Filtrar
PME

Empreendedor: você também precisa de férias!

03/06/18 12:19

O fato de ter o próprio negócio não pode proibi-lo de ter um período de descanso para recarregar as baterias. Tire suas dúvidas aqui.

Férias para o empreendedor: como se planejar

Ter a própria empresa exige dedicação contínua. No entanto, atrás de todo o CNPJ tem uma pessoa física que precisa descansar para retomar as atividades com mais motivação. Confira, a seguir, algumas dicas para que você possa tirar férias e continuar na trilha para ser um empreendedor de sucesso.

Especialista ouvidos pela Exame dizem que o empreendedor precisa, sim, de uma pausa. Ela é benéfica não apenas para deixar as próprias ideias em ordem, mas também ajuda a colocar os problemas em perspectiva e manter a saúde mental e física em dia.

Programe-se. Você, melhor do que ninguém, conhece seu negócio. Quais são as épocas de maior movimento? Quando as vendas dão uma parada? Planeje-se para tirar suas férias durante um período mais tranquilo de acordo com a operação da sua empresa, quando sua interferência não é tão necessária. Com um mês de antecedência, comece a distribuir as atividades entre a equipe e comunique clientes e fornecedores de que você estará fora.

Quanto tempo? Trinta dias corridos de férias podem não ser a melhor alternativa para quem é empreendedor. Especialistas ouvidos pela PEGN sugerem que você distribua as férias em semanas separadas ao longo do ano. Isso não o afastará tanto do dia a dia da empresa e, também, permitirá que você descanse de verdade, sabendo que não estará ausente por muito tempo.

Descanse. Uma vez que você distribuiu as tarefas e estará fora por um período de tempo que não afetará a operação da empresa, desligue o celular e o computador aproveite para, realmente, tirar uma folga e ficar com as pessoas que você ama. Afinal, você trabalhou duro e merece uma pausa para voltar ainda melhor e continuar cuidando do seu negócio.

Leia mais sobre o assunto nos portais PEGN e UOL

Conteúdos relacionados:
Aproveite a pausa para se capacitar com cursos on-line
 

Veja também

Como apoiar profissionais que são pais e mães
Gestão de Pessoas

Como apoiar profissionais com filhos

13/11/18 17:50

A vida de pais e mães que trabalham é um verdadeiro malabarismo. Para reter esses talentos e manter a produtividade da equipe, aposte em benefícios e programas de bem-estar.

O que é preciso para tomar decisão?
Guia da Carreira

Boas práticas para tomar decisões

13/11/18 11:45

Decidir é escolher uma opção, deixando todas as outras para trás. E como é difícil fazer escolhas! Encontramos algumas ideias que podem ajudar.