destacar restaurante da concorrência

É hora de destacar seu restaurante da concorrência!

29 Novembro 2022

Veja nesse artigo como inovar e trazer melhorias para seu restaurante se diferenciar dos competidores e, assim, aumentar as vendas

Como destacar meu restaurante da concorrência

Os restaurantes, como qualquer estabelecimento comercial, enfrentam elevada concorrência. No Brasil, a estimativa é de que exista cerca de 1 milhão de negócios que vendem refeições prontas, entre restaurantes, bares e lanchonetes, segundo um estudo do Sebrae. Desse total, 650 mil ainda permanecem na informalidade e, aproximadamente, 93,4% são micro e pequenas empresas.

Ainda que os alimentos sejam bens de consumo de necessidade fundamental, administrar um restaurante é algo complexo, que requer demanda contínua pela qualidade e gestão dos serviços ofertados, bem como domínio sólido sobre o ramo. Conforme dados da Abrasel, aproximadamente 35% dos restaurantes e bares encerram suas atividades em dois anos.

Tendo em vista esses dados, muitos donos de restaurante se perguntam como eles podem inovar e destacar seu restaurante da concorrência. Acompanhe nosso artigo para entender como você pode impulsionar seu negócio e se destacar neste mercado tão competitivo.

Qual é a importância de monitorar a concorrência?

Monitorar a concorrência é uma forma de entender melhor como seus competidores se comportam diante de oportunidades e de crises. Ajuda a identificar os pontos fortes e fracos dos concorrentes e a fazer uma comparação com seus próprios processos internos, de forma a identificar aspectos que precisam de melhorias. Vale a pena analisar os seguintes pontos no monitoramento da concorrência:

  • preços: assim, você identifica se os preços de seu estabelecimento estão abaixo ou acima dos valores médios praticados no mercado;
  • ações de marketing: analise como os concorrentes divulgam a marca deles e aprimore as estratégias de seu próprio marketing;
  • relacionamento com os clientes: identifique as melhores práticas e as deficiências dos competidores em atendimento e outras interações com os consumidores, para aperfeiçoar o relacionamento com seus clientes;
  • presença digital: analise a atuação dos concorrentes nas lojas virtuais, blogs, redes sociais, chats e outros canais digitais.

Como inovar e destacar seu restaurante da concorrência?

Mas vamos à questão principal: como inovar e destacar seu restaurante da concorrência? Abaixo, damos algumas dicas que vão ajudar você a se tornar mais competitivo.

Tenha uma boa estratégia de marketing

O marketing é de muita relevância para tornar seu restaurante mais competitivo, principalmente o marketing digital, que pode ser mais econômico e tem amplo alcance.

Sua base é o uso de canais digitais, como sites, blogs, mídias sociais, motores de busca e SEO, e-mails e outros. Alguns conceitos-chave do marketing digital são:

  • Persona: perfil do consumidor ideal, representado por meio de um personagem a partir do qual se desenvolvem ações segmentadas, voltadas para o público certo;
  • Leads: contatos que demonstram interesse em seus serviços e produtos quando acessam os canais digitais; eles deixam informações de contato que podem ser usados estrategicamente;
  • Jornada do consumidor: também chamado de “funil de vendas”, envolve todas as etapas que o consumidor atravessa no processo de compra desde o aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e a decisão de compra em si;
  • CRM: sistema que gerencia o relacionamento com o cliente e oferece funções como: registro de informações, cadastro de clientes, preferências e os interações feitas com a empresa;
  • Landing page: é a página responsável por capturar leads, destinada exclusivamente à conversão de leads;
  • SEO: otimização para mecanismos de busca, que ajudam a ranquear páginas e conteúdos do site;
  • CMS: sistema que gerencia conteúdo, permitindo a produção, a edição e a publicação dos conteúdos digitais, dispensando conhecimentos mais técnicos;
  • CTA: chamadas que direcionam a ação dos consumidores, de forma que se mantenham no fluxo do funil de vendas e se preparem para o momento da compra;
  • Fluxo de nutrição: processo de automação em que uma ação da pessoa que acessa a página serve como gatilho para fluxos de mensagens, especialmente por e-mail, de forma a ajudá-lo a percorrer o funil de vendas;
  • Inbound marketing: marketing de atração, cuja proposta é fazer com que o cliente procure a empresa, e não o inverso;
  • Marketing de conteúdo: publicação de conteúdo digital (texto, imagem, vídeo) que contém informações interessantes para atrair o público, sendo um dos pilares do inbound marketing;
  • Blog: canal exclusivo de comunicação entre a empresa e o público, sem interferências que existem nas redes sociais (é o local onde o marketing de conteúdo pode ser melhor aproveitado).

