Com a chegada do mês de março, começa a contagem regressiva para o Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março. A data remete ao dia em que os Estados Unidos aprovaram uma série de direitos para o consumidor no início dos anos 1960, mas foi passando por uma série de adaptações e, no Brasil, já é considerada a “segunda Black Friday”.
Em 2020, o 15 de março movimentou R$ 3,62 bilhões só no setor de e-commerce. Para este ano, apesar do momento econômico delicado devido às crises provocadas pela pandemia de coronavírus, 76% das pessoas pretendem ou ainda estão considerando comprar na data e aproveitar as ofertas do comércio, de acordo com um levantamento da consultoria Social Miner.
Porém, é preciso adotar alguns cuidados para que a compra ocorra da forma mais segura possível. Confira:
Segurança nas compras online
Já ficou mais do que claro que a tendência de comprar em sites e aplicativos veio para ficar, mas ainda há muitas pessoas pouco familiarizadas com o processo. Essas, claro, podem estar mais vulneráveis a ambientes virtuais maliciosos.
Nesse caso, a dica é comprar em sites confiáveis, que possuam certificados de segurança e uma reputação bem estabelecida. Desconfie de descontos muito altos e pense duas vezes antes de se encantar com ofertas muito chamativas.
Segurança contra falsas promoções
É comum que o Dia do Consumidor, ou mesmo a semana toda em torno do 15 de março, sejam marcados por muitos anúncios e promoções. Infelizmente, também já se tornou uma espécie de “tradição” que algumas empresas subam os preços dos produtos antes da data comemorativa para que depois apliquem os supostos descontos e atraiam compradores menos observadores, como ocorre na Black Friday brasileira.
Para isso, procure sempre acompanhar os preços de produtos e serviços que você tem a intenção de adquirir. Quanto maior a antecedência, melhor ainda. Assim, você se certifica de que a compra promocional realmente é vantajosa.
Segurança para o próprio bolso
É claro que esse estímulo às compras é importante para movimentar a economia, ainda mais depois de um período tão difícil de crises. Mas você precisa planejar seus gastos para não se empolgar demais e acabar entrando no vermelho depois. Sua saúde financeira agradece.
Pesquise, compare, pechinche e, se for preciso, mude os planos. Assim, você pode aproveitar o Dia do Consumidor com responsabilidade!
Leia também
Compre com Sodexo em lojas online
Como economizar nas compras do mercado
Quem é o consumidor no mundo de hoje?