Filtrar
Sodexo Club

Lanches saudáveis para levar à escola

06/09/17 17:46

Confira algumas dicas para melhorar a alimentação de crianças e jovens durante o período de aulas

Recentemente, a Sodexo USA divulgou algumas dicas de especialistas em nutrição para alimentação saudável durante o período escolar. Leia, a seguir, um resumo com orientações para auxiliar na escolha de alimentos para crianças e jovens.

Pense sempre em incluir todos os grupos alimentares: Ao preparar as refeições em casa ou escolhê-las na escola, lembre-se de que todos os grupos alimentares são importantes na manutenção de uma vida saudável. Estes grupos incluem grãos integrais, proteínas magras, frutas e vegetais coloridos e laticínios com baixo teor de gordura.

Varie os alimentos: ao invés de utilizar apenas o pão de forma para fazer lanche, experimente biscoitos salgados, massa para wraps ou pão sírio integrais. Laticínios são fonte importante de cálcio e vitamina D e você pode ajudar seus filhos a consumir suas três porções diárias de laticínios com qualquer combinação de leite, queijos e iogurte (porção individual, de copo ou de saquinho). Embale ou escolha frutas picadas e vegetais fatiados e, como acompanhamento, escolha molhos ou patês com baixo teor de gordura ou porções individuais de requeijão ou homus (pasta de grão de bico).

Inclua sempre uma fonte de proteína: Proteínas são uma parte importante de todas as refeições, porque são elas que nos fornecem energia. Uma vez que a digestão das proteínas geralmente leva mais tempo do que a dos alimentos ricos em carboidrato, como grãos e frutas, adicionar proteína às refeições e lanches pode ajudar os estudantes a ficarem saciados por mais tempo, o que os ajuda a se concentrar na aula. Isso também vale para o café da manhã: considere fontes de proteína rápidas e portáteis, como pão integral com geleia, queijo ou ovos cozidos ou uma vitamina com leite ou iogurte. Já para o almoço, prefira atum e outras carnes magras como peru ou frango; queijo ralado por cima da salada; queijo cottage com frutas; e fontes vegetais de proteína, como feijões ou tofu.

Disfarces perfeitos para frutas e vegetais: Acrescente vegetais como tomates-cereja, espinafre, flores de brócolis ou fatias de pimentão ou de abobrinha a saladas de macarrão. Espalhe abacate amassado no pão e acrescente alface e tomate ou experimente finalizar com cenoura ralada.

A bebida também importa: Para estudantes de todas as idades, água e leite são as melhores opções de bebidas. Além de não ter calorias, a água é uma boa forma de se manter hidratado na escola, ao longo do dia. Já o leite é uma fonte importante de cálcio, necessário para ajudar a formar ossos fortes. Opte pelo leite desnatado ou semidesnatado para ajudar a controlar a ingestão de calorias, sempre com o aval do pediatra. Se seu filho tem alergia a laticínios, considere o leite de soja como uma alternativa e certifique-se de ler os rótulos para comparar as quantidades de açúcares adicionados ao produto.