Filtrar
Sodexo Club

Delivery: dicas de manuseio de compras feitas no mercado

04/06/20 14:02

Saiba como evitar contágio por COVID-19 em casa com as suas compras e tenha mais tranquilidade no dia a dia

Compras na quarentena - como higienizar suas compras

Com a pandemia do novo coronavírus a rotina mudou – e muito! O distanciamento social é apenas uma das grandes mudanças para evitar contágio por COVID-19. Outra medida, igualmente importante, é a higienização das compras feitas no mercado, açougue ou sacolão.

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que para se multiplicar o novo coronavírus precisa de um hospedeiro. Esta contaminação existe apenas de pessoa para pessoa e pode ocorrer de duas formas: contato direto com o indivíduo infectado ou contato indireto, por meio de superfícies contaminadas. Ou seja, ao encostar-se à superfície e não higienizar as mãos com agua e sabão imediatamente, a contaminação pode ocorrer.

 

Por isso, é preciso higienizar tudo o que entra em sua casa. Para cada tipo de material, uma medida de higiene deverá ser aplicada, pois cada superfície apresenta um período diferente de sobrevida do vírus. Por exemplo:

 

  • Dispersão no ar: 40 minutos a 2h30;
  • Cobre: 4 horas;
  • Papelão: 24 horas;
  • Plástico: 72 horas;
  • Aço inoxidável: 72 horas.
 

A seguir, aprenda a evitar contágio por COVID-19 em suas compras de mercado:

 

Embalagens plásticas e caixas de leite

 

As embalagens plásticas devem ser higienizadas com água e sabão. É necessário “dar um banho” nelas assim que chegarem à residência.

 

No caso do leite longa vida ou embalagem de papelão, a forma mais indicada é limpar com um pano umedecido com um pouco de álcool 70%.

 

Frutas e verduras

Uma das grandes preocupações no início da pandemia era os riscos de contaminação nos alimentos. Já foi esclarecido que o contágio não está nos alimentos, mas nas superfícies não higienizadas. Portanto, para o caso de frutas e legumes, basta seguir os seguintes passos:

  1. Coloque-as em um recipiente com água;
  1. Adicione 4 gotas de hipoclorito de sódio;
  1. Mantenha-as por 10 minutos na solução;
  1. Jogue o líquido fora;
  1. Lave as frutas e verduras em água corrente normalmente.
 

Como ter uma alimentação saudável durante a pandemia?

 

Carnes, peixes e frangos

De acordo com os infectologistas, no caso das carnes bovinas, suínas, peixes ou frangos comprados nos supermercados ou em açougues, a preocupação deve ser com as embalagens e não com o produto. Isso porque, o manuseio sem a devida proteção é maior nas embalagens.

Neste caso, vale descartar imediatamente as embalagens e lavar as mãos com água e sabão antes de manusear novamente, seja para conservar na geladeira, freezer ou antes de preparar o alimento.

 

Sacolas plásticas

Ao receber as compras de supermercado, açougue ou sacolão, a primeira medida deve ser o descarte das sacolas plásticas. Evite, durante a pandemia, reutilizar as embalagens para lixo doméstico.

 

Saiba mais

Confira quais cuidados você deve ter com suas compras deliveries de restaurantes