Técnicas para ter resiliência no trabalho
24 Dezembro 2024
Superar problemas de forma positiva é algo que pode fazer toda a diferença na sua carreira profissional – aprenda mais sobre!
Na sua definição diretamente do dicionário, a resiliência é “a capacidade física de um corpo voltar à sua forma normal depois de um grande impacto”. Mas apesar de ser definida como uma capacidade física, ela também se aplica totalmente às habilidades emocionais e mentais em todas as áreas da nossa vida – inclusive no trabalho.
A resiliência no trabalho é a capacidade de superar adversidades com fluidez, e até mesmo tirar algo positivo das situações mais difíceis, levando esses aprendizados para o futuro. Ela é considerada uma das soft skills mais importantes no mercado atual, e é muito valorizada durante processos de recrutamento e seleção, e também na hora de avançar internamente na sua carreira.
Confira, a seguir, algumas dicas de como desenvolver resiliência no trabalho que a Pluxee preparou para você!
Desenvolva suas próprias virtudes
Segundo a Sociedade Brasileira de Resiliência, é preciso que as pessoas cultivem características positivas de sua personalidade para chegar ao estado de resiliência profissional que ajudará a enfrentar os problemas de forma mais inteligente. Seguem alguns exemplos:
- Criatividade e curiosidade sobre o novo;
- Ter a mente aberta;
- Autocontrole para agir de forma equilibrada;
- Bom humor
Resiliência é um comportamento muito valorizado no mercado de trabalho. Conheça outras habilidades importantes para você desenvolver sua carreira profissional neste e-book sobre soft skills.
Inteligência emocional já!
Ao tratar desse assunto, o especialista em coaching José Roberto Marques diz que o mais importante em como trabalhar a resiliência é, antes de qualquer coisa, desenvolver sua inteligência emocional. Assim, você se torna um profissional mais eficiente, mesmo em momentos de dificuldade.
Controlar a impulsividade em discussões ou na resposta de um e-mail do qual você não gostou, por exemplo, são atitudes que parecem pequenas, mas que fazem parte da construção diária da sua resiliência.
Respirar fundo, jogar uma água no rosto e, se possível, esperar um tempo para escrever a resposta são táticas simples que podem fazer uma grande diferença – tanto no momento quanto no longo prazo.
Seja flexível
Os problemas existem, nem todos os seus colegas atuam da forma como você gostaria, os prazos são impossíveis e a cobrança por resultados nunca para.
Mas você pode lidar com isso vendo uma oportunidade de aprendizado em cada obstáculo. Com a mente aberta, você poderá refletir sobre a situação que está vivendo e, até mesmo, conseguir trazer uma solução inusitada ao pensar fora da caixa. Todos esses passos também fazem parte do processo de como ser mais resiliente, tanto no trabalho quanto na sua vida pessoal.
Autoconhecimento é tudo
Uma reflexão profunda sobre seu momento profissional, o local e a equipe de trabalho e seus desejos - e receios - com relação ao seu futuro ajuda você a entender quais são os gatilhos que o fazem perder o controle.
No site do Mundo RH, você pode fazer um teste gratuito de resiliência, que pode ser o primeiro passo para você iniciar sua jornada em busca de entender melhor o que é ter resiliência e como desenvolver essa habilidade no seu dia a dia.