Filtrar
Guia da Carreira

Aumente sua produtividade no trabalho com dicas simples

29/03/21 13:17

Confira três sugestões para tornar seu dia de trabalho mais produtivo.

Quando se trata de trabalho, uma noite mal dormida, um problema pessoal e até mesmo uma chateação com o trânsito caótico podem influenciar sua produtividade. Em um momento em que muitos de nós estamos trabalhando em home office, as distrações podem ser ainda maiores. Como manter o ritmo de trabalho na pandemia? Veja, a seguir, três dicas para aumentar sua qualidade de vida, economizar tempo e aumentar a sua produtividade. Confira:

Use a regra dos cinco minutos. É verdade que suas maiores responsabilidades devem vir na frente quando for determinar a ordem de prioridades das suas tarefas diárias. No entanto, se sua lista de coisas para fazer parece não ter fim, considere implementar a regra dos cinco minutos. A regra diz que, se você conseguir terminar uma tarefa em cinco minutos ou menos, faça-a imediatamente. Passe 20 minutos ou mais resolvendo as pequenas coisas da sua lista no início de sua manhã. Você começará o dia sentindo que entrou algo e estará pronto para receber projetos mais complexos com a mente livre.

Desconecte-se para conseguir focar. Em casa ou no escritório, a grande quantidade de e-mails que você recebe pode atrapalhar, de fato,sua produtividade. Infelizmente, as notificações instantâneas de e-mails na tela podem mais distrai-lo do que fazê-lo produzir. Quando você precisar se focar em um projeto, tente desabilitar por completo as notificações do seu e-mail. Desta forma, questões adiáveis não tirarão sua concentração. Não tenha medo de se desconectar – problemas verdadeiramente urgentes provavelmente serão comunicados de outras formas, como por uma ligação.

Agende seu horário de almoço. Parece estranho, mas fazer um intervalo no meio do dia pode, na verdade, ajudá-lo a economizar tempo do seu dia mais tarde. Agende um período durante sua tarde para almoçar e comprometa-se a segui-lo. É difícil sair para o almoço em um dia corrido, mas a fome é incompatível com a produtividade. Separe um tempo para recarregar as energias e voltar a dar o seu melhor pelo resto do seu dia. Se possível, coma longe de sua mesa para fazer com que esse intervalo seja ainda mais restaurador.

Fonte: Sodexo Insights

Leia mais sobre rotina de trabalho:

Dicas de gestão do tempo

Como preparar a cada para o home office?

Como manter uma boa postura no trabalho?