Filtrar
Gestão de Pessoas

Como desenvolver e reter profissionais de alto desempenho?

18/10/17 16:38

Focar em colaboradores com performance acima da média impacta positivamente nos resultados das empresas

Como desenvolver jovens talentosNo mundo dos esportes, os melhores times sempre têm jogadores que se destacam. O mesmo ocorre nas empresas. Em vez de chamá-los de “estrelas”, os departamentos de RH referem-se a eles como “altos potenciais”. Extremamente talentosos e altamente motivados, eles podem ser 400% mais produtivos no ambiente de trabalho do que a média dos colaboradores, de acordo com estudos. Ao identificar e desenvolver essas pessoas, as empresas podem se tornar sete vezes mais eficientes para conseguir aumentar vendas e reter seus colaboradores.

Estes não são os únicos benefícios. Indivíduos de alto potencial ajudam a criar uma forte cultura no ambiente de trabalho, promovem maior comprometimento e oferecem uma sólida sucessão de líderes aos empregadores. Na verdade, a única pergunta a ser feita pelos gestores é: “Como mantenho essas pessoas motivadas, para que continuem conosco?”.

Recrutamento das pessoas certas

Felizmente, as grandes empresas têm muitas respostas sobre como identificar, desenvolver e reter colaboradores de alto desempenho. Um bom ponto de partida é ser claro sobre o que se espera de novos contratados – não apenas em termos de habilidades, mas, também, quanto às suas qualidades e atitudes no ambiente de trabalho.

Na Zappos, uma gigante americana de e-commerce, a importância de seus 10 valores centrais é apresentada de forma clara durante seu processo de recrutamento nada comum. Os novos contratados devem aderir à rede social da empresa  – tornando-se “Zappos Insiders” – e interagir com outros colaboradores durante meses. Eles serão avaliados para saber se têm o perfil cultural certo antes de serem incentivados – ou não – a se candidatarem a uma vaga. O resultado são altos níveis de motivação e baixas taxas de rotatividade.

Tempo e espaço para florescer 

Assim que as pessoas estão a bordo, os talentos precisam receber apoio de diversas formas, o que inclui um plano de desenvolvimento personalizado de acordo com suas necessidades específicas, estímulo através de palavras e ações e uma combinação de incentivos e reconhecimento pelas conquistas. Muitas grandes empresas têm programas que oferecem ao colaborador o tempo e o espaço para irem além de seus deveres diários. O LinkedIn, por exemplo, começou com os “hackdays”, em que os colaboradores tinham uma sexta-feira por mês para trabalhar em suas próprias ideias. Tal programa agora se tornou o “Incubator”, onde colaboradores com uma grande ideia podem reunir uma equipe e trabalhar nesta ideia por até três meses – com a aprovação de executivos sêniores.

Monitoramento do progresso da carreira

Conforme suas carreiras progridem, as metas e aspirações de colaboradores precisarão ser revisadas com regularidade. Na Google, este processo é conhecido como OKR (Objectives and Key Results), em que os objetivos são as metas estabelecidas e os resultados são uma medida do progresso para atingi-las.

A principal característica do OKR é que tudo é público, então os colaboradores podem ver como os colegas e até membros do conselho estão atuando com relação a seus objetivos. Este nível de transparência na organização não apenas dá confiança aos colaboradores no processo de avaliação, mas, também, os deixa conscientes quanto ao trabalho de outras pessoas. Para indivíduos com alto potencial, isso torna seu progresso e sua produtividade muito claros. 

Estimular o desempenho com reconhecimento 

Todas essas técnicas para gestão de talentos têm seus papéis, mas também é importante pensar no reconhecimento como forma de motivar colaboradores de alto desempenho. Programas assim estão evoluindo cada vez mais e podem ser personalizados para se adequarem aos colaboradores e à cultura da empresa.

O Paragon Group, uma prestadora de serviços financeiros do Reino Unido, conduz um programa que demonstra agradecimento e recompensa a equipe (STARS ou, originalmente, Showing Thanks and Rewarding Staff) desde 2009. Os colaboradores podem indicar um colega ou outra equipe para um prêmio Ouro, Prata ou Bronze de vouchers por seus trabalhos.

