Filtrar
PME

Gestão de benefícios em PME: por que contar com as soluções da Sodexo?

05/06/20 14:25

Convidamos Cristiano Sabato, vice-presidente comercial da Sodexo Benefícios e Incentivos, para ressaltar a importância de uma boa gestão de benefícios em PME.

 

Como fazer a gestão dos benefícios numa pequena empresa

 

A rotina da gestão em pequenas e médias empresas (PMEs) pode ser desafiadora. Entre as principais preocupações desse segmento estão a atração e a retenção de talentos. Em seguida, ainda entra a dificuldade de manter a motivação de seus colaboradores, para que atinjam seu potencial e, por consequência, conquistem bons resultados.

Os benefícios, então, surgem como uma solução simples para satisfazer as necessidades dos colaboradores e reforçar que a empresa se preocupa com eles. Inclusive, 48% dos empresários brasileiros de PME acreditam que esse recurso impacta positivamente a produtividade do negócio. E é sobre isso que vamos falar neste artigo.

 

Entenda por que a Sodexo é a melhor escolha para o seu negócio!

Por que os pacotes de benefícios são fundamentais para PME?

Como vimos, os benefícios são um motivo a mais para que os profissionais vistam a camisa da empresa e se sintam motivados em sua rotina produtiva. Para conquistar essas vantagens, muitas organizações de pequeno e médio porte fazem a gestão desses recursos de maneira informal, com quantias em dinheiro fora da folha de pagamento.

No entanto, com essa prática, as organizações podem se ver diante de riscos tributários e trabalhistas. Vale lembrar que benefícios como o vale-transporte são obrigatórios por lei. Nesse cenário, de acordo com a Lei 7.418/85, o colaborador pode contribuir com 6% do valor de seu salário-base para arcar com gastos de deslocamento, enquanto a empresa se encarrega do restante desse montante, caso não atinja o total necessário.

Nessa mesma lei, entende-se que esse benefício não tem nenhuma natureza salarial. Porém, quando a empresa o paga em espécie para o colaborador, não tem como garantir que ele fará uso do dinheiro para essa finalidade. Ou seja, mesmo sem essa intenção, o vale-transporte torna-se parte integrante da remuneração, desrespeitando a legislação.

Mas é totalmente possível evitar esses tipos de riscos ao adotar pacotes de benefícios com um fornecedor de confiança. Para isso, a Sodexo entra em cena com suas ofertas. Em pesquisa feita com empresas que utilizam os vale-refeição e transporte, 90% delas notaram diferenças na produtividade dos colaboradores.

Por que a Sodexo é a melhor escolha para PMEs?

A Sodexo vai muito além de oferecer cartões de alimentação e refeição. Ainda há os benefícios de gestão de vale-transporte, de gastos com combustível, além dos gift pass para recompensar colaboradores que se destacaram. Sabe aquele vendedor que trouxe bons resultados ao negócio ou analista que superou as expectativas de sua função? Essa solução serve para isso.

Nas palavras de Sabato, “a gente avalia constantemente o que pode fazer sentido e melhorar a experiência dos nossos clientes e consumidores”. Foi por isso que a empresa entrou nos segmentos de Seguros e Assistências, a fim de atender ainda mais as necessidades das pessoas.

O atendimento de excelência é outra das vantagens da Sodexo, funcionando 24 horas por dia. Prova disso é o resultado da Pesquisa Escolha PME 2019, divulgada pelo Estadão. Dos 1500 empresários ouvidos, 29% lembram-se da Sodexo como objeto de desejo em relação às fornecedoras de benefício que atuam no país.

De acordo com Sabato, as PMEs reconhecem que esse compromisso com a resolução de suas demandas, que preza sempre pela agilidade e simplicidade das soluções. Com uma ampla rede credenciada de mais de 500 mil estabelecimentos, a Sodexo está presente em todas as regiões do país e pode ser contratada por empresas com a partir de um funcionário!

Quais são as vantagens exclusivas da Sodexo para PMEs?

Caso você tenha dúvida se deve ou não adotar a Sodexo na sua empresa, veja, a seguir, quais são os benefícios dela.

Taxa zero e benefícios fiscais

Para solicitar os cartões de benefícios para os colaboradores, as empresas contam com taxa zero — ou seja, conseguem proporcionar satisfação a eles sem prejudicar o orçamento do negócio. Além disso, é possível ter isenções em encargos sociais, como INSS e FGTS, e até 4% de desconto no Imposto de Renda ao aderir aos vale-transporte e alimentação ou refeição.

Vantagens para os usuários

Mas essas vantagens não param por aí. Para quem utiliza os cartões da Sodexo, é possível perceber ganhos com:

  • uma ampla rede de estabelecimentos que aceitam os vales;
  • parceria com plataformas de delivery, a exemplo do Rappi;
  • possibilidade de compra via internet.

Sodexo Club

Por falar no aplicativo, o Sodexo Club merece uma menção especial. Disponível para Android e iOS, de forma gratuita, ele está recheado de promoções em lojas físicas e on-line. Há também o programa de fidelidade em que, a cada uso em determinado restaurante, o consumidor acumula pontos para trocar posteriormente.

Também é possível trocar a senha dos cartões com facilidade, consultar os saldos para não ficar na mão, além de fazer o bloqueio e o desbloqueio — em casos de perda ou roubo, por exemplo.

Qual é o principal diferencial da Sodexo em relação a outras empresas do mercado?

Com tantas vantagens oferecidas pela Sodexo para otimizar a rotina das PMEs, é fácil notar por que tantos empreendimentos escolheram a empresa como grande aliada.

Mas o grande diferencial da Sodexo é a oferta do crédito on-line. Com esse serviço, as PMEs podem lançar valores nos cartões dos colaboradores em até 90 minutos, sem qualquer tipo de burocracia. O vice-presidente comercial garante: “não há necessidade de a empresa esperar 3 ou 4 dias para que o crédito seja realizado”.

Essa solução serve tanto para os colaboradores fixos das PMEs quanto os temporários. Fica a cargo da gestão definir os prazos de utilização dos cartões ou eventuais limites de uso para cada funcionário. Tudo isso sem complicações — inclusive, podem ofertar os benefícios desde o primeiro dia de trabalho do profissional.

Vantagens como as citadas ao longo deste artigo demonstram por que a Sodexo é a melhor opção para as PMEs. Isso inclui as facilidades para as empresas, as possibilidades de uso para os colaboradores e muito mais.

Como vimos, a gestão de benefícios em PME é essencial para evitar riscos tributários e trabalhistas. Com o auxílio da Sodexo como parceira, fica bem mais simples atender às necessidades dos colaboradores e retê-los na empresa, além de otimizar a rotina de quem está à frente do negócio, oferecendo a eles mais tempo para que cuidem de despesas e demais responsabilidades.

Gostou de conhecer os benefícios das soluções da Sodexo? Se quiser saber mais sobre as nossas ofertas, entre em contato conosco!