Procure por “abandono pet férias” no Google. Você vai ver que, infelizmente, eu todo o país o número de animais domésticos abandonados cresce quando as férias se aproximam. Não há justificativa aceitável para um ato como esse e, se como você chegou neste artigo, é um tutor responsável que está buscando uma alternativa para manter seu pet feliz e saudável nas férias.
Confira algumas dicas que encontramos no blog da ONG Proteção Animal Mundial:
Se o pet não vai com você...
- O ideal é não o tirar de casa, porque cães e gatos gostam muito de rotina. Combine com um amigo ou alguém da família um esquema de visitas e passeios enquanto você estiver fora. Também é possível encontrar um pet sitter, que pode fazer o trabalho para você. O site PetAnjo oferece uma rede de profissionais que atendem em diversas cidades do Brasil.
- Se não tiver ninguém pra ajudar, procure um bom hotel para pets. Certifique-se de que o local é seguro, limpo e procure referências entre amigos e na internet. Se não der certo, uma alternativa são serviços como o DogHero, é uma rede de profissionais que podem receber seu pet em suas próprias casas. Não se esqueça de deixar com o pet objetos familiares que ele se sinta mais confortável e seguro.
Se o pet vai viajar com você...
- Antes de mais nada, procure uma hospedagem que comprove ser pet-friendly de verdade, garantindo que seu animal de estimação terá uma experiência tão boa quanto você.
- Identifique seu animal para que ele não se perca!
- Nas viagens de carro, pare a cada duas horas para que o pet descanse, estique as pernas, tome água e o que mais ele precisar. Cuidado com o calor dentro do carro e garanta uma caixa de transporte segura para seu animal.
- Se vocês vão de avião, garanta que seu pet está com a saúde em dia para encarar a viagem, consultando o veterinário. Entenda com a companhia aérea como é feito o transporte de pets no avião e, também, consulte as regras de entrada de animais, caso você vá viajar para outro país.
Leia mais sobre pets:
Cachorro ou gato? Amamos todos!
Dicas para deixar o pet sozinho em casa