Quer melhorar a comunicação no ambiente de trabalho? Adote a escuta ativa!
21 Junho 2024
Saiba como garantir uma troca contínua com a sua equipe e, assim, construir um dia a dia mais saudável e seguro psicologicamente
Dialogar é uma das bases de um ambiente de trabalho saudável. Quando ouvimos, nós trocamos experiências, crescemos, fazemos entregas melhores e evoluímos a cada dia (pessoal e profissionalmente). Mas uma coisa é certa: não é uma tarefa simples garantir que a equipe se sinta à vontade para falar o que deseja e esteja sempre aberta a ouvir as pessoas com a atenção necessária.
Essa abertura é chamada de escuta ativa e é um dos principais desafios atuais do RH. Quem adota essa técnica ganha em produtividade, criatividade e espírito colaborativo, e além disso, consegue construir um ambiente permeado por segurança psicológica, que é tão urgente e necessária. E aí, quer saber como melhorar a comunicação ativa no ambiente de trabalho e entender a importância da escuta? Fique conosco e você verá:
- O que é escuta ativa?
- Por que é tão importante para um ambiente de trabalho saudável?
- Como implementar a escuta ativa para melhorar a comunicação?
O que é escuta ativa?
Escuta ativa nada mais é do que ouvir o que uma pessoa tem a dizer com a devida atenção e demonstrar interesse em cada palavra, em cada ponto de vista. Nesse tipo de conversa, é fundamental estar atento aos tópicos, avaliar o que foi dito e propor possíveis soluções para as questões que foram apresentadas. Escutar ativamente é a base para um ambiente de trabalho saudável.
Isso porque a ideia não é simplesmente acatar o que foi dito, mas sim construir um diálogo permeado por reflexões e respeito nas respostas.
Outra questão importante é que a escuta ativa está entrelaçada à segurança psicológica. O motivo é simples: os profissionais devem se sentir à vontade para falar, expor ideias, dar sugestões e fazer reclamações quando necessário.
Por que a escuta ativa é tão importante para um ambiente de trabalho saudável?
Ouvir é a base para a evolução. Quando uma pessoa fala e a outra analisa o que foi dito, com respeito e empatia, pode-se fazer melhorias em diferentes aspectos do trabalho, como processos, escolha de tecnologias, organização das equipes e por aí vai.
A escuta ativa no ambiente de trabalho é uma técnica com um princípio valioso: todo mundo contribui com propostas para que o trabalho flua melhor, seja mais eficiente e criativo. Dessa forma, o colaborador trabalha com propósito e se sente parte da empresa que, por sua vez, tem muitos ganhos quando leva em consideração as opiniões dos funcionários. É um verdadeiro ganha-ganha! A escuta empática gera inúmeros benefícios:
- Aumento da sensação de pertencimento;
- Maior engajamento;
- Melhoria no relacionamento entre os membros do time;
- Promoção da cultura de inovação;
- Redução de conflitos;
- Mais criatividade;
- Eficiência no fluxo de informação;
- Comunicação mais consistente.
Como implementar a escuta ativa para melhorar a comunicação no trabalho?
O método pode ser adotado em diversas oportunidades, como em processos seletivos, workshops, sessões de brainstorming, feedbacks e nas tarefas tradicionais do dia a dia. O trabalho de implementação, no entanto, deve começar com os gestores.
O primeiro passo nesse sentido é oferecer um treinamento sobre a capacidade de escuta, explicando as vantagens, os desafios e as maneiras práticas de utilizar a técnica de comunicação no dia a dia. As principais dicas de como desenvolver a escuta ativa são:
Tenha foco total nas pessoas
Evite distrações quando ouve quem trabalha com você. Celular e outros recursos tecnológicos podem atrapalhar, então, evite utilizá-los no meio de um diálogo. Uma boa dica é organizar sessões de escuta ativa, que são momentos especialmente dedicados às conversas, para aprender a ouvir o outro.
Participe da conversa
Escutar não deve ser algo passivo. Ao ouvir, questione, faça perguntas para deixar a conversa interessante e demonstre todo o seu interesse. Quando for questionar alguma coisa, evite questões que possam ter respostas breves, como “sim” ou “ não”. Busque entender os motivos e os caminhos que levaram a pessoa a compartilhar com você algum sentimento ou impressão.
Trabalhe a comunicação não verbal
Já ouviu dizer que o nosso corpo fala? É pura verdade! Existem vários tipos de escuta ativa, e um deles é transmitido principalmente através da comunicação não verbal. Olha só quais pontos você deve trabalhar:
- Sorria: pequenos sorrisos mostram que você está prestando atenção e demonstra empatia com o que está sendo dito;
- Olho no olho: esse tipo de contato é primordial. Olhar para os lados, para o relógio ou celular, por exemplo, demonstra desinteresse;
- Postura: ouvintes ativos tendem a se inclinar um pouco para a frente ou para os lados, por exemplo. Além disso, abanar a cabeça é sinônimo de que está compreendendo o que o outro diz. Esse tipo de sinal é muito valioso para quem está falando!
Fale apenas quando achar interessante
Evite usar palavras de concordância repetidamente, como “muito bom” ou “ok” – isso pode incomodar quem está falando. Coloque suas reflexões e comentários apenas quando achar que fazem sentido e vão agregar ao diálogo.
Exercite a memória
Lembrar de momentos chave da conversa é muito importante. Quando você aprende a escutar atentamente e presta atenção integral, sem distrações, as chances de memorizar aumentam. Se for um papo mais longo, a dica é anotar os pontos mais importantes. No caso das equipes, tenha um histórico do que já foi dito e dê um feedback sobre os pontos que foram colocados.
Reflita sobre o que ouviu
O segredo da escuta atenta é refletir sobre o que foi dito e apresentar esse pensamento a quem expôs a sua opinião. Em toda a conversa, diga o que pensa sobre os tópicos que foram apresentados e tenha a certeza de que vocês estão na mesma página.
A importância da escuta ativa na comunicação
A escuta ativa é muito importante para a empresa, pois seu foco é na melhoria dos processos de trabalho e, também, em contribuir para um ambiente de trabalho saudável. Consequentemente, ela faz a ponte com algo muito importante para os negócios: a inovação. Ou seja, quando existe um canal aberto para escuta ativa, com segurança psicológica, as pessoas se sentem à vontade para expor suas ideias, sugerir novos recursos que podem potencializar as entregas e evoluir.
Pode ter certeza: a técnica é a base para a evolução e motivação das equipes e das empresas!
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