Filtrar
Gestão de Pessoas

Interesses em comum conectam profissionais dentro das grandes empresas

04/09/17 16:59

Leia no artigo formas de conectar profissionais para que eles se sintam parte do grupo, mesmo em grandes corporações

Em grandes empresas, os colaboradores podem facilmente se sentir um pouco perdidos. Em meio a centenas ou até milhares de pessoas, esses profissionais podem perder a sensação de que sua individualidade é respeitada, o que pode levar a um sentimento de distância e falta de envolvimento com o trabalho.

Para combater isso, é importante que as grandes organizações criem oportunidades para que os profissionais interajam. Em empresas com muitos funcionários, é comum que as pessoas se dividam em equipes menores, o que pode ajudar a criar uma estrutura organizacional lógica e permitir que os colaboradores se sintam parte integrante de algo. Entretanto, as empresas devem ir além, criando estratégias para envolver os colaboradores em grupos que vão além de suas equipes, mais focados em interesses e capacidades pessoais.

Na Sodexo, existem diversas iniciativas neste sentido. Seguem algumas que podem inspirar você a fazer o mesmo na empresa em que trabalha:

A Sodexo criou diversos Employee Business Resource Groups (EBRGs), que promovem a interação entre os colaboradores da empresa de diversas formas. Esses grupos trazem oportunidades de crescimento por meio de programas de mentoria e de desenvolvimento profissional.

Além disso, também realizam eventos e reuniões que instruem todos os colaboradores sobre assuntos importantes para a finalidade específica de seu grupo. Geram, ainda, recomendações e ideias para a Sodexo sobre como abordar clientes em potencial e, quem sabe, conseguir novas contratações.

Nos EUA, um exemplo é o grupo para veteranos das forças armadas e suas famílias, chamado HONOR (sigla em inglês para Honoring Our Nation’s finest with Opportunity and Respect). Os profissionais que estão fazendo a transição de volta para a vida civil podem encontrar mentores ou colegas que tiveram uma experiência parecida. Por outro lado, colaboradores que não têm vínculos militares também são bem-vindos ao grupo e o consideram um ótimo meio para entender seus colegas que são veteranos ou que têm familiares cumprindo serviço militar no exterior.

A diversidade e inclusão, valores fundamentais para a Sodexo, também estão representados em grupos como o Sodexo Organization for Disabilities Resources, que trata de questões relacionadas a profissionais com necessidades especiais, ou o grupo People Respecting Individuality, Diversity and Equality, que incentiva todos os colaboradores da Sodexo a respeitar as diferenças pessoais.

Sem dúvida, a criação desses grupos contribui muito para o engajamento e a motivação de cada profissional, o que só pode trazer resultados positivos para a Sodexo e para outras organizações que adotarem a mesma prática.

Leia o texto original aqui.