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Reabertura segura: guia de relacionamento com cliente

20/07/20 12:18

Como garantir a comunicação e o atendimento ao cliente com segurança no retorno às atividades presenciais?

Como comunicar e atender seus clientes de forma segura na retomada

Em tempos de pandemia e isolamento, os estabelecimentos comerciais tiveram que adaptar suas operações, que passaram a funcionar apenas nos sistemas delivery e take away. Com a retomada das atividades presenciais, é fundamental oferecer qualidade na comunicação e atendimento ao cliente.

O coronavírus chegou rapidamente, trazendo a necessidade de adotar o isolamento social para diminuir a propagação da doença, o que prejudicou os negócios. Para recuperar o tempo perdido, é necessário cuidar do relacionamento com o consumidor e demonstrar que ele está seguro nessa nova fase.

Neste artigo, mostraremos como a crise afetou o setor de bares e restaurantes e quais medidas sanitárias são necessárias para uma retomada segura. Além disso, traremos dicas para exercer uma boa comunicação e atendimento ao cliente. Continue a leitura!

Como a crise do coronavírus afetou o setor de bares e restaurantes?

Uma pesquisa do Sebrae, em parceria com a Food Consulting, estima que 20% dos estabelecimentos tiveram que fechar as portas de forma definitiva, e até 30% deles correm o risco de fazer o mesmo nos próximos meses.

A quarentena obrigatória em praticamente todo país e a necessidade do isolamento social mantiveram os estabelecimentos fechados durante aproximadamente quatro meses.

Ainda que o sistema de delivery fosse uma opção, ele não conseguiu suprir toda a demanda que havia nos períodos normais. Afinal, vários profissionais deixaram de comer fora de casa, pois estavam trabalhando em home office.

Uma dado disponibilizado pela Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) aponta que cerca de 1 milhão de empregos foram perdidos no setor de bares e restaurantes. Isso prejudicou a operação de diversos estabelecimentos, que tiveram que desligar funcionários para manter as contas em dia.

Quais medidas sanitárias adotar para uma retomada segura?

A flexibilização da quarentena permitiu que as atividades presenciais voltem a funcionar, seguindo medidas sanitárias para garantir a segurança de todos os presentes. Confira algumas mudanças necessárias!

Priorize a higiene dos ambientes

A higiene é fundamental para garantir a segurança de clientes, funcionários e fornecedores. Portanto, ofereça álcool em gel, cuide da limpeza das mesas e cadeiras e, sempre que possível, limpe os ambientes comuns. Desse modo, todos se sentirão mais à vontade para consumir no seu estabelecimento.

Cuide da disposição dos móveis

A disposição dos móveis também precisa ser repensada, afinal, a necessidade de distanciamento ainda existe. Por isso, encontre uma maneira adequada para posicionar as mesas e cadeiras, evitando que os clientes fiquem muito próximos. Além disso, oriente para que não façam filas no pagamento ou organize as filas com marcação no chão de ao menos 1 metro de distância entre as pessoas.

Prefira utensílios descartáveis

Como a propagação do coronavírus também pode vir por meio de objetos, como pratos, talheres e copos, a utilização de utensílios descartáveis pode ser uma solução temporária. É claro que essa não é uma estratégia muito correta, quando falamos na preservação do meio ambiente, por isso dê preferência pelas opções biodegradáveis. Entretanto, nesse momento específico, ela traz mais segurança para os consumidores e funcionários do seu estabelecimento.

Como proporcionar uma boa comunicação e atendimento ao cliente pós-quarentena?

Para reconquistar a clientela e possibilitar uma retomada forte nesse momento, é fundamental proporcionar uma boa comunicação e atendimento ao cliente, garantindo a segurança nas operações. Confira algumas sugestões!

Invista na empatia durante o atendimento

A empatia é a habilidade de se colocar no lugar do outro, algo muito relevante para o momento em que vivemos. Os estabelecimentos precisam entender os clientes e suas inquietações, visto que é um período de receio e preocupação, sendo fundamental ofertar um atendimento rápido e preciso.

É normal que, durante a retomada, os clientes se sintam desconfortáveis em diversas atividades. Por isso, entender que eles tenham uma postura mais reservada é importante para manter o bom relacionamento. Dessa maneira, o consumidor saberá que o seu negócio se preocupa realmente com ele, valorizando mais a relação.

Reforce os cuidados necessários

A comunicação do estabelecimento também tem papel relevante no reforço dos cuidados necessários após a retomada. É preciso demonstrar a importância de manter o distanciamento entre os clientes em todos os momentos, seja na hora de servir, seja ao ir até o caixa ou outras movimentações dentro do ambiente.

Algumas campanhas de conscientização podem ser feitas por meio de cartazes ou outras comunicações impressas espalhadas pelo ambiente. Também é necessário demonstrar a obrigatoriedade do uso da máscara, que só deve ser retirada quando o cliente for consumir o produto.

Dê o exemplo

De nada adianta pedir que os clientes respeitem as regras de distanciamento e higiene se os funcionários do estabelecimento não seguirem o que foi determinado. Por isso, é fundamental dar o exemplo em todos os aspectos, pois, além de proteger as pessoas que estarão no ambiente, é uma forma de incentivar esses hábitos em todos os consumidores.

Oriente os profissionais envolvidos nas diversas etapas do serviço para manter bons hábitos de higiene, evitar aglomerações e usar os materiais de proteção, como máscaras e luvas. Dessa forma, o negócio demonstra responsabilidade e empatia.

Inspire-se em outros estabelecimentos

As boas ideias podem ser encontradas em diversos locais, por isso, é importante acompanhar os movimentos de outros estabelecimentos. Com esse monitoramento, é possível encontrar práticas que estão trazendo resultado e possibilitando uma retomada mais segura.

Ao notar que outro estabelecimento está conseguindo bons resultados com espaços abertos, por exemplo, vale a pena tentar utilizar o mesmo método. O importante é encontrar ações que possam ser replicadas no seu negócio e trazer mais conforto para os clientes.

Neste artigo, vimos como a comunicação e atendimento ao cliente podem ajudar em um retorno seguro às atividades presenciais. Esse é um momento delicado e inédito, mas é preciso contar com estratégias e com o apoio necessário para manter as atividades durante a crise. Desse modo, seu estabelecimento estará mais preparado para superar os desafios e voltar a crescer.

Gostou de entender um pouco mais sobre o assunto? Então, compartilhe nosso artigo e ajude outros empreendedores a enfrentar melhor esse período!

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