Filtrar
Sustentabilidade

Como mobilizar seus funcionários em prol da sustentabilidade

15/02/18 10:02

Nosso planeta está pagando caro pelas nossas pegadas de carbono, mas como podemos diminuí-las? E como seus colaboradores podem ser motivados a ajudar?

Incentivar e dar meios para que seus colaboradores ajudem na proteção do meio ambiente através da redução do consumo de recursos como água e eletricidade é algo bom para todos: beneficia os negócios e a imagem de uma marca e, ainda, protege o meio ambiente.

Ações que ensinem como economizar água na empresa ou que falem sobre economia de energia no escritório são super importantes. Ações ecológicas nas empresas geram economia e mudanças no engajamento dos colaboradores.

Do ponto de vista empresarial, unir engajamento e sustentabilidade faz todo o sentido. Motivar uma equipe para a redução do uso de eletricidade e da água e da produção de lixo pode gerar uma economia de até 26% para a companhia, segundo o Carbon Trust do Reino Unido.

Os benefícios em ser mais sustentável vão muito além do controle de custos e de uma pegada de carbono menor. De acordo com Carbon Trust, PMEs que oferecem aos colaboradores a oportunidade de participar de atividades que beneficiam a sociedade e o meio ambiente criam uma equipe mais fiel, esforçada e conectada. Então, é importante entender o que são as pegadas de carbono e como calcular as pegadas de carbono, a fim de reduzi-las!

Como as empresas podem mobilizar seus funcionários em prol da sustentabilidade?

Uma resposta convencional é criar um programa que recompense os colaboradores por economizarem energia e recursos, no trabalho ou em casa. Incentivar os colaboradores a irem trabalhar de bicicleta é uma forma simples de reduzir as emissões de CO2 (pegadas de carbono) e, ainda, melhorar a forma física e a saúde do pessoal.

Também é possível oferecer presentes feitos com materiais reciclados, por exemplo, ou oferecer vouchers digitais ao invés de impressos. Uma outra opção é oferecer recompensas em forma de experiências para a redução das pegadas de carbono e economia de bens naturais, como água e energia. É um benefício para o profissional e para o planeta também.

 

Transborde Atitudes foi um programa para a reducão de consumo de água e energia

Ser sustentável pode ser divertido

A Sodexo está fazendo sua parte, aumentando a conscientização internamente e ajudando seus clientes a estimular seus colaboradores. No Brasil, a iniciativa chamada "Transborde Atitudes”, que incentivou a redução de consumo de água e energia, foi apenas um exemplo desta política em ação. Hidrômetros já instalados na matriz da empresa mediram qual o andar que mais economizou água. E os colaboradores que trabalhavam no local foram premiados com R$ 100 em Sodexo Premium Pass. As garrafas de água, utilizadas em reuniões, foram substituídas por jarras com água filtrada.

Em paralelo ao cuidado com o consumo de água, o desperdício de energia elétrica foi evitado ao se desligar lâmpadas e o elevador no período noturno e finais de semana, quando não há expediente. 

A iniciativa, que durou três meses em 2015, levou a uma redução de 11% no uso de água, 29% no uso de energia e à eliminação de 40.000 garrafas plásticas.

"Nossas iniciativas são testadas primeiramente aqui na Sodexo, para que saibamos os resultados e tenhamos um case para apresentar aos clientes", explica Luciana Aoki, Gerente de Comunicação de Produtos. "Tivemos uma crise de água no Brasil e queríamos mostrar que era possível trabalhar o tema de sustentabilidade com redução de custos. É preciso tempo para mudar comportamentos, mas o jogo entre os diferentes andares fez com que o processo fosse divertido e engajador". Outra atitude muito importante foi substituir as garrafas de água por jarras com água -  gerando economia de mais de 3,5 mil dólares por mês.

Conheça nossa solução para campanhas de incentivo e tenha o melhor de sua equipe.