Filtrar
Guia da Carreira

Amizade no trabalho: é possível?

25/04/18 08:00

Pense bem. Quem são seus amigos no trabalho? Será que existe amizade verdadeira? Estudos dizem que quem cultiva amigos onde trabalha até vive mais tempo. Confira.

Ter amizades no trabalho deixa você mais produtivo

 

Recentemente, uma pesquisa feita durante 20 anos com profissionais de Israel mostrou que quem tem relações de amizade no ambiente de trabalho vive por mais tempo do que aqueles que evitam o “pessoal da firma”. Afinal, as relações de amizade no trabalho fazem bem para a mente!

Olhe à sua volta. Quem são os seus amigos de trabalho? Provavelmente aqueles que te apoiam nos momentos difíceis e, também, comemoram as vitórias com você.

O local de trabalho precisa ser um lugar onde o profissional encontra apoio emocional. Afinal, ficamos uma grande parte do dia trabalhando e ter bons relacionamentos no ambiente de trabalho, ou amizades sinceras, afeta diretamente nossa qualidade de vida.

Um estudo publicado pela Harvard Business Review mostra que pessoas que cultivam relações de amizade no trabalho são até sete vezes mais engajadas do que quem opta por contatos superficiais. O artigo diz ainda que uma grande armadilha para as amizades no ambiente de trabalho é que, em muitas situações, nem todos concordam com tudo. E é preciso sempre tirar a limpo os mal-entendidos para manter uma relação saudável com quem você gosta.

Cultivar amigos no trabalho vai além de jogar conversa fora no elevador. Mesmo na correria de todos os dias, eleja um dia da semana para um almoço obrigatório com os amigos mais queridos. Isso deixará você até mais produtivo. Também fique atento às suas atitudes no trabalho. Às vezes, você está afastando as pessoas mesmo sem querer.

E é preciso ter cuidado e equilíbrio com relações pessoais no ambiente corporativo. Neste artigo,  de José Roberto Marques, o especialista em coaching mostra como cultivar amizades no trabalho na medida certa. Aproveite as dicas e boa sorte com seus novos amigos!

 

Quer saber mais? Aprenda a ser mais produtivo no trabalho.

 

Como desenvolver o espírito de equipe no trabalho?