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Guia da Carreira

Engajamento por meio do reconhecimento

08/03/21 10:53

A inclusão de programas com base no reconhecimento social, da gerência e de colegas de trabalho pode trazer mais motivação

Os programas corporativos de bem-estar tradicionalmente tentam mudar o comportamento dos profissionais e garantir sua participação nos resultados oferecendo incentivos e reconhecimento. No entanto, a inclusão de programas inovadores, com base no reconhecimento social, da gerência e de colegas de trabalho pode ajudar a atingir esses objetivos importantes mais facilmente. Ações para reconhecer também podem impulsionar o engajamento de todos os colaboradores.

Reunimos aqui três práticas recomendadas para promover a motivação da equipe por meio de programas de bem-estar para os colaboradores:

1. Os empregadores devem estruturar programas de recompensas para ações e resultados específicos, evitando aqueles programas tradicionais nos quais os maiores prêmios estão vinculados a uma participação prolongada em um determinado projeto. Recompensas de valor mais baixo, oferecidas com mais frequência, podem ter um impacto maior nos resultados gerais. Elas também priorizam a mudança de comportamento, em vez da mera participação.

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2. Uma vez que a premiação estiver ligada às ações, os gestores podem começar a vinculá-las aos seus programas de reconhecimento. Um bom exemplo é evitar recompensar o funcionário pela participação em uma palestra sobre nutrição e, em vez disso, oferecer reconhecimento quando ele escolher uma refeição saudável ou, melhor ainda, quando ele influenciar seus colegas de trabalho a adotar uma alimentação mais saudável. 

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3. Por fim, os gestores devem procurar programas de saúde e bem-estar que vão além das atividades físicas, uma vez que nem todos os funcionários têm condições para participar delas. Portanto, oferecer opções diferentes para promover a participação de todos e fazer com que eles se sintam reconhecidos por isso é essencial para o sucesso de um programa de qualidade de vida nas empresas.

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Este artigo foi escrito por Mia Mends, Chief Administrative Officer na SodexoMAGIC & Sodexo North America