Filtrar
Gestão de Pessoas

Como você pode ter redução de custos com combustível na empresa?

05/06/20 09:33

Existem algumas práticas que fazem toda a diferença, contribuindo para o caixa do seu negócio de maneira consciente e sem abrir mão da qualidade.

 

como economizar na gasolina

 

Como você realiza a administração da frota da sua empresa? Sabemos que essa não é uma tarefa fácil: é preciso se preocupar com a qualidade e manutenção dos seus veículos, manter a documentação adequada e garantir o bem-estar dos seus motoristas, entre vários outros fatores. Nesse cenário, reduzir os custos com combustível é uma preocupação frequente e compreensível.

 

Talvez você esteja com dúvidas justamente sobre este ponto: como controlar os gastos com esse elemento tão importante? Quer saber quais são essas dicas e como elas podem ser implementadas? Então é só continuar lendo!

Realize manutenções regulares nos veículos

Veículos em condições inadequadas exigem que o abastecimento seja feito com mais frequência, trazendo maiores gastos para seu orçamento. Isso acontece, por exemplo, porque essas condições levam à ineficiência do motor, gastando mais combustível durante as rotas.

 

Muitas vezes, os problemas nos carros começam de forma pequena e demoram a ser percebidos, mas trazem prejuízos antes mesmo de serem notados. Por isso é tão importante manter a regularidade das manutenções e revisões, mesmo quando parece que está tudo bem. Assim, você não apenas evita custos com imprevistos e combustível a mais, como também previne acidentes, cuidando da segurança e do bem-estar de seus condutores.

 

É preciso que seja feita uma análise completa nesses momentos, averiguando se todos os componentes do automóvel estão com um bom funcionamento. Todos os cuidados devem ser tomados, desde a calibragem correta dos pneus até as mais variadas questões. Vale lembrar que os diferentes modelos de carros têm suas particularidades e podem exigir cuidados e ações distintas.

 

Informe-se sobre cada automóvel e siga um cronograma de manutenção para cada um, incluindo também todas as revisões da garantia. Fique atento e reconheça quando é necessário trocar um veículo, pois, em um certo ponto, não compensa mais ficar realizando consertos e adequações, tanto para o seu bolso quanto para a segurança do motorista.

Escolha fornecedores confiáveis

Muitos postos de abastecimento oferecem combustíveis de baixa qualidade ou até mesmo adulterados, o que traz uma série de prejuízos para seu veículo. Isso altera a performance do automóvel, prejudica o motor e faz com que seja preciso abastecer com maior frequência, por exemplo, aumentando seus gastos e riscos.

 

Por isso, não basta escolher postos e fornecedores que apresentam menores preços: é necessário conhecê-los mais a fundo e saber se seu combustível tem qualidade. Tenha uma lista dos lugares mais confiáveis e oriente os motoristas a só abastecerem neles. Além disso, você pode buscar criar parcerias com esses lugares, de maneira que ambas as partes se beneficiem.

 

Permaneça acompanhando a qualidade e a confiabilidade dessas redes de postos para se manter seguro. Optar por lugares apenas por serem mais baratos pode fazer com que você vá gastando mais sem perceber devido a um produto ruim. Além disso, há maiores riscos de ter que gastar com imprevistos, como um problema em seus veículos.

 

Algo interessante para ajudar no seu controle é solicitar, nas suas parcerias, que os postos forneçam relatórios de abastecimento. Por fim, lembramos que buscar bons fornecedores é essencial para qualquer aspecto da sua empresa, inclusive para a gestão de frotas.

Planeje suas rotas

Diversos fatores influenciam no gasto de combustível durante o percurso feito pelos motoristas, como o estado das rodovias, a distância e os sinais de trânsito. Assim, um planejamento de rotas pode contribuir para sua economia, pois assim são definidos os melhores trajetos.

 

Para esse planejamento, lembre-se de levar em conta a segurança dos seus condutores: cuidado para não definir caminhos muito acidentados ou com maiores riscos de assaltos, por exemplo. Considere todas as variáveis e defina rotas de qualidade, que beneficiem o motorista e o bom uso do combustível.

 

Além disso, vale lembrar que, dependendo da área de atuação do condutor, pode não ser necessário que ele se desloque a cada acionamento. Em certos casos, como na entrega de alguns produtos, pode valer mais a pena esperar juntar um número de pedidos para então sair. É preciso averiguar cada caso, vendo se é possível traçar uma boa rota para fazer essas entregas.

Ofereça bons treinamentos aos motoristas

Treinar seus motoristas também pode contribuir para reduzir custos com combustível. É necessário que essas capacitações orientem e promovam comportamentos seguros e conscientes, que são favoráveis tanto para o bem-estar quanto para a economia. Explicar o porquê de evitar freadas bruscas e de não acelerar quando não for necessário, além de informar sobre o uso correto das marchas, são apenas alguns exemplos.

 

Transportar somente o peso necessário de carga e utilizar recursos, como o ar-condicionado, com moderação também são práticas que podem ser abordadas. Crie boas capacitações, sempre incentivando os condutores e conferindo se o conteúdo valoriza a segurança e a qualidade de vida.

Conheça soluções de combustível

Um recurso que pode ser interessante para você é o vale-combustível: cartão que disponibiliza um saldo para ser utilizado no abastecimento do carro. Ele pode ser oferecido para colaboradores que se deslocam em veículos particulares até a empresa, mas também pode ser usado para os automóveis da sua frota.

 

Esse cartão é recarregado por você e permite centralizar os custos com combustível em apenas um meio, facilitando a gestão e a economia. Na hora de escolher o fornecedor do seu vale combustível, fique atento e opte por uma empresa de qualidade, com boas coberturas, abrangência e atendimento diferenciado.

 

A Sodexo oferece vale-gasolina com assistência vinte e quatro horas e seguro com cobertura contra acidente pessoal automobilístico, além de conveniências como aplicativo para Android e iOS e atendimento de qualidade. Esses são apenas alguns dos nossos diferenciais para seu negócio!

 Agora você já conhece as melhores dicas para reduzir custos com combustível na sua empresa! Que tal ficar por dentro também dos nossos serviços e benefícios? Não deixe de entrar em contato