
Ter a própria empresa exige dedicação contínua. No entanto, atrás de todo o CNPJ tem uma pessoa física que precisa descansar para retomar as atividades com mais motivação. Confira, a seguir, algumas dicas para que você possa tirar férias e continuar na trilha para ser um empreendedor de sucesso.
Especialista ouvidos pela Exame dizem que o empreendedor precisa, sim, de uma pausa. Ela é benéfica não apenas para deixar as próprias ideias em ordem, mas também ajuda a colocar os problemas em perspectiva e manter a saúde mental e física em dia.
Programe-se. Você, melhor do que ninguém, conhece seu negócio. Quais são as épocas de maior movimento? Quando as vendas dão uma parada? Planeje-se para tirar suas férias durante um período mais tranquilo de acordo com a operação da sua empresa, quando sua interferência não é tão necessária. Com um mês de antecedência, comece a distribuir as atividades entre a equipe e comunique clientes e fornecedores de que você estará fora.
Quanto tempo? Trinta dias corridos de férias podem não ser a melhor alternativa para quem é empreendedor. Especialistas ouvidos pela PEGN sugerem que você distribua as férias em semanas separadas ao longo do ano. Isso não o afastará tanto do dia a dia da empresa e, também, permitirá que você descanse de verdade, sabendo que não estará ausente por muito tempo.
Descanse. Uma vez que você distribuiu as tarefas e estará fora por um período de tempo que não afetará a operação da empresa, desligue o celular e o computador aproveite para, realmente, tirar uma folga e ficar com as pessoas que você ama. Afinal, você trabalhou duro e merece uma pausa para voltar ainda melhor e continuar cuidando do seu negócio.
Leia mais sobre o assunto nos portais PEGN e UOL
Conteúdos relacionados:
Aproveite a pausa para se capacitar com cursos on-line