Filtrar
Sodexo Club

Já se preparou para o Dia do Consumidor? Veja dicas!

23/02/21 14:27

A uma semana da data importante para o comércio dentro e fora das redes, saiba que cuidados tomar para comprar com segurança

Com a chegada do mês de março, começa a contagem regressiva para o Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março. A data remete ao dia em que os Estados Unidos aprovaram uma série de direitos para o consumidor no início dos anos 1960, mas foi passando por uma série de adaptações e, no Brasil, já é considerada a “segunda Black Friday”.

 

Em 2020, o 15 de março movimentou R$ 3,62 bilhões só no setor de e-commerce. Para este ano, apesar do momento econômico delicado devido às crises provocadas pela pandemia de coronavírus, 76% das pessoas pretendem ou ainda estão considerando comprar na data e aproveitar as ofertas do comércio, de acordo com um levantamento da consultoria Social Miner.

 

Porém, é preciso adotar alguns cuidados para que a compra ocorra da forma mais segura possível. Confira:

 

Segurança nas compras online

 

Já ficou mais do que claro que a tendência de comprar em sites e aplicativos veio para ficar, mas ainda há muitas pessoas pouco familiarizadas com o processo. Essas, claro, podem estar mais vulneráveis a ambientes virtuais maliciosos.

 

Nesse caso, a dica é comprar em sites confiáveis, que possuam certificados de segurança e uma reputação bem estabelecida. Desconfie de descontos muito altos e pense duas vezes antes de se encantar com ofertas muito chamativas.

 

Segurança contra falsas promoções

 

É comum que o Dia do Consumidor, ou mesmo a semana toda em torno do 15 de março, sejam marcados por muitos anúncios e promoções. Infelizmente, também já se tornou uma espécie de “tradição” que algumas empresas subam os preços dos produtos antes da data comemorativa para que depois apliquem os supostos descontos e atraiam compradores menos observadores, como ocorre na Black Friday brasileira.

 

Para isso, procure sempre acompanhar os preços de produtos e serviços que você tem a intenção de adquirir. Quanto maior a antecedência, melhor ainda. Assim, você se certifica de que a compra promocional realmente é vantajosa.

 

Segurança para o próprio bolso

 

É claro que esse estímulo às compras é importante para movimentar a economia, ainda mais depois de um período tão difícil de crises. Mas você precisa planejar seus gastos para não se empolgar demais e acabar entrando no vermelho depois. Sua saúde financeira agradece.

 

Pesquise, compare, pechinche e, se for preciso, mude os planos. Assim, você pode aproveitar o Dia do Consumidor com responsabilidade!

 

Leia também

 

Compre com Sodexo em lojas online

 

Como economizar nas compras do mercado

 

Quem é o consumidor no mundo de hoje?