos justamente no final de semana, por exemplo, que é o período de maior movimento de alguns estabelecimentos. Logo, questione sempre sobre as possibilidades de pronta-entrega e volume de estoque.

Procure nos lugares certos

Para oferecer sempre o melhor aos clientes, busque fornecedores de produtos para restaurantes e lanchonetes que já tenham experiência no ramo e avaliações positivas em relação aos serviços prestados. Existem inúmeras opções disponíveis. No entanto, a questão não é exatamente como encontrá-los, mas sim como identificar aqueles que entregarão o que você precisa para o seu estabelecimento operar tranquilamente.

Veja, a seguir, onde ter acesso a potenciais parceiros:

Associações e cooperativas

Associações e cooperativas são uma boa opção na busca por melhores fornecedores de alimentos e bebidas. Como geralmente elas reúnem produtores locais e empresários, oferecem bons preços e qualidade dentro das expectativas do mercado. Além disso, esse tipo de lugar é interessante para fazer contatos e avaliar estrategicamente o andamento da produção.

Fabricantes e feiras livres

As compras regulares e de grande volume podem ser feitas diretamente com os fabricantes. Aqui, o critério é buscar o melhor custo-benefício e avaliar o que é prioridade para o seu negócio. Outra sugestão interessante são as feiras livres. É possível encontrar produtos sempre frescos, dentro do calendário de safras e até orgânicos, sem adição de agrotóxicos. Além disso, é possível conseguir bons descontos quando a compra é feita em grande quantidade.

Guias especializados

Os guias especializados contam com uma facilidade, que é separar fornecedores por região, especialidades e temas. Estão entre os principais: sites, catálogos e revistas. Vale ficar de olho também nos eventos segmentados do setor, que são uma boa oportunidade para ampliar a lista de fornecedores e descobrir as novidades do mercado.

Mantenha os pagamentos em dia

É muito importante avaliar o custo-benefício de um fornecedor antes de assinar contrato. Caso você não consiga cumprir com os pagamentos em dia, a operação do seu restaurante será diretamente afetada. Além dos prejuízos nas vendas, existe o risco de ter a imagem do estabelecimento prejudicada entre os prestadores de serviços.

Então, faça todos os cálculos com cautela e, sempre que enfrentar algum problema que vai ocasionar atrasos ou cancelamentos, comunique com antecedência e busque soluções diretamente com o fornecedor de alimentos e bebidas.

Uma comunicação direta entre ambas as partes é indispensável para desenvolver um relacionamento de confiança, que faz toda a diferença diante dos imprevistos.

Confira os pedidos entregues

Ao receber uma entrega de um dos fornecedores de produtos para restaurante, crie um sistema de conferência para catalogar os produtos. Avalie as condições dos insumos, data de validade e se eles atendem às expectativas iniciais.Isso é necessário porque muitos fornecedores de alimentos e bebidas não aceitam devoluções e, caso algo de errado aconteça, o seu restaurante não poderá arcar com o prejuízo do desperdício. O aviso sobre algum fator anormal ajuda a alinhar os padrões de qualidade e a evitar o retrabalho.

Concluindo

Agora ficou claro como escolher fornecedores de restaurante e criar um bom relacionamento com eles. O mais importante é tomar decisões com base em custo-benefício e qualidade, a fim de evitar trocas de fornecedores com muita frequência. Assim, seu negócio estará sempre preparado para oferecer o melhor ao cliente e manter uma rotina eficiente de funcionamento.

Gostou das informações do artigo? Então fique por dentro de outras novidades para aumentar as vendas do seu restaurante!