Filtrar
PME

Como abrir uma empresa

05/04/18 15:05

Seu sonho é ser um empreendedor? Saiba quais são os primeiros passos para abrir seu próprio negócio.

Primeiros passos para abrir uma empresa

 

Você tem vontade de ser seu próprio chefe, administrando sua empresa, mas não sabe como abrir uma empresa? A abertura de uma pequena empresa exige uma série de habilidades e conhecimento. Seja um empreendimento individual ou uma parceria com sócios, você vai precisar se organizar e estudar antes de começar. Separamos algumas dicas para empreendedores que desejam saber como abrir uma pequena empresa:

O que você quer fazer?

Se você tem vontade de abrir o próprio negócio, existem muitos caminhos para colocar sua ideia inicial em prática. Alguns podem ser totalmente desconhecidos para você. Confira o Banco de Ideias da revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios e conheça algumas possibilidades para empreender.

Tenha certeza de que sua ideia de negócio é boa e viável.

Mais importante do que saber como abrir uma pequena empresa é saber como administrar uma pequena empresa. Estamos em um mundo globalizado, em que seus concorrentes e consumidores podem não estar apenas no seu bairro, mas até em outros países. Antes de aprender como abrir uma microempresa ou um empreendimento individual, pesquise bastante sobre o ramo de atividade que escolheu. Conheça o mercado em que você pretende entrar e não deixe de procurar ajuda. O Sebrae oferece um guia detalhado do que você precisa saber antes de iniciar o processo de abertura de um negócio.

Você tem perfil empreendedor?

Empreender significa ter a capacidade de tirar proveito das dificuldades, dedicação de 100% do tempo e aprender a lidar com a incerteza. Este quizz publicado pelo portal da BBC é rápido e pode te dar a primeira dica se você tem veia de empresário ou não. Antes de abrir uma empresa, é importante saber se você aguentará a vida de empreendedor autônomo.

Defina o tipo de empresa que você vai abrir.

No Brasil, existem diferentes modalidades de empreendimento. Desde o Microempreendedor Individual, conhecido como MEI, até as Sociedades (Simples ou Empresária, de acordo com o acordo feito entre os sócios). Confira uma lista completa no blog ContaAzul e aprenda como abrir uma pequena empresa detalhadamente.

 

Já tem uma empresa? Conheça os benefícios da diversidade de gênero no ambiente de trabalho.

E mais: aprenda a cadastrar os funcionários de sua empresa na Sodexo.

 

A Sodexo é a melhor parceira para PMEs Ficou animado? A Sodexo tem um portfólio completo de soluções que atendem empresas a partir de um funcionário. Oferecer qualidade de vida para sua equipe trará mais resultados para seu negócio.

 Conheça nossos produtos e seja nosso cliente!