Filtrar
Sustentabilidade

Aprenda a fazer compostagem em qualquer espaço

07/12/18 14:43

Você sabia que é possível montar uma composteira até em um apartamento pequeno? Você gera menos lixo e um planeta mais limpo para todos.

Enquanto reciclar o plástico, o papel, o vidro e as latas já é um hábito para muita gente, pensar no descarte do lixo orgânico não faz parte da rotina da maioria das pessoas. É aí que entram as composteiras, que podem ser montadas dentro de casa e dão um destino muito mais sustentável ao lixo que, ao invés de ir direto para um aterro sanitário, vira adubo para suas plantas e as dos seus amigos e vizinhos.

Mas o que é compostagem doméstica? O que é uma composteira e como fazer? Compostagem orgânica é um dispositivo normalmente de plástico com três andares, que fica sempre tampado, onde é possível descartar lixo orgânico que, com ajuda de minhocas, se transforma em adubo. Quando bem construída, a composteira caseira  não produz cheiro nem atrai insetos e outros animais. Você pode construir a sua do zero (confira um guia aqui), mas já existem lojas online que vendem vendem composteiras orgânicas de apartamento.

Um erro comum de quem pensa em ter sua própria composteira é achar que todo o lixo orgânico pode entrar no processo. Mas não é bem assim. Segundo a blogueira Cristal Muniz, autora do livro Uma vida sem lixo,  para que as minhocas possam fazer seu trabalho, a composteira caseira pode receber restos de alimentos, talos de verduras, cascas de legumes e de frutas não cítricas, borra de café, saquinhos de chá e cascas de ovos. No entanto, carne, laticínios, alimentos cozidos e fezes de animais domésticos devem ficar fora da lista para não contaminar o que já foi feito e, pior, gerar mau odor na casa.

Ficou animado para ajudar o meio ambiente com sua compostagem? ? Acesse o site Composta São Paulo, onde você pode tirar todas as suas dúvidas para começar sua compostagem doméstica. O planeta agradece!