Filtrar
Guia da Carreira

Como preparar a casa para home office?

28/08/20 13:26

Preparar a casa para home office é mais do que pegar o computador e se sentar no sofá

Vai ficar de home office? Saiba como preparar a casa

Meses se passaram desde que as medidas de isolamento social levaram grande parte dos brasileiros a aderir ao trabalho remoto. Alguns tiveram mais facilidade com as novas rotinas e outros ainda têm dificuldades de adaptação. Afinal, preparar a casa para home office vai além de pegar o computador e tentar reproduzir no sofá a rotina que se vivia no escritório. Confira algumas dicas:

 

Mantenha o profissionalismo

 

Muito provavelmente, você nunca foi até a sua empresa usando um pijama. Ao trabalhar em casa, mesmo que não tenha ninguém com você, o ideal é continuar seguindo essa e outras boas práticas.

 

Claro, uma roupa mais confortável é bem-vinda. Se preparar para o trabalho remoto considerando, inclusive, o que você vai vestir é um ato simbólico que pode te ajudar a “entrar no clima” do trabalho e ser mais produtivo.

 

Cuide da sua postura

 

Dê preferência para uma mesa compatível com uma cadeira em que você possa manter a postura ereta, apoio para os braços, para as costas e, se possível, para os pés. O ideal é que a tela do seu computador fique na altura dos olhos, para não forçar o pescoço olhando para baixo durante o expediente de trabalho.

 

Deixe os sofás e as poltronas para os momentos de descanso e lembre-se que trabalhar na cama também não é uma boa ideia.

 

Trabalhando em home office? Como está sua postura?

 

Iluminação

 

Preparar a casa para home office significa também montar um canto para você trabalhar tranquilo. Procure um espaço bem iluminado para montar seu escritório de home office e posicione seu computador contra a janela, evitando assim reflexos na tela, que podem atrapalhar sua produtividade em alguns horários.

 

Tomadas próximas

 

É importante organizar o ambiente de trabalho para que você não precise de extensão de tomadas ou fios largados pela casa. Dessa forma, você não atrapalha as outras pessoas que moram com você.

 

Saiba dividir seu espaço

 

Tente montar seu escritório de home office em um ambiente silencioso. Converse com seus familiares sobre a seriedade do trabalho em casa para que todos compreendam e respeitem essa nova fase.

 

Cumpra seus horários, mas aprenda a se desligar

 

Disciplina para o trabalho em casa é fundamental, assim como preparar a casa para home office. Mas é muito importante também saber se desligar do trabalho. A organização do ambiente ajuda nessa tarefa. Tente reservar um canto da casa para ser, exclusivamente, o seu local de trabalho. Ao finalizar o expediente, procure sair desse local e direcionar sua atenção a outras tarefas.

 

Saiba mais

 

Como administrar o estresse no home office?

Dor nas costas? Aprenda a aliviar o problema!