Conheça os benefícios das folhas de mostarda para sua dieta

Superalimento: inclua folhas de mostarda no seu cardápio!

3 Julho 2023

Mais imunidade e saciedade. Esses são apenas alguns dos benefícios do consumo da folha de mostarda. Veja mais no artigo.

A mostarda é conhecida pela sua forma em pasta, ou seja, as sementes dessa folha são comercializadas como um molho, muito comum em lanches e acompanhamentos. Porém, hoje nós vamos falar sobre a folha da mostarda, que é um alimento regional conhecido no sudeste do Brasil e muito comum de ser encontrada nas feiras livres.

Pode ser preparada e consumida tanto na sua forma crua, como refogada ou até mesmo cozida em outras preparações. Vamos conhecer o superalimento regional do mês?

Propriedades das folhas de mostarda

A folha de mostarda é rica em vitamina C e A, cálcio e baixa em calorias. Além disso, possui ótima concentração de fibras, o que auxilia o trânsito intestinal e saciedade. Seu teor rico em vitaminas auxilia na imunidade e contribui para a saúde da pele.

Benefícios da folha de mostarda

  • Melhora a imunidade;
  • Auxilia em casos de constipação;
  • Promove a saciedade;
  • Melhora a visão.

Características da folha de mostarda

A folha da mostarda possui sabor picante e quando cozida, pode ser um excelente acompanhamento para feijões, carnes, farofas e pães. Esse tipo de folha auxilia nosso paladar a acostumar-se com sabores marcantes, uma vez que, culturalmente, estamos habituados a sabores mais suaves ou a picância vinda de pimentas. Nesse caso, essa folha pode nos proporcionar um desafio!

Que tal aproveitar a safra de julho e escolher a mostarda na feira livre?

Você pode aproveitar a folha para finalizar o feijão. Após cozido, abra a panela e deixe a mostarda cozinhar nessa última etapa. Se ainda assim você estiver receoso com essa folha, tente refogar de maneira semelhante ao preparo da couve. Pique ou rasgue a folha, esquente uma frigideira com azeite e alho e coloque as folhas, você vai perceber que as folhas mudam de cor, tamanho e textura.

Você pode retirar os talos e aproveitar em outras receitas ou preparar esse refogado com a crocância dos talos.