Filtrar
Sodexo Club

Verão: oportunidade de mais atividade física na sua vida!

12/01/21 11:11

Aproveitar os dias mais quentes é ótimo, mas o exercício no calor deve vir acompanhada de alguns cuidados

Como treinar no verão

Para muitos, o verão traz mais disposição. É uma estação alegre e calorosa. Os dias são mais longos, geralmente ensolarados. Com isso, as academias ficam lotadas e as pessoas se exercitam mais, principalmente ao ar livre, nos parques e praças. Correr na rua, andar de bicicleta, juntar os amigos para jogar vôlei, frescobol, futevôlei, futebol. As opções são muitas. E isso é ótimo para a saúde de todos, mas vale lembrar que a atividade física no verão requer alguns cuidados essenciais.

Com a pandemia do novo coronavírus, as atividades ao ar livre são, inclusive, as mais recomendadas pelos médicos, mas devem ser realizadas com o uso de máscara e distanciamento social. Veja mais:

Horários ideais

O verão é uma excelente oportunidade para fazer mais atividade física. Os horários mais recomendados são antes das 10h e depois das 16h, para evitar desidratação e fugir do sol mais forte, que queima a pele e é perigoso devido aos raios ultravioletas.

Mesmo assim, recomenda-se o uso de protetor solar em qualquer horário, até mesmo em dias nublados.

Hidratação

Carregar consigo uma garrafinha d’água também é uma boa durante a prática de atividade física no verão, já que em dias mais quentes as pessoas suam mais, perdendo mais líquido, que deve ser reposto durante e depois da atividade.

Hidratação: verdadeiro ou falso?

 

Recomendação médica

 

Quando nos encontramos em alguma atividade, é comum que intensifiquemos a prática, aumentando o tempo de duração e a quantidade de vezes por semana que a praticamos. Para não haver sobrecarga, é importante consultar um médico periodicamente e fazer alguns exames para ter conhecimento de sua condição física atual.

 

Não pare!

Começar a atividade física no verão é ótimo. Mas mesmo quando a estação acabar, o ideal é manter a regularidade nas práticas. Veja porquê:

  • O exercício é aliado do bom humor;
  • Combate a depressão e o estresse;
  • Ao ar livre há ainda absorção de vitamina D pelo organismo;
  • Melhora oxigenação no cérebro e expande a capacidade pulmonar;
  • Previne doenças como diabetes e hipertensão;
  • Ajuda no emagrecimento;
  • Promove a coordenação motora;
  • Melhora a saúde mental – sua mente fica livre e pronta para encarar os desafios do dia a dia, no trabalho e com a família.

Transforme seu projeto verão em uma mudança para a vida toda

Está esperando o que? Aproveite o verão! Caminhe mais, faça exercícios, beba bastante água e alimente-se bem. Essa é a receita para uma vida mais longa e com mais qualidade!

Leia também

Aproveite o verão – dicas de atividades deliciosas