Filtrar
Guia da Carreira

Responda rápido: o que você faz?

14/12/18 15:41

A forma como você descreve o seu trabalho pode mudar totalmente o rumo de uma entrevista ou de uma apresentação formal. Aprenda uma técnica para falar bem de você mesmo.

Como se apresentar como profissional? aprenda em 3 passos.Quando você conhece uma pessoa, normalmente aparece a pergunta: “O que você faz?”. E, como é uma conversa informal, você não precisa pensar duas vezes para responder alegremente descrevendo as coisas que ama fazer no seu trabalho, entregas que deixaram uma sensação de orgulho...

No entanto, quando você está numa situação mais formal, como uma entrevista de emprego, ou algo que tenha a ver com seu desenvolvimento profissional, sua ansiedade pode tornar a resposta um pouco mais difícil. Nesta hora, entre no modo “Discurso de elevador” (do inglês elevator speech).

Sim, de elevador. Prepare seu discurso como sendo uma peça chave do seu marketing pessoal – algo que você poderia contar rapidamente a alguém que você conhece no elevador. São seus dois minutos de fama, no qual você diz a alguém quem você é e o que o torna tão incrível na profissão que escolheu. Essa é uma ótima dica para entrevista de emprego!

Causar uma boa impressão é mais fácil do que parece. Estruture o seu discurso da seguinte forma:

1 – Apresente-se: diga seu primeiro nome (se isso ainda não foi feito), seu cargo ou profissão atual e em qual setor (ou setores) você construiu sua experiência profissional.

 

2 – Diga algo único sobre você, que o destaque de outros candidatos – pode ser um curso muito legal, um estágio em uma empresa conhecida ou uma grande conquista profissional. Fale de seu desenvolvimento pessoal e profissional.

3 – Torne-se inesquecível: tente manter seu discurso interessante, mostre sua personalidade ou conte uma história rápida que fará com que o seu interlocutor se lembre de você.

A chave para um bom discurso de elevador – e uma das dicas para entrevista de emprego – é escrever um parágrafo e decora-lo aos poucos. A estrutura pode ser sempre a mesma, mas o discurso pode mudar de acordo com quem você está falando.

Construir um bom discurso de elevador ajuda em infinitas situações, não apenas para uma boa entrevista. Pode ser o início de uma entrevista profissional ou algo que você usa para se apresentar para novos colegas de trabalho. Ele pode até ser úteis em eventos na comunidade que você frequenta ou outros eventos sociais.

 

Se a primeira impressão é muito importante, por que não fazer com que a sua seja sempre ótima?

Leia o artigo original no blog Sodexo Insights.