Filtrar
Gestão de Pessoas

Seus colaboradores dormem bem? Isso é importante para a empresa

14/02/18 09:20

O que uma boa noite de sono pode trazer de resultado para a companhia em que você trabalha? Confira.

Passamos até um terço de nossas vidas dormindo. O sono impacta diretamente nossa saúde física e mental e, sem dúvida, afeta a capacidade de termos um bom desempenho no trabalho. Por isso as empresas estão começando a se preocupar com a qualidade do descanso de seus colaboradores. Afinal, dormir pouco traz consequências – e não dormir faz mal para a saúde física, mental e profissional!

Nos EUA, noites mal dormidas custam 411 bilhões ao ano.  Uma estimativa mostra que um profissional que está dormindo mal chega a custar 2.280 dólares ao ano para a empresa em que ele trabalha, em razão da baixa produtividade.

Veja as consequências de dormir pouco: se uma pessoa não consegue dormir o mínimo de horas de que seu corpo precisa, pode sofrer de baixa concentração, tomar más decisões e ficar lento nas suas reações. São causas fundamentais de erros estratégicos, baixo desempenho e aumento de acidentes no ambiente de trabalho e no trajeto de ir e vir ao escritório.

As causas dos problemas com o sono são muito variadas. Vão de preocupações financeiras e problemas mentais até má alimentação, fumo, refeições fora de hora ou o hábito de ficar no computador até tarde. Algumas das causas podem estar relacionadas ao trabalho, como o estresse, o impacto físico de jornadas irregulares ou o cansaço pelo deslocamento ao trabalho.

Cabeça no lugar

Como as empresas podem ajudar seus colaboradores a dormirem melhor?

Um programa de bem-estar que incentive a prática de exercícios por meio de parcerias com academias, além de sessões de massagem ou ioga, pode fazer uma grande diferença. Conheça o benefício academia da Sodexo, no qual o colaboradores pode frequentar uma rede selecionada de academias por uma mensalidade única.

Muitas vezes a falta de sono pode ser causada por problemas relacionados às finanças domésticas, a um problema que precisa da intervenção de um advogado ou até mesmo uma questão psicológica ou familiar que precisa ser tratada.

A Sodexo oferece uma solução de apoio financeiro, psicológico, social e jurídico chamada Apoio Pass.

Um serviço de atendimento telefônico 24h por dia é disponibilizado para os colaboradores, para que eles possam conseguir assistência que os ajudem a resolver problemas que impactam diretamente em sua produtividade no trabalho. A partir da primeira conversa, o colaborador é encaminhado para o profissional que melhor atenderá sua necessidade. Indiretamente, esse serviço pode melhorar a qualidade do sono e acabar com os malefícios de dormir pouco.

O sono é, certamente, um fator decisivo para ser um profissional produtivo nos dias de hoje. Há, inclusive, estudos que relacionam a influência do sono na aprendizagem e com o humor. Qualquer iniciativa que os ajude a estar mais dispostos na hora de se dedicar ao trabalho é bem-vinda – para eles e para seus gestores. A atenção da empresa para esse fator certamente valerá à pena.

 

A Sodexo tem um conjunto completo de soluções para saúde e bem-estar dos funcionários. Solicite uma proposta e reduza custos com saúde na empresa.

 

Quer mais? Veja dicas para aumentar a produtividade no trabalho.