Filtrar
Gestão de Pessoas

Cinco ideias para aumentar o engajamento em 2018

07/02/18 15:28

A falta de motivação faz sua empresa perder dinheiro! Confira sugestões para incentivar e motivar seus colaboradores.

Você sabia que, apenas nos EUA, a falta de engajamento no trabalho custa até 550 bilhões de dólares para as empresas? Muitos profissionais citam a falta de reconhecimento como a razão para se sentirem desmotivados, impactando diretamente no engajamento profissional deles. Confira cinco sugestões que podem ajudar sua empresa em 2018.

 

Benefícios financeiros ajudam a aumentar a produtividade

 

Tempo é dinheiro… e também pode ser uma fonte de estresse se você está preso no trânsito. Em média, no mundo, as pessoas gastam 40 minutos no trajeto de ida ao trabalho (e o mesmo para voltar par acasa). São 300 horas por ano ou mais 10% do tempo que se dedica ao trabalho. Uma política eficiente de serviço de transporte para seus colaboradores pode fazer uma diferença real no engajamento profissional e na produtividade.

A primeira coisa a se pensar é em cobrir 100% do custo com a ida e a volta para o local de trabalho. É um benefício que tem um impacto muito positivo nas finanças domésticas de qualquer pessoa. No Brasil, oferecer o vale-transporte é obrigatório por lei e a Sodexo oferece um serviço totalmente automatizado para gerenciar as despesas com transporte dos seus colaboradores.

O trabalho remoto (ou home-office) também é algo que pode ser levado em consideração e que reflete positivamente no engajamento no trabalho, dado o avanço da tecnologia para que isso aconteça. Um estudo da Sodexo mostrou que 89% dos PMEs viram um aumento nos resultados ao criar programas para melhorar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal (especialmente através de horários de trabalho flexíveis).

 

Como motivar seus funcionários?

Manter a estabilidade financeira é um desafio cada vez maior para profissionais. Pessoas com problemas financeiros gastam no mês, em média, 13 horas de sua jornada de trabalho resolvendo essas questões. As empresas podem oferecer uma série de benefícios que podem ajudar nas finanças de seus colaboradores, o que impacta diretamente na retenção e atração de talentos.

Aqui no Brasil, além do vale-alimentação e do vale-refeição, que contribuem para que o profissional consuma alimentos mais saudáveis (estendendo o benefício para suas famílias). O Sodexo Club oferece uma série de ofertas e descontos que podem fazer os benefícios de seus colaboradores durarem muito mais.

Treinamento profissional ajuda na motivação

 

Os custos com saúde são uma preocupação para profissionais em todo o mundo. Para 20% dos profissionais nos EUA, por exemplo, os gastos com saúde são sua principal fonte de estresse. Já no Brasil, 84% dos trabalhadores acreditam que um bom plano de saúde é o melhor benefício que uma empresa pode oferecer.

Além da questão financeira, buscar serviços que melhorem a saúde e a qualidade de vida dos colaboradores é certeza de aumento na motivação e do engajamento profissional. A Sodexo oferece, por exemplo, benefício academia para profissionais. Para o RH, uma solução para a gestão de serviços de saúde pode ajudar na gestão dos benefícios oferecidos aos profissionais.

 

Ofereça vale-transporte para seus colaboradores

 

Uma pesquisa mundial mostrou que 40% dos profissionais acreditam que os benefícios e recompensas que recebem nas empresas em que trabalham não são exatamente o que eles precisam.  Por isso, seja muito cuidadoso ao criar uma estratégia de reconhecimento ou premiação na sua empresa para melhorar a satisfação e engajamento no trabalho, utilizando dados de dentro e fora da companhia para montar um plano que realmente faça sentido para os diferentes perfis dentro da sua equipe e que, também, atenda as prioridades da empresa.

A Sodexo oferece uma série de soluções de reconhecimento e de premiação para colaboradores que podem fazer a diferença na motivação de sua equipe.

 

como motivar sua equipe em 2018

Serviços e benefícios financeiros não são a única forma de aumentar a motivação e o engajamento profissional. O desenvolvimento profissional e um plano de carreira consistente são muito importantes. A troca entre gerações, por exemplo, é muito valorizada pelos Millennials. 90% deles acreditam que profissionais da geração Baby Boom são uma fonte fundamental de conhecimento e experiência no local de trabalho. Não se esqueça, também, de técnicas de coaching individual, como o mentoring, que costuma ser mais efetiva e ter muito mais valor para o colaborador do que treinamentos em grupo.