Seu supermercado terá ainda mais sucesso com nossas dicas

Quais são os segredos de um supermercado de sucesso?

8 Novembro 2022

Confira no artigo estratégias e dicas para se manter competitivo diante da forte concorrência

 

Em 2021, o setor de supermercados em 2021 era composto por 92.588 estabelecimentos, segundo o Ranking ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), incluindo pequenos mercados, supermercados, hipermercados, atacarejos e e-commerces. Naquele ano, o faturamento do setor foi de mais de 611 bilhões de reais, representando 7,03% do PIB nacional.

Diante desses números, os donos se supermercados de menor porte se perguntam como eles podem se diferenciar e se tornar um estabelecimento de sucesso frente a tamanha concorrência. Quais estratégias você, empreendedor, pode usar para se manter competitivo? É isso que você vai conferir neste artigo. Confira os segredos para se destacar em seu ramo!

Inovar para diferenciar

A inovação é um importante requisito de diferenciação. Isso porque as novidades realmente chamam a atenção do público e se destacam do comum.

Mas não se trata apenas de inovar por inovar. É preciso entender as tendências do mercado e as necessidades do consumidor para oferecer produtos e serviços que, além de inovadores, sejam úteis para a população.

Apesar de a tecnologia ser realmente relevante no contexto da inovação, o supermercado não deve se prender somente a ela. É preciso, acima de tudo, melhorar os processos internos. Assim, você inovará a forma de trabalhar, o que também vai captar a atenção dos clientes.

Dicas para ter um supermercado diferenciado

Confira agora algumas dicas para deixar seu supermercado diferenciado. Considere-as como um roteiro para desenvolver um planejamento estratégico eficiente.

Melhore os processos no mercado

Os processos podem ser otimizados de diferentes maneiras. A rotina de um supermercado, geralmente, envolve os itens abaixo:

Controle financeiro

É preciso:

  • controlar o fluxo de caixa,
  • planejar os gastos com salários, impostos, fornecedores e os investimentos,
  • compreender as datas sazonais que oferecem bons lucros,
  • conhecer os produtos mais vendidos e mais lucrativos, que não podem faltar no estoque e nas prateleiras. É importante se organizar de forma que o capital de giro nunca falte no caixa.

Controle de estoque

É importante identificar os itens com maior demanda, os que têm baixa demanda, a frequência com que se repõem os produtos nas prateleiras. Vale a pena aplicar estratégias de estoque enxuto, fazendo pedidos somente quando o estoque alcançar o número mínimo admissível: o ponto de pedido.

Outra dica é oferecer produtos próximos ao vencimento por preços bem mais baixos. Assim, é possível evitar prejuízos. Mas é bom informar o cliente sobre a proximidade da expiração de alimentos em supermercados. Quanto à organização, você pode usar a técnica PEPS, ou seja, o primeiro produto que entra é o primeiro que sai. Assim, os produtos com data de vencimento mais próxima ficam na frente, tanto nas prateleiras quanto no estoque.

Planejamento de marketing

Além de divulgar o negócio, o marketing ajuda a fidelizar clientes. O marketing também pode proporcionar boas experiências de compra aos clientes. Divulgue de diferentes maneiras: panfletos, redes sociais, cartazes, anúncios pagos na internet, propagandas em carrinhos de supermercado.

Parcerias com os fornecedores e outras empresas permitem conseguir preços bons e oferecer brindes para os clientes. Pode ser implementado um programa de assinaturas ou de fidelização.

O marketing sensorial também é uma estratégia valiosa, explorando:

  • visão: reforço dos elementos da marca, especialmente por meio das cores;
  • paladar: prática de degustação de produtos;
  • audição: playlist que agrade o público que faz compras.

Recursos Humanos

É necessário ter cuidados na contratação dos funcionários, na gestão de pessoas e, ainda, oferecer treinamento e capacitação para que eles se aperfeiçoem sempre mais, oferecendo um ótimo atendimento e desenvolvendo um trabalho produtivo.

Gestão do relacionamento com o cliente

Seja um supermercado diferenciado mantendo um relacionamento de boa qualidade com seus clientes. Conheça bem seu público consumidor, de modo a descobrir o que ele deseja e oferecer antes de seus concorrentes.

Surpreenda seu cliente, mostrando que se interessa por ele ao oferecer atendimento personalizado e exclusivo.

Uma sugestão é implementar um checkout moderno, sem demora no atendimento, já que as filas muito grandes tendem a desmotivar os clientes, que podem até desistir de suas compras. Considere as seguintes possibilidades:

  • rapidez nas transações (a gaveta abre automaticamente com o pagamento);
  • canais de autoatendimento;
  • delivery.

Monitoramento e avaliação dos processos

Monitore e avalie os processos para garantir que tudo que foi planejado está sendo cumprido. Avalie o nível de satisfação do cliente para se certificar de que ele está feliz com os resultados.

Ouça os feedbacks

Interaja com seu público, dê a ele a oportunidade de sugerir e criticar. Considere a opinião dele e procure aplicar suas sugestões, se elas forem viáveis. Os feedbacks permitem um conhecimento mais profundo do comportamento do consumidor.

Encontre formas de reduzir custos

Reduzir custos é uma necessidade de todo supermercado. Diminuir os gastos permite aumentar a lucratividade e oferecer preços mais baixos aos clientes.

Cultivar suas próprias hortas, por exemplo, é uma forma de reduzir custos com insumos, oferecer preços mais atrativos e melhorar a qualidade dos produtos. Hortas verticais, hortas em telhado, hortas em áreas livres do supermercado são soluções viáveis.

Boas parcerias com fornecedores também ajudam a diminuir gastos com insumos. Comprar produtos direto de fabricantes é uma maneira de se livrar de preços mais altos.

Melhoria na qualidade e variedade de produtos e serviços

Melhorar a qualidade de produtos e serviços é uma forma de agradar os clientes e aumentar a receita do negócio. A melhoria consiste em elevar a qualidade dos produtos, reduzir preços e agilizar o atendimento e os serviços de entrega.

Observando as tendências de mercado, você pode desenvolver produtos que satisfaçam as suas expectativas — podem ser produtos exclusivos, com preços mais baixos.

Use um sistema de gestão

Um bom software de gestão ajudará na melhoria dos processos em geral, incluindo controle de estoque e financeiro. Ainda ajuda no cadastro de clientes e no controle dos itens de maior saída.

Adote a omnichannel (multicanais)

O omnichannel, multicanais, é uma ótima estratégia para deixar seu supermercado mais moderno. Ele usa diversos canais integrados entre si e que funcionam simultaneamente. Assim, é possível evitar falhas no atendimento, oferecendo uma melhor experiência de compra ao consumidor.

As lojas físicas devem se manter integradas com o site, com as mídias sociais, com os dispositivos móveis, com os aplicativos. As entregas em domicílio podem ser feitas diretamente por alguns aplicativos, com descontos para os clientes. Nem precisa falar o quanto isso ajuda a criar um supermercado diferenciado.

Por fim, você deve investir em estratégias de diferenciação a partir das necessidades de seu supermercado e das demandas do público. Analise os pontos fracos do negócio, aqueles que ele precisa mudar para se tornar atualizado e mais eficiente. O supermercado diferenciado consegue se manter mais competitivo e amado pelos clientes. Ainda que existam outros supermercados inovadores, invista em algo mais exclusivo, que seja característico somente de seu negócio.

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