Filtrar
Gestão de Pessoas

Esqueça o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal: concentre-se na qualidade de vida

17/11/17 14:20

Leia o artigo de Michel Landel, CEO do Grupo Sodexo, sobre uma nova forma de pensar a gestão de benefícios na sua empresa

Invista em qualidade de vidaMichel Landel, CEO global do Grupo Sodexo, tem uma missão:  incentivar empresas em todo o mundo a reavaliar o foco no equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal dos seus colaboradores e começar a considerar a "qualidade de vida" deles. Confira o artigo abaixo:

O mundo do trabalho mudou. A tecnologia 24/7 significa que as pessoas esperam informações a qualquer hora, em qualquer lugar, o que afeta a forma como vivemos e trabalhamos. O horário comercial tradicional está se tornando coisa do passado e, com isso, as empresas precisam se adaptar aos estilos de vida e às necessidades de seus funcionários.

O equilíbrio da vida profissional e o trabalho flexível tornaram-se termos populares para os líderes corporativos e os próprios funcionários ao discutir a satisfação dos funcionários, mas essa é apenas uma parte da história. Muitas empresas estão começando a reconhecer que, para atrair e reter talentos, devem fazer mais para as mulheres e os homens de sua organização.

É aqui que o conceito de "qualidade de vida" pode se tornar mais uma prioridade para as empresas. Devemos considerar como as mudanças econômicas, ambientais e sociais afetam a qualidade de vida dos funcionários e o que podemos fazer para aprimorá-la.

As pessoas querem trabalhar para empresas engajadas e responsáveis que respeitem o equilíbrio entre vida profissional e vida pessoal, como um todo. Estudos sobre as tendências no local de trabalho descobriram que questões como ambiente de trabalho, ofertas de bem-estar e credenciais de sustentabilidade são cada vez mais importantes para a equipe atual e podem influenciar as decisões das pessoas para permanecer com um empregador - tanto quanto o salário.

A próxima fronteira do desempenho

Eu acredito que a qualidade de vida é a próxima fronteira do desempenho no local de trabalho para promover o engajamento das pessoas. Simplesmente, se você investir em programas de qualidade de vida, você verá um impacto no desempenho, seja na satisfação do consumidor ou na eficiência dos funcionários, melhor desempenho de vendas ou maior reputação com partes interessadas externas.

Então, como você pode garantir que é um líder nesta área que está em constante evolução? A qualidade de vida engloba tudo e qualquer coisa que demonstre um verdadeiro interesse e investimento nas pessoas, visando o que pode ser feito para melhorar sua vida diária. Isso poderia incluir horários de trabalho flexíveis para os pais que levam seus filhos à escola, parcerias gratuitas de ginástica ou alimentos saudáveis para incentivar estilos de vida mais saudáveis ou treinamento personalizado para ajudar alguém a desenvolver suas habilidades pessoais ou profissionais.

Mas, com o aumento na idade de aposentadoria estadual, também poderia envolver ajudar trabalhadores mais velhos a manter ou mudar suas carreiras. Poderia incluir mudanças na forma como você se comunica com sua equipe.

 

Definir seu propósito

As marcas bem-sucedidas definem e compartilham seus objetivos com os colaboradores, que vão além dos produtos ou serviços que eles fornecem, seja social ou ambientalmente. Isso dá aos trabalhadores uma sensação de propósito no que eles fazem.

Ao longo dos anos, cheguei à conclusão de que você não pode construir uma empresa bem-sucedida e sustentável sem ter o interesse genuíno em melhorar a vida dos funcionários. Aqueles que abraçam a qualidade de vida hoje, sem dúvida, liderarão a carga em suas indústrias amanhã. 

Leia a íntegra do artigo aqui.