Sejamos realistas: enfrentar a crise na saúde, na economia e as drásticas mudanças na rotina tem sido um desafio para muita gente. As incertezas que o cenário mundial trouxe abalaram as estruturas emocionais da sociedade. Nessas horas, é fundamental trabalhar para desenvolver o equilíbrio mental e manter-se em paz.
Um estudo recente realizado pela área de Inteligência de Mercado do Grupo Abril em parceria com a MindMiners, apontou que a pandemia já ameaça o bem-estar mental da população brasileira. As mulheres representam a parcela que tem maior preocupação com o novo coronavírus, 62%, contra 45% dos homens. Os principais motivos das preocupações em relação à pandemia estão associados ao risco de contaminação e ao desemprego, decorrente do longo período de quarentena e das incertezas de mercado.
Diante de tantas constatações é fundamental, diariamente, fazer uma pausa, dedicar um tempo para identificar (e suprir) as necessidades emocionais. O treino mental é uma forma de encontrar equilíbrio em meio ao caos. Fazendo treinamentos de meditação e aplicando alguns princípios de reprogramação emocional, é possível gerenciar a mente, afastando o medo e encontrando uma motivação diária. Veja como:
- O que não é possível controlar, não deve incomodar
Essa é uma regra que pode ser aplicada para praticamente qualquer etapa na vida. Durante a pandemia não é diferente. Um exercício diário de mentalização de ideias positivas ajudará na redução da ansiedade e em maior equilíbrio mental.
Tenha em mente o que você não pode prever ou controlar e pare de se incomodar com isso:
- O que irá acontecer ao longo da crise;
- A forma como as pessoas reagirão em diferentes momentos da crise;
- As motivações ou ausência delas em cada pessoa ou setor da sociedade;
- O cumprimento das regras de distanciamento social por terceiros;
- O tempo exato até que tudo passe.
- Foque sua atenção ou energia no que é possível controlar
Ao gastar energia com o que é possível controlar, o retorno positivo das ações tomadas virá por meio de maior motivação para manter o equilíbrio mental.
Algumas práticas saudáveis facilitarão este processo:
- Manter atitudes positivas;
- Seguir as recomendações das autoridades de saúde;
- Manter a bondade e a empatia;
- Ter equilíbrio no uso das nas redes sociais;
- Filtrar o que assiste, o que ouve e lê no noticiário;
- Encontrar coisas divertidas para realizar em casa;
- Dedicar um tempo para a prática de meditação e reflexão.
Embora as dificuldades sejam reais, manter o equilíbrio mental é a única forma de passar pela fase de isolamento social e crises financeiras com fôlego para reconstruir e continuar quando tudo isso passar. É preciso ter positividade, buscando aprender com as novas oportunidades que surgem em tempos desafiadores.
Este artigo é resultado de uma parceria com a TEG Saúde
Saiba mais
Confira dicas para praticar meditação
Aprenda a ser mais produtivo acordando mais cedo