Filtrar
Gestão de Pessoas

Dicas para premiar os funcionários no final do ano

21/09/21 17:40

Saiba como aumentar a motivação de equipe com prêmios e bonificações

 

Dicas para premiação de funcionário

 

Manter a equipe satisfeita e motivada é sempre um desafio para as empresas. Uma das formas mais eficazes de gerar motivação de equipe é com a oferta de benefícios adicionais, como as tradicionais premiações de final de ano. Existem várias formas de oferecer bonificações de incentivo:

  1. Por metas – essa é uma forma comum de motivação de equipe na área de vendas. Também pode ser adaptada para outras áreas, premiando os funcionários que atingem as metas estipuladas pelos gestores.
     
  1. Por ideias – outra forma de incentivar os colaboradores é oferecer bonificações para aqueles que mais colaboram com novas ideias dentro da empresa.
     
  1. Por cumprimento de prazos – os colaboradores também podem ser premiados ao cumprirem os prazos para a entrega de trabalhos ou finalização das atividades diárias.
     
  1. Por destaque – aqueles funcionários que mais se destacam no dia a dia, demonstrando agilidade, proatividade e iniciativa, também podem ser recompensados com bonificações no final do ano. Em muitas empresas, por exemplo, é comum que os gestores escolham o “funcionário do mês” por indicação dos próprios colegas.
     
  1. Por equipe – também é possível fazer a motivação de equipe oferecendo premiações por metas batidas coletivamente, por exemplo. Nestes casos, além do bônus financeiro, também é possível conceder viagens em grupo ou atividades em equipe, sem esquecer dos protocolos de segurança para o covid-19.

 

Depois que a empresa define os critérios que serão utilizados para as motivações de equipe, é preciso determinar de que forma serão concedidos os benefícios de incentivo aos colaboradores. As principais opções são as seguintes:

Viagens – muitas empresas oferecem viagens com tudo pago para funcionários que atingirem as metas ou se destacarem ao longo do ano na empresa.

Folgas – outra forma muito comum de motivação de equipe são as folgas, para que o funcionário tenha mais tempo de lazer e descanso.

Cursos – alguns gestores também optam por bonificações que ajudam na qualificação dos funcionários, como cursos, congressos, seminários e até ajuda de custo para a graduação, um MBA ou uma especialização.

Bônus financeiro – outra forma de premiar o trabalhador é com o incentivo financeiro, por meio de um crédito que pode ser incluído no holerite ou oferecido como vale-presente – algo muito comum no Natal, por exemplo.

Em quase todas essas situações, é possível utilizar a plataforma de gestão de benefícios flexíveis Sodexo Multi para creditar os valores nas carteiras digitais disponíveis, como incentivo (vale-presente), despesas corporativas e viagem.

Lei também:

As vantagens da carteira de incentivo do Sodexo Multi