Você sabe ler o rótulo dos alimentos?
17 Novembro 2023
Aprenda a escolher alimentos mais saudáveis para você e sua família nas compras de mercado
Você chega ao mercado com o seu vale-alimentação Pluxee e a lista de compras e encontra uma variedade de alimentos parecidos em cada gôndola. Como saber qual é o mais saudável para você e sua família? Aprenda como ler uma tabela nutricional do rótulo do que você compra e faça escolhas melhores.
Os rótulos costumam apresentar essas informações:
Quantidade por porção – Informação presente na tabela nutricional dos produtos: a porção (em gramas e em medida caseira) já dá uma dica de quanto deve ser consumido do alimento de cada vez, para se manter uma alimentação saudável. Nem sempre a porção corresponde ao peso total da embalagem. Fique atento.
%VD – Este é o Percentual de Valores Diários, ou seja, quanto o consumo do alimento representa em energia e nutrientes para uma dieta de 2000 calorias, que é a média recomendada para uma pessoa adulta. Confira as referências de consumo, de acordo com a a Anvisa:
Valor energético – 2000kcal / 8.400kJ por dia
Carboidratos – 300g/dia
Proteínas – 75g/dia
Gorduras Totais – 55g/dia
Gorduras Saturadas – 22g/dia
Fibra Alimentar – 25g/dia
Sódio – 2400mg/dia
Gorduras trans – 2g/dia
O portal Catraca Livre elaborou um guia sobre como ler os rótulos de alimentos e como ler uma tabela nutricional. Entenda o que aparece no rótulo e descubra qual é a importância da informação nutricional:
Valor energético – corresponde à quantidade de calorias que o corpo produz ao ingerir um determinado alimento.
Carboidratos – sua função principal é fornecer energia ao nosso corpo, para ele funcionar bem. Estão presentes no açúcar e doces em geral, farinhas, arroz, massas e raízes.
Proteínas – contribuem para a construção e manutenção das células e dos órgãos. Estão nas leguminosas (feijões e outros grãos), ovos, carnes, leite e derivados.
Gorduras totais – representa a soma das gorduras presentes no alimento. De origem vegetal ou animal, ajudam o corpo a absorver as vitaminas A, D, E e K.
Gorduras saturadas – proveniente de alimentos de origem animal, o excesso de ingestão dessa gordura pode aumentar os riscos de doenças do coração. Fique atento a produtos que apresentam um alto %VD desse item.
Gorduras trans – é um tipo de gordura de que o corpo humano não precisa e o consumo em excesso também pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças coronárias. É encontrada em salgadinhos, sorvetes, biscoitos e outros produtos com gordura hidrogenada em sua composição.
Fibra alimentar – auxilia na digestão dos alimentos e controla a absorção e colesterol e açúcar. Para uma dieta saudável, consuma alimentos com alto %VD de fibras como frutas, verduras e alimentos integrais.
Sódio – o excesso pode causar aumento da pressão arterial. Além do sal de cozinha, também há bastante sódio em temperos prontos, salgadinhos e alimentos industrializados. Fique atento ao %VD de sódio nos produtos para fazer escolhas mais saudáveis no supermercado.