Filtrar
Gestão de Pessoas

Feedback à distância

11/01/21 07:11

A importância do feedback é ainda maior durante o período de home office e pode servir como fator de motivação

 

como dar feedback à distância durante o isolamento social?

 

Além das ameaças à saúde trazidas pela pandemia do novo coronavírus, o isolamento social tornou difíceis algumas relações de trabalho, que agora são estabelecidas à distância. Milhares de profissionais aderiram ao home office e muitas empresas sequer tinham um plano detalhado para manter a produtividade durante esse período de quarentena. Diante desse cenário, a importância do feedback para proporcionar relações de trabalho mais saudáveis tornou-se ainda maior.

 

Há alguns meses, o conceito de “ambiente de trabalho” mudou drasticamente. Hoje, para muitos, ele se confunde com a própria casa, auxiliado pelas tecnologias que permitem o trabalho remoto. A adaptação, ainda que necessária, deixou muitos profissionais com a sensação de estarem “trabalhando no escuro”, porque a falta de contato presencial com os colegas e, principalmente, com os gestores complica as relações no dia a dia.

 

A melhor estratégia neste momento é a comunicação — e, nesse aspecto, uma mensagem pelo WhatsApp pode não ser o suficiente. A importância do feedback é diretamente proporcional à qualidade do resultado que se espera do trabalho de uma equipe de profissionais.

 

Como delegar tarefas?

 

Tecnologia como aliada

 

Sem o “olho no olho”, as reuniões presenciais regulares e a convivência do dia a dia, a alternativa é também contar com a ajuda da tecnologia. Se você é um empregador, procure marcar videoconferências com sua equipe para as avaliações de desempenho. Se possível, sempre em reuniões individuais.

 

Essa é uma forma de manter o sentimento de unidade da equipe, mesmo que devido às atuais circunstâncias os profissionais estejam separados por centenas de quilômetros.

 

Também é fundamental, nesse período, que os gestores estejam abertos para ouvir críticas, sugestões e reclamações. Muitas vezes, o profissional pode ter uma ideia genial para aprimorar o trabalho e o resultado de toda a equipe mas acaba reprimido por um superior que não valoriza a importância do feedback.

 

Como motivar os funcionários em tempos difíceis?

 

Cuidados com a saúde mental

 

A pandemia do coronavírus também trouxe à tona uma série de problemas relacionados à saúde mental dos trabalhadores. Privados de sua vida social e, infelizmente, vítimas de perdas de amigos e familiares, manter a produtividade pode ser uma tarefa realmente complicada durante a pandemia.

 

Como gestor, procure ampliar os canais de comunicação entre sua empresa e seus colaboradores, cultive a cultura do feedback e, sempre que perceber necessidade, converse com o funcionário, orientando-o sobre questões profissionais e outras que estiverem a seu alcance.

 

Saiba mais

Conheça o poder do elogio

Procura por apoio social e psicológico cresceu