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Guia da Carreira

Não deixe para depois: dicas contra a procrastinação

16/11/17 13:36

Adiar compromissos e entregas por preguiça ou falta de vontade de enfrentar o problema não vai ajudar você a crescer profissionalmente. Veja dicas aqui.

Segundo o Dicionário Aurélio, procrastinação é o ato de deixar para depois. Pior ainda é procrastinar no trabalho, quando as entregas precisam sair de qualquer jeito e é disso que depende seu sucesso profissional.

Leia, a seguir, sete dicas da Fundação Dom Cabral sobre como fugir desse vício terrível e ser mais produtivo no seu trabalho:

1. Divida as tarefas em etapas

Em muitos momentos, é comum surgirem demandas que exigirão um grande esforço para serem cumpridas. Nesse caso, é melhor adotar um bom planejamento e dividir esses compromissos em várias fases, sendo que cada etapa deve ter um prazo de conclusão determinado. Assim fica mais fácil controlar o andamento das atividades.

2. Saiba o que deve ser priorizado

De nada adianta ter um ótimo plano de ação se você não estiver atento ao que deve ser concluído primeiro. Se você quer mostrar eficiência, precisa focar no que precisa ser entregue primeiro, concluindo uma tarefa de cada vez. Se não obedecer essa regra, você acaba correndo sérios riscos de não terminar as atividades nos prazos previstos, o que é bastante prejudicial para sua imagem na organização.

3. Conclua tarefas complexas em menos tempo

No mundo corporativo, é muito comum se deparar com demandas difíceis de serem realizadas. Dependendo da situação, o profissional pode até ficar desinteressado, optando por fazer outras tarefas no trabalho, iniciativas que o deixem mais satisfeito. Fugir de uma tarefa complicada nunca será a melhor opção para ter uma rotina de trabalho bem organizada. O melhor, na verdade, é lidar com essa atividade o quanto antes para poder seguir em frente.

4. Faça pequenas pausas durante o trabalho

Ter foco para cumprir as metas estipuladas é uma postura extremamente bem-vista em qualquer companhia. Contudo, é preciso tomar cuidado para que o excesso de esforço não acabe prejudicando a produtividade. Desde que com bom senso e inteligência, não custa nada descansar um pouco durante a jornada de trabalho. Lembre-se: o cansaço físico e o desgaste mental podem fazer com que você deixe de priorizar tarefas importantes.

5. Marque hora para checar e-mails e redes sociais

Por mais que o e-mail seja uma ferramenta de trabalho importantíssima, precisa ser usado com cuidado. Perder tempo com a leitura de e-mails desnecessários e com distrações nas redes sociais é uma atitude que prejudica o desempenho do profissional, tirando seu foco do cumprimento das demandas estipuladas.

6. Saiba a hora de focar no networking e a hora de se dedicar ao trabalho

 

Conversar com os companheiros de trabalho é uma forma de melhorar o relacionamento e construir um ambiente mais saudável, certo? No entanto, é preciso ter bom senso para não deixar o trabalho de lado por considerar as conversas informais na empresa mais interessantes que seus afazeres. Deixar de priorizar uma tarefa relevante para ficar batendo papo com os colegas pode fazer com que você atrase a uma entrega e prejudique a imagem do negócio junto ao cliente, o que pode trazer consequências ruins para sua carreira.

7. Corra atrás de valorização

Certamente, todo colaborador gosta de ser elogiado por seus gestores, notando assim que pode avançar na carreira. Saber que está fazendo um bom trabalho é muito gratificante e motivador. Para que isso se transforme em uma rotina na sua vida, é importante ter muito planejamento e disposição para entregar as tarefas no prazo certo.

Leia a íntegra do artigo no blog da Fundação Dom Cabral.

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