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Superalimento: quais os benefícios da laranja para a saúde?

13/03/20 15:19

Soraia Batista, a nutri da Sodexo, explica no artigo porque é melhor comer a fruta do que tomar o suco de laranja. Confira:

A laranja é uma das frutas mais populares e amadas em nosso país. Seu sabor característico, seus nutrientes e o fácil acesso fazem com que a fruta dificilmente fique fora do dia a dia do brasileiro. Afinal, quem não adora uma laranjinha após as refeições? Hoje, essa maravilhosa fruta será destaque na série dos Superalimentos Sodexo. Bora conferir?

Saiba como aproveitar os nutrientes da laranja na sua vida e melhorar sua saúde

Propriedades

É praticamente impossível falar de laranja sem lembrar da vitamina C, não é mesmo? Isso porque é o nutriente mais famoso – e mais importante - da fruta, responsável por vários benefícios.

Porém, o que muita gente não sabe é que a laranja também possui outras propriedades nutricionais como potássio, fósforo, cálcio, ácido fólico, ferro, fibras, betacaroteno e flavonoides. Esse conjunto torna a laranja uma fruta ainda mais especial.

Benefícios da laranja:

  • É rica em vitamina C, que é uma grande aliada da manutenção da saúde do nosso organismo;
  • Melhora o sistema imunológico;
  • Permite melhor absorção de ferro dos alimentos;
  • Facilita a digestão;
  • Previne doenças como câncer, doenças do coração, doenças vasculares, AVC, entre outras, graças ao seu poder antioxidante, que combate os radicais livres;
  • Ajuda no combate ao colesterol “ruim”, o LDL;
  • É importante na formação dos ossos e dentes;
  • Ajuda a manter a pele saudável e hidratada;
  • Contribui para a cicatrização de pequenos sangramentos e para a recuperação da pele.

O que é melhor: o suco de laranja ou a fruta?

Certamente você já ouviu o conselho de comer até o bagaço da laranja, né? Acredite, você deve mesmo! Isso porque no bagaço se encontra a pectina, uma fibra solúvel muito poderosa, que ao ser digerida, forma uma espécie de gel que aumenta a saciedade, ajuda no controle da glicemia e contribui para o bom funcionamento do intestino.

Se você tiver dúvida entre consumir a fruta ou tomar suco, lembre-se que a laranja possui frutose, que é o açúcar da fruta e dá o gosto doce e, sim, tem calorias.

Para preparar um copo de suco de laranja natural é preciso usar, em média, 3 laranjas. E ainda há pessoas que têm o hábito de adicionar açúcar branco no suco, o que deixa o suco muito calórico!

Tome cuidado, porque isso pode não fazer bem, sobretudo para quem está tentando emagrecer ou manter a forma.

Além disso, o bagaço é coado no suco, a bebida de laranja pode conter menos fibras em relação à fruta inteira.

Se puder, prefira comer a fruta com o bagaço. Se você não quer ficar sem tomar o suco, evite adicionar açúcar, então. Combinado?

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