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Gestão de Pessoas

Criando valores em que todos acreditam

03/07/17 13:33

Incentivar os colaboradores a vivenciar os valores da empresa no dia a dia é positivo tanto para a equipe como para o negócio. Confira no artigo.

Leia, a seguir, artigo de Iain Thomson, diretor de Marketing da Sodexo Benefícios e Incentivos do Reino Unido.

Ao definir cuidadosamente seus valores, as empresas têm a oportunidade de compartilhar suas crenças e compromissos fundamentais com seus funcionários, impulsionando o trabalho em equipe e, assim, trazendo resultados positivos para o negócio. Leia, a seguir, um artigo de Iain Thomson, diretor de Marketing da Sodexo Benefícios e Incentivos do Reino Unido, sobre o assunto.

Esses ideais podem se tornar a missão da empresa (como a do Twitter, que é  “Oferecer a todos o poder de criar e compartilhar ideais e informações instantaneamente, sem obstáculos”) ou, então, uma lista dos valores em que a empresa acredita, como vemos na Adidas: desempenho, paixão, integridade e diversidade.

Embora alguns valores precisem ser explicados quando são apresentados, a finalidade deles é capturar as metas e o caráter de uma organização, para que os colaboradores trabalhem alinhados a eles. Quando adotados com sucesso, os valores são capazes de representar todas as funções de uma determinada empresa, tanto para  clientes como para funcionários, e o objetivo final é ajudar na tomada de decisão de todos envolvidos no negócio, que podem fazer suas  escolhas considerando a natureza da organização.

Os valores não estão escritos na pedra    

Concordar com os valores de uma empresa é um exercício importante para empresas de todos os tamanhos, já que ajuda os funcionários a entender o que o negócio busca alcançar e quais os planos para bater as metas. Entretanto, conforme o tempo passa e a companhia cresce e amadurece, é importante reavaliar esses valores, adaptá-los para refletir quaisquer mudanças, sempre garantindo que os colaboradores estejam atualizados sobre o assunto.

A forma com que os funcionários se comportam vai ditar, no final, a cultura da empresa. Por isso é essencial que os profissionais consigam compreender a ligação que existe entre seus comportamentos e os valores da empresa. Afinal, a cultura que vai se formando no ambiente de trabalho não influencia apenas o cotidiano dos colaboradores, mas também a maneira como a empresa atrai e retém talentos e, mais ainda, como a companhia é vista pelo resto do mundo.

 Transformando valores em realidade

Mas como as organizações podem alinhar o comportamento dos funcionários com seus valores? Uma solução é reconhecer e recompensar comportamentos que incorporem os valores criados. Um programa de incentivos e reconhecimento que busca especificamente apoiar esses valores centrais pode ser extremamente eficiente.

A chave aqui será definir esses valores em termos práticos. Por exemplo, uma empresa pode ter como valor a “inovação”, mas o que é realmente “ser inovador” no contexto do cargo de um determinado colaborador? Da mesma forma, se “paixão” é um valor, então dedicação, trabalho duro e lealdade à empresa devem ser recompensados. Se for diversidade, o esquema de reconhecimento deve recompensar funcionários que apoiam e encorajam ativamente a diversidade.

Ao implementar um novo valor, especialmente em uma equipe já estabelecida, uma comunicação inovadora sustentada por um programa de reconhecimento ajudará os indivíduos a reconhecerem e abraçarem a mudança.  Por exemplo, se “trabalho em equipe” é um novo valor em uma cultura de trabalho tipicamente competitiva e individualista, os funcionários podem ser recompensados por fornecer três exemplos em que o trabalho em equipe produziu um resultado positivo para a empresa. Sem essas métricas específicas serem implementadas, a companhia simplesmente recompensará “bons resultados” e não o comportamento que sustenta o novo valor.

Um bom programa de reconhecimento também deve considerar cada colaborador individualmente. As pessoas podem compartilhar valores mas não precisam compartilhar personalidades. A fim de cobrir essas diferenças, é importante oferecer variedade e flexibilidade no esquema de incentivos e reconhecimento.  Diferentes funcionários obviamente terão interesses diferentes, portanto os negócios precisarão compreender quais recompensas serão mais atraentes e, assim, mais motivadoras.

Há um grande número de recompensas para se oferecer aos colaboradores, desde de vouchers, vale-presentes e cupons de desconto em lojas online, até cartões pré-pagos, viagens de experiência ou atividades de estilo de vida. Os empregadores podem usar todos eles para reconhecer e recompensar os funcionários que demonstrarem seus valores e ao compartilhar esse reconhecimento pela organização, irão inspirar outros a fazerem o mesmo. A melhor solução irá variar entre um negócio e outro, dependendo das pessoas, mas os empregadores obterão os melhores resultados quando suas recompensas estiverem ligadas de perto com os valores que estão tentando sustentar.

Fonte: http://www.freshbusinessthinking.com/creating-values-everybody-believes-in/