É importante entender quais conceitos e estratégias são interessantes para o seu negócio. Não é preciso investir em todos os conceitos aqui descritos, e sim ver o que faz sentido para o seu negócio e o que você conseguirá manter. Tenha sempre uma estratégia com objetivos claros e atingíveis. Confira nossos guias de como atrair mais clientes, como encantá-los e como fidelizá-los através do pós-venda.

Pense no propósito da marca

O propósito da marca é o motivo de existência da marca, é a essência do estabelecimento, o que a empresa pretende transmitir à sociedade. Para definir os valores de sua marca, é importante:

  • analise as origens de sua empresa, ou seja, o motivo pelo qual o restaurante foi criado e que o movimenta atualmente;
  • compreenda o papel da marca na sociedade;
  • defina um propósito claro;
  • planeje como vai colocar em prática seu propósito;
  • mensure os resultados da estratégia.

Trabalhe a partir de seu nicho/categoria

Você deve investir na inovação visando o nicho em que você trabalha. É preciso fazer melhorias que tenham sentido para seu restaurante.

Tenha ciência de que nem tudo que funciona para outras empresas pode dar certo para seu estabelecimento. É muito mais sábio estudar casos de sucesso específicos de seu nicho e avaliar se convém testar as mesmas estratégias em seu restaurante para solucionar ou reduzir problemas.

Foque os pontos fortes do cardápio

Como inovar e destacar meu restaurante da concorrência se o principal ponto de atenção é o serviço prestado, daí a importância de considerar os pratos servidos e o cardápio. Avalie os pontos fortes dele e procure elaborar um cardápio que realmente combine com seu restaurante. Fique atento aos pontos abaixo:

  • planeje bem a criação do design;
  • capriche nas imagens;
  • descreva os itens;
  • precifique com cuidado;
  • divida o cardápio em seções;
  • aposte no cardápio digital, que pode ser usado em conjunto com o menu físico.

Invista também em pratos atraentes do ponto de vista visual, que ajudem a despertar o interesse do consumidor, estimulando o apetite.

Crie soluções de fidelização

O que fazer para fidelizar clientes e não os perder para a concorrência? Vamos sugerir algumas dicas interessantes. Mesmo que o consumidor não compre somente em seu restaurante, é importante que ele nunca deixe de comprar com você.

  • ofereça serviços de alta qualidade;
  • prepare um ambiente aconchegante;
  • engaje a base de clientes;
  • atue nas redes sociais com frequência;
  • compartilhe o Wi-Fi do restaurante com os clientes;
  • mostre que seu negócio tem responsabilidade social;
  • dê mais autonomia aos clientes com tecnologias que facilitem os pedidos, como um cardápio digital, por exemplo.

Personalize o ambiente

Deixe o restaurante personalizado, ou seja, “com a sua cara”. Nesse sentido, se você vende comida nordestina, por exemplo, deve colocar elementos que remetam a esse tema. Veja algumas dicas:

  • defina o tema (avalie o nicho em que atua);
  • deixe o ambiente bem iluminado;
  • invista em comunicação visual (pintura das paredes, quadros, imagens nos cardápios e no ambiente digital de divulgação, uniforme dos funcionários, toalhas das mesas);
  • invista em móveis bonitos e confortáveis;
  • ofereça atendimento de boa qualidade, diferenciado, que atenda de forma personalizada cada cliente.

Enfim, ressaltamos novamente a necessidade de monitorar a concorrência, aprendendo com suas falhas e qualidades, mas sem cair na pura imitação — é importante que o restaurante tenha sua própria personalidade.

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