Filtrar
Sodexo Club

Aveia: superpoder para a vida toda

05/03/20 11:28

Esse superalimento vai muito além do mingau que a gente comia na infância. Confira as dicas da nutri da Sodexo, Soraia Batista:

 

Os benefícios da aveia para a saúde.

 

A aveia é um daqueles alimentos capazes de nos remeter à infância, graças a uma receita clássica: o mingau. Afinal de contas, essa receita era - e ainda é pra muita gente - um clássico nos dias mais friozinhos, não é mesmo?

Além de ser um cereal muito saudável, a aveia é um superalimento muito versátil e bastante acessível à população. Os benefícios da aveia são diversos! Suas propriedades nutricionais auxiliam no bom funcionamento do nosso organismo. Bora conferir as propriedades da aveia e descobrir por que você deveria comer aveia todo dia?

Propriedades nutricionais da aveia

Quais os benefícios da aveia? A aveia tem proteínas, carboidratos, antioxidantes, vitaminas e minerais como cálcio, ferro, magnésio, zinco, fósforo e manganês. Além disso, o cereal conta com um tipo de fibra solúvel muito especial, chamada beta-glucana, que é responsável por alguns dos benefícios encontrados na aveia. Confira a seguir:

Benefícios da aveia para a saúde

  • Aveia é bom porque aumenta a sensação de saciedade, o que ajuda a reduzir a ingestão de outros alimentos e, consequentemente, auxilia na perda de peso;
  • Regula o nível de glicose (açúcar no sangue);
     
  • Proporciona energia para o corpo;
     
  • Será que aveia solta o intestino? Na verdade, ela ajuda no bom funcionamento do trânsito intestinal;
  • Tem capacidade de reduzir o LDL, conhecido como colesterol “ruim”;
     
  • Previne infarto e AVC (acidente vascular cerebral);
     
  • Previne o câncer de intestino.

Qual o melhor tipo de aveia? Como comer aveia?

Existem várias formas de encontrar o cereal: aveia em flocos (fina e grossa), farelo, farinha de aveia e até leite de aveia. O mais legal é que você pode usar todos esses tipos em diferentes receitas e preparos como biscoitos, bolos, vitaminas, frutas, iogurtes (confira essa receita de pudim de banana sem açúcar, que também leva aveia!).

Viu só como ela é versátil? É muito fácil descobrir como comer aveia! Agora sem desculpas para deixar a aveia de lado, hein?

Para conquistar os benefícios da aveia, o recomendável é consumir cerca de 30g diariamente, associado ao consumo de bastante água, para evitar constipação e prisão de ventre.

de inserir novos hábitos alimentares à sua rotina, não se esqueça de procurar um nutricionista para melhor orientação baseado em seus hábitos e necessidades (leia o que só as nutris sabem).

Alergias relacionadas à aveia

O consumo da aveia deve ser evitado pelas pessoas que possuem doença celíaca, que é causada pela intolerância ao glúten.

A aveia não contém glúten, porém, em algum momento como plantio, processamento, armazenamento e transporte pode acontecer o contato com o trigo, que contém o glúten em sua composição. Sempre verifique o rótulo do produto, onde você poderá ter certeza se a aveia teve contato com o glúten ou não.

Agora que você já sabe como comer aveia, confira mais receitas com aveia:

Hambúrguer vegetariano

Biscoito para pets

Gostou dos benefícios da aveia? Veja mais sobre alimentação saudável:

Dicas para as crianças comerem melhor

Opções saudáveis para o café da manhã fora de casa