Responsa rápido: qual das frases abaixo melhor descreve os hábitos alimentares de sua família?
- Nos esforçamos para fazer refeições saudáveis em família.
- Comemos juntos regularmente, mas raramente são refeições saudáveis.
- Com nossas agendas cheias, geralmente comemos o que for mais rápido e fácil.
- É cada um por si.
Refeições saudáveis fornecem os ingredientes essenciais – incluindo carboidratos, cálcio, gorduras e proteínas – que auxiliam o crescimento das crianças. No entanto, há outro ingrediente importante para refeições saudáveis: a reunião da família.
Pesquisas apontam que crianças que comem regularmente com suas famílias tiram notas mais altas, demonstram hábitos mais saudáveis e têm menor probabilidade de iniciar comportamentos de alto risco, como o uso de drogas ou faltar à escola.
Refeições em família também melhoram o relacionamento entre pais e filhos. Mais de 70% dos adolescentes que participaram de uma pesquisa feita nos EUA sobre o assunto disseram que o tempo que passam com a família é a melhor parte dos jantares em casa. O estudo foi feito pelo National Center on Addiction and Substance Abuse da Universidade de Colúmbia.
Mesmo que a rotina impeça que sua família consiga se reunir sempre para as refeições, aproveite as dicas abaixo para tornar esses momentos os melhores possíveis:
Reserve tempo para fazer uma refeição em família. Famílias podem ter agendas muito agitadas. Pais e mães podem ter horários de trabalho irregulares. Filhos podem ter diversas atividades pós-aula e lições de casa... Identifique os dias e horários em que todos conseguem se encontrar para jantar em família e reserve esse tempo para vocês, nem que seja preciso marcar na agenda!
Cozinhe em família. Ensinar os filhos a cozinhar é algo que fará diferença na vida adulta deles. Cozinhar também envolve princípios de matemática (medir os ingredientes), de ciências (misturar os ingredientes) e interpretação de texto (ler e seguir receitas). Além disso, é uma oportunidade única de ensinar conceitos de nutrição aos filhos, como falar sobre os cinco grupos alimentares e como cada grupo impacta sua saúde.
Hora do jantar = hora da diversão. Quase 70% dos norte-americanos relataram que assistem à televisão durante o jantar. Puxa! A hora do jantar é uma ótima oportunidade para as famílias conversarem, além de ser um espaço para brincar e se divertir. Então, desligue a televisão, afaste os aparelhos eletrônicos e concentre-se em quem está na mesa com você. Isso inclui trazer para a hora do jantar jogos de perguntas e curiosidades, brincar de falar o nome das frutas ou outros itens do jantar que comecem com uma determinada letra ou, ainda, compartilhar histórias engraçadas.
Leia a íntegra do artigo aqui.