6 dicas para melhorar a capacitação da equipe do restaurante
17 Janeiro 2023
Seus colaboradores são fundamentais para o sucesso do seu estabelecimento. Saiba como prepara-los para crescer com seu negócio
O setor alimentício pode ser um dos mais promissores para quem deseja empreender. Afinal, trabalhando com planejamento, seriedade e uma equipe bem treinada, você consegue clientes fiéis, manter-se no mercado e aproveitar as oportunidades para vender mais.
Para ter um restaurante de sucesso, é necessário investir na capacitação de pessoal. Afinal, os seus funcionários são os responsáveis por fazer a operação acontecer e estarão em contato direto com os clientes. Portanto, se você busca aprimorar seu restaurante e não sabe bem por onde começar, esse post será muito útil para entender a importância da capacitação dos colaboradores. Continue acompanhando e confira as dicas para o treinamento de funcionários!
Entenda o que é a capacitação de funcionários
As pessoas são o coração de qualquer negócio. Por mais que você tenha proatividade, é impossível estar em todos os lugares do restaurante, lanchonete ou padaria ao mesmo tempo. Por isso, ter uma equipe bem capacitada e coesa é tão importante.
Contar com profissionais capacitados é um diferencial para o sucesso de qualquer negócio, mas isso é ainda mais importante para quem trabalha com restaurantes. Mais do que atender bem ao público, é necessário fazer uma boa gestão do negócio para receber e preparar os pedidos, manter a qualidade na elaboração dos pratos e conseguir um bom gerenciamento do estoque, além de ter agilidade na entrega, caso você tenha serviço de delivery.
Nesse contexto, a capacitação de pessoas é muito importante. O pessoal da cozinha precisa conhecer o perfil do restaurante e os ingredientes envolvidos nos preparos. Da mesma forma, se você trabalha com vinhos, deve haver pessoas capacitadas para indicar as melhores opções para os clientes, por exemplo. Sem contar o aprimoramento das habilidades de gestão e de atendimento ao consumidor.
6 dicas para melhorar a qualificação do seu time no restaurante
Como é possível perceber, profissionais bem capacitados são um grande diferencial. Elas garantem a qualidade do seu estabelecimento, podem conquistar clientes e você ainda reduz ruídos e falhas decorrentes da falta de preparo.
Para isso, é necessário investir em treinamento e capacitação de funcionários. Vale a pena montar rotinas que otimizem o trabalho. Veja, a seguir, algumas dicas que separamos com estratégias e tipos de treinamento para que você possa investir no funcionário.
1. Estabeleça padrões
Um restaurante precisa fornecer serviços com rapidez, eficiência e qualidade. Para isso, criar protocolos para padronizar os processos é essencial.
Quando o assunto é comida, a apresentação e a aparência são muito importantes. Escolha uniformes práticos e funcionais e defina uma estética para os colaboradores que lidam diretamente com o público, como unhas sempre limpas e curtas e cabelo preso, entre outras disciplinas.
Além disso, você deve padronizar as rotinas de atendimento, da cozinha e, até mesmo, criar protocolos em casos de problemas com clientes insatisfeitos. Isso vai permitir que toda a equipe trabalhe de forma coesa e lide com as crises com calma e sabedoria.
2. Faça um diagnóstico da equipe
O primeiro passo para começar um treinamento de equipe é ter em mente as necessidades do público-alvo e do seu negócio. Seu restaurante tem um estilo mais elegante ou casual? Qual o perfil dos clientes? Com isso, vai ser mais fácil alinhar suas expectativas com a equipe.
Feito isso, está na hora de analisar o perfil dos seus colaboradores. A partir daí, defina quais seus pontos fortes e quais habilidades precisam de mais atenção. Na maioria das vezes, é muito mais fácil capacitar quem já está com você do que encontrar novas pessoas. Mas para isso, você precisa saber quem é quem.
Saiba por que reter os melhores talentos é mais barato do que contratar novas pessoas
3. Estabeleça metas
Ao realizar o treinamento de colaboradores, também é importante estabelecer objetivos claros e mensuráveis como uma maneira de engajar e manter a motivação. Portanto, na hora de montar e revisitar seu plano de negócios, estabeleça metas de curto, médio e longo prazo. Definir a direção que pretende seguir é necessário para guiar sua equipe e tomar decisões mais acertadas e precisas.
4. Desenvolva a cultura do feedback
Parte importante de uma boa gestão de restaurantes é manter uma comunicação eficiente entre todos. Ao desenvolver uma cultura de feedback, o funcionário vai saber exatamente em que pontos está acertando e onde precisa melhorar.
Isso evita rumores e intrigas entre os membros da equipe, elimina inseguranças e dá a oportunidade de as pessoas corrigirem suas falhas. Conversar sobre o desempenho de cada colaborador de forma regular e eficiente evita que a pessoa que recebeu a crítica leve a observação pelo lado pessoal e, vendo como um feedback profissional, ela se sentirá motivada a melhorar pela sua carreira.
Para que a prática estimule o desenvolvimento do seu pessoal e não soe como um tipo de punição, é interessante dar atenção a algumas recomendações:
- seja breve e objetivo;
- ressalte os aspectos positivos;
- utilize fatos para fundamentar seus apontamentos;
- mantenha o foco nos resultados e não na pessoa;
- não use palavras com conotação definitiva como: sempre, nunca, tudo ou nada;
- deixe que o colaborador comente o feedback;
- esteja sempre disponível para ajudar.
5. Ofereça cursos e treinamento em equipe
A capacitação e o treinamento de pessoas começam dentro do restaurante. No entanto, além do desenvolvimento e treinamento nos processos internos, também é necessário buscar conhecimento fora da organização.
Incentivar a qualificação é um caminho para melhorar a produtividade e aumentar a o engajamento, já que vai demonstrar que você se importa com a carreira e com o bem-estar do seu time. Portanto, ofereça cursos e treinamentos e incentive o esforço daqueles que buscam se qualificar por conta própria. Isso vai melhorar muito seus resultados.
6. Incentive sua equipe para dar o melhor
Estudar e se capacitar é primordial, mas é necessário também colocar os novos conhecimentos em prática. Por isso, incentive sua equipe para obter o melhor desempenho.
Existem diversas formar de motivar a equipe, como viagens, bonificações em dinheiro, passeios, a oferta de benefícios, ingressos para eventos ou quaisquer outros itens que sejam do interesse dos colaboradores.
Adotando essas práticas, você consegue promover o treinamento e capacitação de funcionários e reter talentos. Afinal, o turnover gera custos e compromete a fluidez do trabalho do seu restaurante. Uma equipe bem treinada cativa os clientes, garante um serviço de qualidade e gera a fidelidade do consumidor. Portanto, capriche na experiência de trabalho de quem faz o atendimento aos seus clientes e desfrute do sucesso do seu estabelecimento garantindo treinamento para equipe.
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