Filtrar
Sustentabilidade

Três Dicas para ter uma Dieta mais Sustentável

01/08/17 17:22

Sabia que sua alimentação impacta diretamente no meio ambiente? Veja como contribuir de forma positiva.

 

 

Sua alimentação pode ser mais sustentável. Aprenda aqui!

Diminuir o impacto da sua alimentação no meio ambiente não é tão difícil quanto parece. Ao comer de forma mais sustentável, você pode proteger ecossistemas e contribuir com a segurança alimentar, não só para nós, mas também para gerações futuras, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação.

Aqui estão três passos simples para criar uma dieta mais sustentável para você e sua família:

Compre alimentos de produtores Locais

O consumo de alimentos mais frescos ou orgânicos, produzidos localmente, não são apenas uma delícia, mas também apoia a economia local e reduz as emissões de carbono de uma distribuição em grande escala. Grande parte da poluição gerada pela agricultura não ocorre devido à plantação dos alimentos, mas, sim, aos veículos que os transportam por longas distâncias.

Informe-se sobre feiras locais e orgânicas perto de casa e aproveite o que há de melhor na sua região.

Reduza o Consumo de Carne

Retirar uma pequena quantidade de carne do seu prato e substitui-la por frutas e legumes nutritivos pode ter grande impacto em nossos recursos naturais. Para produzir um pouco menos de meio quilo de carne de vaca são necessários aproximadamente sete mil litros de água – o equivalente a cerca de 107 banhos. Por outro lado, são necessários aproximadamente apenas 1.400 litros de água para produzir quase meio quilo de lentilhas ricas em proteínas, de acordo com a Water Footprint Network.

A produção de carne também é a principal causa de desmatamento no mundo todo, que destrói habitats e aumenta o número de espécies em extinção.

Reduza o Desperdício do Mercado

Comprar tudo na feira parece ótimo, mas sejamos honestos: precisamos ir ao mercado também. No entanto, grande parte do que compramos no mercado é jogada fora. Em 2014, os americanos jogaram fora mais de 38 milhões de toneladas de alimentos, de acordo com a Agência de Proteção Ambiental. Podemos reduzir este número seguindo alguns passos simples: antes de sair de casa, veja quais alimentos você tem guardados, planeje suas refeições para a semana toda e faça uma lista de compras.

Para diminuir sua pegada ambiental ainda mais, ao sair de casa, não se esqueça de pegar suas sacolas retornáveis. A cada ano, 500 bilhões de sacolas plásticas são consumidas no mundo; ao se decomporem, o plástico se infiltra nos solos, lagos, rios e oceanos. E tem mais: sacolas retornáveis não são apenas ecologicamente corretas – também são modernas e estilosas! J

Leia o texto original no blog Sodexo Insights.Sua alimentação pode ser mais sustentável. Aprenda aqui!