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Guia da Carreira

Como ter paciência com quem te faz... Ficar impaciente

16/08/18 13:29

A convivência é uma das tarefas mais difíceis da vida profissional (e da pessoal também)

Aprenda a ter paciência e melhore seus relacionamentos no trabalho

 

A convivência é uma das tarefas mais difíceis da vida profissional (e da pessoal também). É preciso aprender como ter paciência para que tudo dê certo! Às vezes, dividimos o espaço de trabalho com alguém que não desperta os nossos melhores sentimentos. Humor, desempenho e até a carreira profissional podem ser prejudicados. Tudo isso é resultado de um relacionamento mal conduzido.

Saber a causa destas provocações não é tão relevante quanto se supõe. O essencial é ter paciência no trabalho para encarar as antipatias e cultivar o seu próprio bem-estar mental. Aprenda sete dicas para conviver de forma saudável e construir uma relação positiva com quem está acabando com a sua calma. Veja, a seguir, como ter paciência com as pessoas no trabalho:

1. Mantenha a cabeça aberta

Uma situação de conflito pode trazer muito aprendizado desde que nossa mente esteja aberta para isso. Ao dialogar com alguém que não seja exatamente próximo a você, mostre maturidade. Melhor do que iniciar mais uma discussão que não vai dar em nada é estabelecer uma interação. Seja razoável e tenha uma chance de se surpreender com o outro. Essa é uma lição importante que lhe ensinará como ter paciência na vida!

2. Veja a situação do ponto de vista do seu “adversário”

Você já se colocou no lugar da outra pessoa e refletiu se as suas atitudes também não são nocivas a esta relação? É comum que nos esqueçamos do impacto que nossas atitudes acabam causando a outras pessoas. Tentar construir um ambiente de empatia é um ótimo passo para entender e melhorar o relacionamento com seu colega de trabalho.

3. Pense antes de começar uma discussão

A melhor opção ao ser provocado é responder imediatamente, certo? Errado. É preciso aprender como ter paciência e sempre agir com cautela! O calor do momento altera as emoções e resulta em um embate improdutivo e com desdobramentos desnecessários. Pense um pouco antes de falar. Assim, você terá calma e estará mentalmente melhor para resolver o conflito.

 

4. Concentre-se no que você pode ganhar com uma convivência saudável

O quanto pode ser benéfico conviver de forma harmônica com alguém que não te inspire muita simpatia? Você quer interagir de forma pacífica com esta pessoa ou já está preparado para a briga? Faça estas perguntas a você mesmo e encare as interações com o colega de maneira positiva, como um exercício de autocontrole.

5. A culpa é dos dois

Flexibilidade e empatia para conviver bem com todos é mais do que necessário na hora de um possível conflito. A questão precisa ser resolvida entre duas pessoas. Apontar apenas um lado como causador de problemas não vai resolver as coisas. Pode até piorá-las.

6. Use truques mentais para aumentar sua tolerância

Pense em seu colega provocador dizendo: “Eu vi o projeto de apresentação que você enviou. Encontrei muitos erros e tenho algumas ideias de como fazê-lo melhor”. Troque, agora, essa pessoa de quem você não gosta por alguém que é seu amigo. Certamente os sentimentos não foram iguais, não é? Que tal transformar esta simulação em um treinamento para melhorar a sua paciência? Esse é o primeiro passo para aprender como ter paciência com as pessoas!

7. Desabafe!

Dizer a alguém de confiança o que está sentindo em relação ao relacionamento mal resolvido faz você se sentir melhor e enxergar o fato a partir de uma perspectiva nova. Escolha uma pessoa compreensível para conversar, pois ela poderá te orientar de forma mais saudável, sem indicar posicionamentos hostis, sempre contraindicados em ocasiões do tipo.

Leia mais:

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