Melhore a experiência de seus consumidores com essas tendências de atendimento

As principais tendências de atendimento ao cliente

18 Outubro 2022

Personalização, uso da tecnologia de forma humanizada e autoatendimento são algumas delas. Atualize seus conhecimentos no nosso artigo.

 

Proporcionar um bom atendimento ao cliente é a preocupação de praticamente todas as empresas e negócios existentes, e isso não poderia ser diferente no ramo de restaurantes, supermercados, mercearias, lanchonetes e demais estabelecimentos voltados a alimentação. É preciso prestar um bom atendimento ao cliente, humanizado e objetivo.

Além da qualidade do produto ou serviço vendido, uma das melhores formas de fidelizar clientes é por meio de um atendimento humanizado e de qualidade. Segundo um levantamento da empresa Zendesk de 2021, 75% dos clientes estão dispostos a gastar mais para comprar de algum estabelecimento que lhes proporcione uma boa experiência. Por isso, é importante ficar de olho em inovações nesse tema, especialmente as principais tendências para atendimento ao cliente para se manter competitivo, tendo um diferencial frente aos concorrentes. 

Esse trabalho envolve modernizar os métodos para captar e reter a atenção e a satisfação do seu público, e existem estratégias valiosas com essa finalidade. Então, se você quer descobrir quais são elas e como aplicá-las, continue a leitura.

Qual é a importância de um bom atendimento ao cliente?

Um bom atendimento ao cliente o faz ter uma experiência positiva com o seu estabelecimento. Um atendimento excepcional é o que faz ele voltar sempre e ainda recomendar seu restaurante ou mercearia para outras pessoas.

Diferentemente do que acontecia há algum tempo, já não basta ter uma comida de qualidade ou bom preço de mercadorias para cativar o público. É preciso entregar valor, mostrar que você conhece o seu cliente e, principalmente, proporcionar surpresas positivas no decorrer do processo. Esse conjunto de fatores encanta e fideliza os consumidores.

Por que é preciso acompanhar as tendências nesse sentido?

Ficar de olho no que outros estabelecimentos estão fazendo em relação ao atendimento ao cliente pode ser uma ótima fonte de inspiração. Assim, você capta insights valiosos e vai aprimorando suas próprias táticas, alinhando as novidades com a sua forma de atender.

Além disso, essa é uma maneira de garantir que você não fique para trás, que não estacione em algo que até funcionava, mas que já não é mais o suficiente. Mantenha sempre a mente preparada para as novas ideais.

Quais são as principais tendências de atendimento ao cliente?

Quer conhecer algumas tendências para atendimento ao cliente? A hora é agora! Confira alternativas que estão em alta e que, provavelmente, podem contribuir muito para o seu negócio.

Personalização do atendimento

Um atendimento ao cliente personalizado é aquele capaz de olhar para as necessidades do cliente individualmente, seja para o que ele está falando, seja pelo seu histórico de consumo com o seu estabelecimento. Além disso, ele aumenta as chances de fidelizar o seu público.

E essa personalização acontece nos detalhes. Imagine uma situação em que, ao anotar o pedido, o atendente tenha acesso às principais características do histórico do cliente. Assim, ele mesmo pode sugerir que o prato vá sem cebola ou com uma porção extra de queijo, caso essas alterações forem habituais daquela pessoa. Seja no atendimento online ou via WhatsApp, é preciso ter cuidado com esses pontos.

Equilíbrio entre o atendimento humanizado e o robotizado

A tecnologia é crucial para qualificar um atendimento. Por meio da captação de dados, da automatização de processos ou mesmo do autoatendimento, ela pode fazer toda a diferença no seu estabelecimento. Ainda assim, nunca vai substituir o valor de uma abordagem gentil e respeitosa, olho no olho.

Portanto, para não abrir mão nem de um nem de outro, que tal equilibrar as coisas? Agilize o que puder com a tecnologia e os robôs, mas na hora de interagir com as pessoas garanta o máximo de cordialidade e personalização possível.

Estratégias omnichannel

As estratégias omnichannel, ou estratégias multicanais, existem justamente para colocar o estabelecimento nos locais onde o seu público está. Isso significa que ela precisa de uma tática de comunicação multicanal, que seja eficiente online e offline, nas redes sociais, no atendimento via WhatsApp, nos aplicativos de delivery, e assim por diante.

É importante disponibilizar vários meios de comunicação e integrar todos eles. Assim, você terá um registro de todas as informações e poderá migrar de um canal para outro sem se perder no que estava fazendo. Por exemplo:

  • o cliente faz seu pedido no site;
  • recebe as atualizações de status por WhatsApp;
  • e recebe o item em casa, ou vai ao restaurante ou supermercado para retirar.

Experiência dos dados

A experiência dos dados está entre as tendências mais importantes de atendimento aos clientes. O seu principal objetivo é transformar as informações captadas na internet em conhecimentos relevantes para a tomada de decisão nos estabelecimentos.

Nesse sentido, ferramentas como o Big Data, o Business Intelligence e até a Inteligência Artificial são fundamentais para criar experiências personalizadas e otimizar processos do dia a dia do restaurante e do supermercado.

Aproximação com o cliente

O relacionamento com o cliente é mais importante do que o produto que você vende. Essa é uma realidade, e não mais uma tendência. Por isso, os estabelecimentos precisam estar preparados para se aproximar do seu público, entender suas dores e criar uma troca mais naturalizada.

Enquanto aplicativos e softwares captam dados relevantes e os transformam em informação sobre um consumidor, você pode usar esse conhecimento para demonstrar que o estabelecimento o valoriza. Como? Por meio de sugestões de cardápios mais alinhados com o gosto dessa pessoa, promoções personalizadas de acordo com o hábito de compra e até cortesias ou brindes que realmente sejam valorosas para ela.

Autoatendimento

Assim como tem quem busque contato humano, também existe aquele perfil de consumidor que só quer concluir sua compra ou fazer o consumo o mais rápido possível. Dessa forma, é importante ofertar essa opção nos seus espaços físicos, por meio de totens de autoatendimento ou de outras soluções.

Os cardápios digitais, por exemplo, são uma ótima forma de levar o autoatendimento para os restaurantes. O cliente pode consultar os pratos e fazer seu pedido sozinho, da mesa, adicionando ou retirando ingredientes. Depois, pode fechar a conta e pagar pelo próprio menu, de maneira intuitiva e prática.

Como adequar seu negócio a essas tendências?

Se você gostou do que viu sobre atendimento ao cliente e quer levar algumas dessas soluções para o seu estabelecimento, siga estas etapas:

  1. avalie aquilo que realmente faz sentido para o seu restaurante ou supermercado;
  2. faça um orçamento de toda a infraestrutura necessária para adotar a novidade;
  3. treine sua equipe adequadamente para oferecer os melhores serviços;
  4. dedique-se a analisar todos os dados levantados sobre os clientes;
  5. implemente um sistema de avaliação de atendimento, permitindo sugestões;
  6. considere constantemente as possibilidades de melhorias que podem surgir.

Também é interessante desenvolver o hábito de pesquisar sobre esse assunto, para não perder de vista o que os concorrentes estão fazendo. Assim, não será difícil manter um atendimento de qualidade e um público fidelizado.

Agora que você já está por dentro das tendências para atendimento ao cliente, que tal assinar nossa newsletter e continuar recebendo conteúdos ricos que vão impulsionar o seu negócio?