Já ouviu falar sobre compliance trabalhista? Entenda aqui!
14 Junho 2023
Já ouviu falar em compliance trabalhista? Entenda qual o papel estratégico do RH nas empresas.
Compliance trabalhista é um conjunto de regras e/ou procedimentos necessários para uma empresa atuar em conformidade com as leis de trabalho. Toda companhia, independentemente do porte ou da área de atuação, deve estar atenta ao compliance nas relações de trabalho.
Daí a importância de ter profissionais especializados e, sobretudo, um RH alinhado. Quer saber como implementar o compliance nas empresas? Fique conosco por aqui. Você verá:
- Compliance: o que é?
- Hora de falar sobre compliance trabalhista
- Qual é o papel do RH?
- Tomo mundo ganha!
- Como começar?
Primeiro de tudo, o que significa compliance nas empresas?
A palavra compliance é derivada do inglês "to comply", que em português significa "cumprir" ou "estar de acordo". Nas empresas, segundo definição da consultoria Gartner, trata-se do "processo de aderir a políticas, decisões, requisitos internos, leis, regulamentos e acordos externos". Além de atender à legislação trabalhista, as normas de compliance também servem para verificar se as pessoas estão agindo com ética e respeito.
Atualmente, as companhias têm um setor e/ou programas dedicados a garantir que tudo esteja sendo feito de acordo com as regras estabelecidas pelos pilares do compliance. Tal departamento e/ou profissionais atuam em conjunto com todas as outras áreas da empresa - e uma delas, talvez a mais estratégica, é o RH.
Isso porque o seu papel é gerir pessoas, o que envolve muitas leis, boas práticas e cuidados.
Hora de falar sobre compliance trabalhista
Esse termo é utilizado para definir o conjunto de regras e procedimentos que garantem que as leis trabalhistas e os acordos estabelecidos por convenções coletivas estejam sendo cumpridos à risca. Olha só o tanto de atividades realizadas pelo RH que dependem de uma conduta em conformidade com as regras de compliance e políticas definidas dentro e fora de uma empresa:
-
Contratação;
-
Demissão;
-
Pagamentos;
-
Férias e descansos remunerados;
-
Comunicação interna;
-
Contratação de mão de obra terceirizada;
-
Política de benefícios corporativos.
Quando há um compliance management system na empresa, com profissionais olhando especialmente para isso, todas as tarefas devem ser realizadas de acordo com o que diz as leis. E, assim, os funcionários acabam se tornando guardiões de todas as boas práticas.
Qual é o papel do RH no Compliance?
Além de realizar tarefas burocráticas da maneira correta, estar alinhado ao compliance da empresa é ser um RH estratégico. Isso porque a incidência de erros cai drasticamente, evitando prejuízos de ordem financeira para a empresa, e a contratação e o gerenciamento das equipes ficam muito mais eficientes.
Além disso, ao atrair novos talentos, o setor assume o papel de orientá-los em relação à ética do negócio e ao respeito às regras do compliance. De modo geral, o ambiente da empresa torna-se mais saudável e seguro.
E todo mundo ganha com isso, sabia?
Olha só quais são as vantagens e benefícios do compliance na empresa, com um RH totalmente alinhado à política da companhia:
-
Aumento da produtividade: quando os colaboradores percebem que estão em um ambiente onde há regras e políticas que são estabelecidas e cumpridas à risca, eles se sentem mais valorizados eas entregas tendem a ficar melhores e mais consistentes;
-
- Atração e retenção de talentos: ter um bom programa de gestão de pessoas e compliance trabalhista impacta diretamente a imagem do negócio, fortalecendo a sua marca empregadora. O resultado? Mais pessoas querendo trabalhar com você;
-
- Redução de processos trabalhistas: quando você faz tudo de acordo com a legislação, certamente sua empresa terá mais facilidade para encarar esse tipo de problema. Tranquilidade é tudo!;
-
Maior eficiência operacional: seguir um padrão eleva os indicadores de desempenho. Ou seja, a empresa fica mais potente como um todo, porque todos estão olhando para um mesmo lugar e trabalhando juntos;
-
Disseminação da cultura organizacional: o RH passa a ser um grande porta-voz dela! E, assim, as pessoas se sentem mais integradas, pertencentes e com maior vínculo com a empresa.
Como começar?
Antes de mais nada, o RH deve estar totalmente por dentro do programa de governança corporativa e compliance definido pela empresa. Ou seja, a equipe inteira precisa estudar as regras existentes e, a partir disso, estruturar condutas que estejam de acordo com elas. Em seguida, é fundamental monitorar o que vem sendo realizado. Por isso, considere criar um comitê de ética - e convide profissionais de diferentes áreas para garantir maior engajamento.
Aproveite também ocasiões importantes, como o onboarding de profissionais, para explicar corretamente - e com clareza - como a empresa funciona e quais são os procedimentos para cada atividade.
Concluindo
O compliance trabalhista deve fazer parte da rotina de um RH estratégico. Além de evitar falhas, é uma forma de garantir a criação de um ambiente mais saudável, justo e motivador para a sua equipe. Todos só têm a ganhar quando os processos são feitos da maneira correta, com ética e segurança.
E você, já pensou na importância do RH estar alinhado a esse tipo de programa? Quer saber mais sobre esse e outros temas? Aproveite, então, para assinar a newsletter do Sodexo Insights e receber por e-mail conteúdos que vão fazer o seu departamento ter os melhores resultados.