Filtrar
Aceite Sodexo em seu Estabelecimento

O que é uma dark kitchen?

26/02/21 17:40

Dark Kitchen: conheça a nova tendência do mercado de entregas em domicílio

 

Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o mercado de entregas em domicílio –  delivery – está crescendo em média 20% ao ano no país. E em meio a esse crescimento acentuado, os restaurantes apresentam novidades em seus serviços, uma nova tendência chamada dark kitchen (cozinha escura, em tradução livre) tem ganhado força.

As dark kitchens são estruturas que atendem apenas pedidos para entrega em domicílio. A tendência surgiu nos Estados Unidos, com o crescimento dos aplicativos de entrega. Com isso, não é necessário ter uma estrutura com fachada e salão para atender clientes no local. Uma baita novidade para delivery e todo o ramo de alimentação!

Quais as vantagens de investir em uma dark kitchen?

 

Diversas vantagens são apontadas por quem já investiu na modalidade conhecida como dark kitchen (ou ghost restaurant concept). Primeiramente, não há necessidade de um prédio estruturado para receber clientes, ou seja, a cozinha de seu dark kitchen pode estar situada até mesmo na casa do empresário, sem preocupação com fachada, localização e estacionamento, por exemplo.

A mão de obra também pode ser bem reduzida em relação a um restaurante tradicional, já que nesse modelo de negócio não existem garçons, recepcionistas ou caixas no local. Além disso, o espaço da cozinha pode ser menor ou maior, de acordo com a necessidade do empresário, se adaptando mais facilmente às opções de localidade.

Tudo isso acaba gerando uma grande economia com mão de obra, energia elétrica, infraestrutura, entre outros pontos. E ainda proporciona ao empresário dono da dark kitchen a liberdade de poder mudar de imóvel quando for necessário, sem prejuízo à identidade do local ou à fidelização dos clientes, já que a entrega por delivery pode ser feita em um grande raio e atender diversos bairros.

Mas é importante reforçar a importância de manter um produto e um serviço de qualidade para ter sucesso no setor. Afinal, mesmo que o local não receba clientes, a higiene deve ser mantida, assim como a preocupação com o atendimento e o padrão de qualidade. As dark kitchens costumam estar cadastradas em vários aplicativos de entrega que permitem a avaliação do cliente – que pode ser positiva ou negativa. Por isso, é essencial se atentar a cada detalhe, mantendo assim o sucesso de seu negócio.

Leia também

Torne seu delivery sustentável

Por que aceitar Sodexo em seu estabelecimento?