Filtrar
Sodexo Club

Mitos e verdades sobre Qualidade de Vida e Estresse

05/08/21 18:03

Quer saber o que é verdadeiro e o que é falso quando falamos desses temas? Acompanhe o artigo do Programa Viver Bem

Quando falamos sobre Qualidade de Vida, cada um tem uma percepção particular sobre o assunto. Para nós, é uma necessidade humana quererVIVER BEM” e com satisfação. A manutenção da saúde física, mental, social e espiritual são os pilares fundamentais de tal conceito, pois o seu bem-estar depende do equilíbrio desses fatores. 

Agora, quando falamos sobre estresse, já é mais fácil de explicar. Você, provavelmente, já ficou estressado(a) alguma(s) vez(es) na vida.  Se não ficou ainda, conte pra gente como conseguiu aliviar o estresse!

E para saber o que é verdade e o que é mito quando falamos de saúde mental e qualidade de vida no trabalho e estresse, preparamos uma lista de coisas que ouvimos por aí. Vamos lá!


Como combater o estresse?

 

Tudo é estresse!

Mito. Nem tudo é estresse e estafa mental. Alguém que tem uma fala respeitosa, mas firme, por exemplo, pode ser encarado como "estressadinho" por estar com esgotamento mental. 

Mas é preciso ficar de olho. O seu corpo reage naturalmente a várias situações de estresse diário e a forma pela qual ele se manifesta vai depender de cada organismo. 

Você pode apenas sentir-se muito cansado durante o dia e saber que uma boa noite de sono vai resolver tudo ou realmente perceber que não é um cansaço temporário - a vida vira uma eterna segunda-feira, cheia de cansaço mental e estresse. 

Existem tipos e fases clínicas do estresse que apresentam determinados sintomas e devem ser levados a sério. Fique atento ao seu estado mental e físico, principalmente nesse tempo de pandemia e home office. Caso precise, procure um médico para conversar sobre bem-estar físico e mental!

Qualidade de vida não tem a ver com produtividade no trabalho.


Mito.
Qualidade de Vida e Produtividade caminham juntos - e caminhar é ótimo para a saúde. Dados comprovaram que empresas que investem no bem-estar de seus colaboradores e em experiências positivas, tiveram aumento na produtividade, eficiência e competitividade no mercado e, ainda, conseguiram combater problemas organizacionais e operacionais como o absenteísmo e o presenteísmo. Oferecer uma alimentação de qualidade, por exemplo, aumenta a produtividade e a qualidade de vida. Além disso, saúde mental e alimentação têm tudo a ver!

Dá pra ter Qualidade de Vida com pequenas atitudes.

Verdadeiro. Você não precisa começar com tudo e nem ter 1 milhão na conta. Apenas precisa começar! Adote um estilo de vida mais saudável, criando bons hábitos no dia a dia para lidar com a estafa mental e o estresse. São simples ações que devem ser levadas a sério, como praticar esportes - uma caminhada diária, por exemplo, consumir alimentos mais saudáveis, investir num bom relacionamento com as pessoas e valorizar o descanso. Até dançar faz bem! Além de queimar calorias, a dança aumenta a sensação de bem-estar e combate o estresse diário.

O estresse pode desenvolver doenças fisiológicas nas pessoas.

Verdadeiro. Bem-estar mental existe! O nosso corpo se relaciona constantemente com a nossa mente, ou seja, quando o estresse se torna muito exaustivo, o corpo pode apresentar sintomas físicos de esgotamento e posteriormente desenvolver patologias como a Síndrome de Burnout

O chocolate ajuda a tratar o estresse.


Verdadeiro.
Pesquisas comprovam que o chocolate amargo com mais de 70% de cacau é eficaz contra o estresse, pois possui alta concentração de magnésio, que diminui os sentimentos de melancolia, além de triptofano, que aumenta a produção da serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar. Consumindo com moderação, o chocolate tem muitos benefícios.

O estresse pode causar cabelos brancos e calvície.

Verdadeiro. Quando estamos estressados, produzimos um hormônio chamado noradrenalina. Sua produção em excesso, danifica as células melanócitos (CTMs), responsáveis pela pigmentação do cabelo, ou seja, causa o surgimento dos temidos fios grisalhos. Já a calvície, na maioria das vezes, é causada por questões genéticas. No entanto, estudos comprovam que o estresse pode acelerar esse processo com inflamações no couro cabeludo, chamada de alopecia areata.

Conteúdo produzido pelo Programa Viver Bem, o Programa de Saúde, Bem-estar e Qualidade de Vida da Sodexo Benefícios e Incentivos, que tem como objetivo promover um estilo de vida saudável a todos os públicos, apoiar ações de educação alimentar e qualidade de vida, além de melhorar a situação nutricional dos trabalhadores brasileiros no ambiente de trabalho - e fora dele.