Com critérios claros de qualificação, o STARS complementa outros incentivos da Paragon referentes a desempenho. Por conta de seus altos níveis de produtividade, os colaboradores com melhor performance devem se sentir inspirados por esses programas, visto que o reconhecimento de seus colegas é imediato. Ainda, as estatísticas demonstram que profissionais de alto potencial felizes constroem empresas ainda mais felizes…

O desafio para as empresas é, portanto, ter expectativas e carreiras claramente definidas para seus colaboradores de alto desempenho, que têm interesse em desenvolver suas habilidades e experiência. Claramente, tal desafio pede uma solução de RH dedicada. A Sodexo Benefícios e Incentivos desenvolveu um programa exatamente assim, visando o futuro da empresa em um mundo em transformação.

Desenvolver indivíduos de alto potencial é uma prioridade para os departamentos de Recursos Humanos de diversas grandes empresas, incluindo a Sodexo Benefícios e Incentivos. Bénédicte Lepère, Vice-Presidente Sênior Global de Recursos Humanos, fala sobre o Programa de Estímulo de Talentos desenvolvido pela empresa.

Qual é a ideia por trás do Programa de Estímulo de Talentos?

BL: A Sodexo Benefícios e Incentivos é uma empresa muito focada em seus colaboradores. Um de nossos desafios nesse processo é ter planos sólidos de sucessão para nossos principais cargos. Claramente, a capacidade de levar rapidamente nossos jovens talentosos a esses cargos pode ser essencial. Para alguns desses indivíduos, o foco estará na aceleração de seu progresso até o nível executivo. Para outros, principalmente os recém-contratados ou recém-promovidos a cargos executivos, o objetivo é reforçar suas habilidades. O Programa de Estímulo de Talentos unirá todos esses indivíduos talentosos e os ajudará a alcançar suas respectivas metas.

Outro aspecto do Programa de Estímulo de Talentos é nossa sessão de simulação do Comitê Executivo, no qual os talentos  são desafiados a encontrar soluções para problemas reais enfrentados pelo Comitê Executivo. O plano resultante é, então, compartilhado e avaliado pelos membros desse comitê.

Quem participa do programa e o que ele abrange? 

BL: Selecionamos 26 indivíduos de alto potencial na empresa, com foco na diversidade e no talento. Os selecionados vêm de sete áreas diferentes da empresa e de 21 países, sendo 10 mulheres e 16 homens. Criado em parceria com uma das melhores escolas de engenharia do mundo, a Centrale-Supélec, em Paris, o programa tem duração de 18 meses e é uma mistura de aulas em sala, ensino à distância, desenvolvimento conjunto e projetos colaborativos, além de uma atividade prática em um polo tecnológico na China. Juntamente com suas habilidades técnicas, o Estímulo de Talentos também desenvolverá sua perspicácia por negócios e habilidades de liderança. Internamente, ele é fortemente apoiado pelo Comitê Executivo.

Quais são os objetivos do programa?

BL: Para os colaboradores de alto potencial, ele oferece grandes oportunidades: aprender sobre nossas principais linhas de negócio; desafiar o Comitê Executivo sobre a forma como nossa empresa trabalha – e ser desafiado de volta. Finalmente, é uma chance de desenvolver suas habilidades como uma pessoa inovadora em um mundo digital – desenvolvendo protótipos dos serviços do futuro.

A Sodexo Benefícios e Incentivos está se adaptando a um ambiente de negócios mais orientado pela tecnologia digital no qual o foco está no desenvolvimento de abordagens muito específicas aos nossos três principais interessados: os clientes, os consumidores e os estabelecimentos. Conforme nossos mercados continuam evoluindo, o Programa de Estímulo de Talentos fornecerá as habilidades e experiência da próxima geração necessárias para obtermos sucesso. Nosso programa promete um futuro animador!

Veja também

Como apoiar profissionais que são pais e mães
Gestão de Pessoas

Como apoiar profissionais com filhos

13/11/18 17:50

A vida de pais e mães que trabalham é um verdadeiro malabarismo. Para reter esses talentos e manter a produtividade da equipe, aposte em benefícios e programas de bem-estar.

O que é preciso para tomar decisão?
Guia da Carreira

Boas práticas para tomar decisões

13/11/18 11:45

Decidir é escolher uma opção, deixando todas as outras para trás. E como é difícil fazer escolhas! Encontramos algumas ideias que podem ajudar.