Filtrar
Sodexo Club

Arroz e Feijão: uma dupla superpoderosa na sua mesa

06/02/20 16:16

Juntos, os dois são imbatíveis tanto no sabor como no valor nutricional. Confira no artigo da nutri da Sodexo, Soraia Batista.

 

Arroz e feijão fazem bem à saúde

Muitas pessoas concordam que é praticamente impossível resistir a um prato de arroz e feijão fresquinhos, não é mesmo? Mas o que a maioria não sabe é que, além de serem alimentos básicos do dia a dia, são muitos os benefícios do arroz e feijão para a saúde. Vamos conferir?

Benefícios do arroz:

O arroz tem muitos benefícios. Ele é um cereal muito nutritivo, principalmente em sua versão integral. Ele é uma ótima fonte de energia para o nosso corpo. Além disso, contém ferro, cálcio, e vitaminas do complexo B. Pode ser encontrado em vários tipos: branco, integral, parboilizado, arbóreo, vermelho, entre outros. Agora que você já sabe quais os benefícios do arroz, é hora de incluir mais esse cereal em seu prato!

Benefícios do feijão:

Os benefícios do feijão também são inúmeros! O feijão é uma leguminosa que contém nutrientes como proteína, fibras, ferro, fósforo, magnésio, manganês, zinco, cálcio e vitaminas do complexo B. O feijão pode ser encontrado nas variedades carioca, preto, carioquinha, de corda, fradinho, entre outros.

E quando eles se juntam...

Arroz e feijão juntos... sua saúde só tem a ganhar. O feijão é rico em proteínas e essas proteínas são formadas por aminoácidos. Na composição do feijão, falta apenas o aminoácido essencial metionina e é aí que o arroz entra com o papel de complementar o prato mais tradicional do brasileiro, pois possui a metionina.

Ao mesmo tempo, o arroz é pobre em lisina, outro aminoácido essencial, que por sua vez, é presente no feijão. Ou seja, o que falta em um, é encontrado no outro. Essa combinação de arroz e feijão garante que nosso corpo receba todos os aminoácidos essenciais (são chamados “essenciais” pois o corpo não produz, então devem vir da alimentação). Não é uma dupla perfeita?

Uma dupla cheia de nutrientes:

Veja abaixo o que você encontra em um prato de arroz e feijão. São muitos benefícios!

  • A lisina é importante para a formação de colágeno, absorção de cálcio, produção hormonal, crescimento infantil, além de ajudar a reduzir os níveis de triglicerídeos e no sistema imunológico.
  • Já a metionina é essencial, pois participa da biossíntese de DNA e RNA. É fundamental para o fígado e ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue.
  • Ao oferecer os aminoácidos essenciais ao organismo, presentes no arroz e feijão, você terá benefícios como manter sua imunidade, garantir o crescimento e manutenção de tecidos e células, cicatrização, enfim.
     
  • As fibras são outro benefício do arroz e feijão. Elas ajudam a melhorar o trânsito intestinal, além de reduzir o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, e câncer de cólon.
     
  • Vitaminas complexo B: Cada vitamina do complexo tem uma determinada função no organismo, mas no geral estão envolvidas em vários processos e são muito importantes para fazer a manutenção da saúde.

Quer saber mais sobre os benefícios do arroz e feijão? Dicas da nutri:

  • Atenção com a quantidade de óleo e sal usados na preparação do arroz e o feijão. Use pouco óleo e evite acrescentar linguiça, bacon e paio no feijão. Para temperar, abuse dos temperos naturais, como cebola, alho, folha de louro, salsinha, cebolinha e pimenta do reino.
  • Muitas pessoas evitam comer arroz e feijão por acreditar que irão engordar, porém, o que favorece o ganho de peso é o consumo dos alimentos em excesso e a falta de atividade física. Portanto, mantenha uma alimentação balanceada e pratique exercícios regularmente. Dessa maneira, comer um bom prato de arroz e feijão só trará benefícios!

Leia também:

O poderoso espinafre

O ovo é um herói da saúde