Filtrar
Gestão de Pessoas

6 dicas para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores

14/11/19 10:41

Ter ferramentas para promover o bem-estar do profissional aumenta o engajamento e traz resultados do negócio

 

Insights de mais motivação para empresa

 

O bem-estar e a satisfação precisam estar presentes em todos os aspectos da nossa vida, o que inclui o dia a dia no trabalho. Para entender como vida pessoal e profissional se equilibram e entender o que move as pessoas para ter uma melhor experiência em todas as áreas, a Sodexo lançou em 2017 o Índice de Qualidade de Vida no Trabalho (IQVT), um indicador que, a partir das 6 dimensões de qualidade de vida, entende como está o nível de satisfação de um trabalhador de forma holística e completa. Como está sua qualidade de vida no trabalho?

Os dados do IQVT são captados partir de um questionário on-line gratuito, em que o profissional recebe na hora o resultado sobre como está se sentindo com relação ao seu emprego. Essas informações trazem insights tanto para empregadores como para funcionários sobre como melhorar a relação com as atividades do dia a dia. Confira a seguir dicas para melhorar a motivação e a performance da sua empresa e a qualidade de vida no ambiente de trabalho:

Ofereça ferramentas para aumentar a performance

Ofereça as ferramentas certas para executar o trabalho

Como cobrar boa performance dos colaboradores quando a própria organização não oferece condições para isso? Parece uma tarefa simples, mas garantir que as pessoas tenham um computador adequado, que a impressora funcione e que as ferramentas de trabalho estejam sempre disponíveis pode ser um desafio a muitas organizações. Também é essencial estabelecer processos fluídos e facilitar o acesso às informações necessárias para executar as tarefas.

Profissionais com saúde e que tem bem-estar trabalham melhor

Incentive uma vida saudável

Já está claro que fazer exercícios físicos e manter uma alimentação equilibrada é a chave para o bem-estar, o equilíbrio e, claro, à produtividade. Sendo assim, as empresas têm muito a ganhar ao estimular os trabalhadores a adotarem bons hábitos. Não basta oferecer refeições balanceadas no refeitório ou entregar o cartão alimentação. É importante informar os colaboradores sobre os benefícios das escolhas saudáveis e estimular que eles se movimentem e fujam do sedentarismo.

Como melhorar o ambiente físico no trabalho

Garanta um ambiente de trabalho seguro e confortável

As pessoas precisam se sentir acolhidas e seguras no ambiente de trabalho – esse sentimento melhora a saúde mental do trabalhador e a qualidade de vida no trabalho. A temperatura, a ergonomia e outras condições essenciais devem ser favoráveis. Quer ganhar mais pontos? Invista em um espaço bonito e inspirador – os resultados em produtividade, atração e retenção de talentos compensam o esforço.

Reconhecimento e incentivo

Valorize seus colaboradores

Recompensar as pessoas por seus esforços e boas entregas não é um benefício extra, mas um fator essencial para fazer com que os colaboradores sintam-se valorizados e permaneçam engajados. Pesquisa realizada pela McKinsey em 2017 mostra que as empresas que investem em reconhecimento e em bem-estar têm retorno financeiro superior. Saiba quanto custa não motivar seus funcionários.

Incentive relacionamentos mais saudáveis no trabalho

Fortaleça o relacionamento entre as pessoas

O trabalho é a segunda casa de muita gente, por isso, é preciso investir em qualidade de vida no trabalho. E muitos profissionais passam mais tempo na empresa do que com a família. Nesse caso, o papel da empresa é proporcionar espaços para interações saudáveis, que reforcem de forma positiva os vínculos entre aqueles que trabalham juntos. Leia mais sobre como conectar profissionais nas empresas.

Proporcione o crescimento de seus funcionários

Planeje uma rota de crescimento

Desafiar os colaboradores para que eles cresçam e oferecer possibilidades de desenvolvimento profissional é uma ferramenta poderosa para elevar a qualidade de vida no ambiente de trabalho. Neste ponto, também entram incentivos à educação e treinamentos.

logo-draft.png O artigo é resultado uma parceria da Sodexo com o Projeto Draft.

Conheça mais.
Conheça o Programa Sodexo Vida Profissional: Neste ano, o tema central é como empresas e funcionários podem trazer o propósito de vida mais próximo da carreira.