Superalimento: as nozes são demais!
30 Junho 2023
Muito populares no Natal, as nozes têm superpoderes nutritivos que são um convite para consumi-las o ano inteiro
Por Soraia Batista, nutricionista da Pluxee
Quando se fala em nozes, é muito comum associar ao Natal, não é mesmo? Elas representam prosperidade, fartura, beleza, riqueza, vitalidade e por isso, não podem faltar na ceia.
Versáteis e saudáveis, as nozes servem como ingredientes para deliciosos doces, receitas salgadas, saladas e snacks do dia a dia. Podem ser consumidas crua, tostada, salgada, com iogurte, açúcar ou mel, enfim. O consumo de nozes e derivados deve ser evitado por pessoas alérgicas ao alimento.
E por que as nozes são o superalimento do mês?
- As nozes tradicionais possuem um alto valor calórico devido à quantidade de gorduras que possuem, porém, essas gorduras são as chamadas “boas”: mononoinsaturadas, e poli-insaturadas (ômega 3 e 6), que são muito importantes para o bom funcionamento do nosso organismo.
- As nozes contêm proteína vegetal, fibra, vitamina E, selênio, cobre, magnésio e manganês. São ricas em ácido alfa-linolênico (tipo de ácido graxo ômega-3), o que significa que protege as artérias, reduz a pressão arterial, estimula o sistema imunológico e tem ação anti-inflamatória.
- O seu consumo frequente e equilibrado melhora o perfil lipídico sem promover o ganho de peso, ajuda a reduzir fatores de risco para dislipidemia, doenças cardiovasculares e síndrome metabólica. Além disso, pesquisadores observaram que o consumo regular do alimento também reduz chances de acidente vascular cerebral (AVC).
- Quem sofre de acne deve dar mais atenção a esse alimento. Por serem ricas em ácidos graxos essenciais, e em vitamina E, as nozes ajudam no cuidado da pele.
- Apesar do alto nível de energia fornecida pelas nozes, o consumo diário deve ser moderado (cerca de 5 unidades por dia) e se associado a uma boa alimentação e estilo de vida saudável, as nozes podem ser grandes aliadas para a sua saúde.
Cuidados para comprar nozes
Nozes são ótimas, mas tenha atenção na hora da compra:
- Fique de olho na data de fabricação (quanto mais recente, melhor)
- As nozes são sensíveis à luz, ao calor e ao ar e, por isso, podem facilmente oxidar e ficar rançosas.
- Na hora de guardar, armazene as nozes inteiras, com a casca, em um ambiente fresco.
Dica para saber se as nozes estão rançosas
- Suas características organolépticas, ou seja, cor, odor, sabor e textura devem estar preservados.
- Se o sabor estiver amargo ou ácido, jogue fora.
- O odor deve ser agradável, a textura não deve estar murcha e não devem conter coloração escura.
Aproveite o final de ano e invista em nozes para tornar suas ceias mais nutritivas, e boas festas!
Receita: quibe vegetariano de abóbora de nozes
Receita: pé-de-moleque com nozes
Mais superalimentos para você: