Filtrar
Aceite Sodexo em seu Estabelecimento

Torne seu delivery sustentável

08/12/20 18:26

Quer agregar mais valor a seu restaurante? Veja alternativas para tornar seu delivery sustentável

Delivery na pandemia: dicas para restaurantes

As entregas de comida são populares no Brasil há muitos anos, mas, sem dúvidas, foram potencializadas pela pandemia. Com as pessoas ficando mais em casa, os restaurantes precisaram se adequar para chegar até a casa de seus clientes com a mesma qualidade.

No entanto, isso aumentou a produção de embalagens e, consequentemente, de lixo gerado. Atentos, alguns estabelecimentos já se adequaram aos novos modos de consumo e preferências dos clientes, tornando seus deliveries mais “verdes”. Delivery sustentável agrega valor à marca, gera reconhecimento com um nicho de consumidor mais antenado e ainda ajuda o meio ambiente.

Segundo o Sebrae, 87% da população brasileira têm preferência por produtos e serviços de empresas sustentáveis.

Mudança de embalagens

Muitas vezes é mais fácil – e mais barato – colocar os alimentos em embalagens plásticas para seu delivery. Ainda que isso custe mais ao meio ambiente, é a alternativa de muitas empresas. Mas buscar fazer algo diferente está cada vez mais acessível.

Primeiro, pense em seu cliente, busque entender o perfil de seu consumidor. As soluções para um delivery sustentável são simples:

  • Embalagens recicladas;
  • Embalagens recicláveis;
  • Embalagens de vidro, retornáveis.
  • Caixas e sacos de papel;
  • Perguntar antes de enviar talhes de plástico ou itens descartáveis para a casa das pessoas, como guardanapos e sachês de molhos;
  • Parceria com cooperativas de reciclagem;

A princípio, essas alternativas podem representar um aumento de custos para seu estabelecimento. Mas se você souber comunicar isso ao consumidor, verá os reflexos em suas vendas.

A importância do transporte

Tornar seu delivery sustentável vai além das embalagens. A sustentabilidade passa pela escolha do transporte porque uns poluem mais do que outros:

O menos poluente

A bicicleta é o meio de transporte menos poluente para seu delivery. Essa é uma ótima alternativa para trechos mais curtos. Assim, a comida chega quentinha à mesa de seu cliente.

Motos

As motos também são econômicas, quando comparadas com carros, e chegam rapidamente a distâncias mais longas, possibilitando que seu restaurante atenda a uma região maior.

Rotas inteligentes

Trabalhar em parceria com aplicativos de delivery também é uma ideia sustentável. Isso porque eles programam a logística para encurtar a distância entre o restaurante e o cliente. Essa proximidade diminui o impacto ambiental de carros, motos e bikes.

 

E você, que outras alternativas pensou para tornar o seu delivery mais sustentável? Lembre-se: todos ganham com essa medida, sua empresa, seus cliente e o meio ambiente!

 

Leia também

Divulgue seu delivery para quem tem Sodexo!

Delivery sustentável para o consumidor

Como mobilizar seus funcionários em prol da sustentabilidade