• Início
  • Sodexo Insights
  • Home office: benefícios mais indicados

Gestão de negócios

Home office: benefícios mais indicados

Veja quais benefícios são mais indicados para sua equipes levando em conta as necessidades do trabalho remoto

O que os profissionais querem receber de benefício no home office?

O trabalho remoto vem sendo adotado em larga escala - e tem agradado! Ao mesmo tempo em que as empresas vêem os custos caírem e a produtividade aumentar,  os colaboradores se mostram satisfeitos com a flexibilidade do modelo. 

Em contrapartida, o formato exige adaptações. Não dá para oferecer o mesmo pacote de benefícios, por exemplo, uma vez que as necessidades são diferentes. Quer entender como construir a configuração ideal? Siga conosco. Você verá:

Trabalho remoto: o que é interessante oferecer

De acordo com a lei, as empresas são obrigadas a disponibilizar o vale-transporte a seus funcionários. No entanto, sabemos que há várias outras necessidades importantes que podem ser supridas com a ajuda de benefícios. É fundamental, por exemplo, garantir uma alimentação adequada. 

Daí a importância de incluir o vale-alimentação e o vale-refeição na lista de benefícios, permitindo que os funcionários escolham o que desejam comer e comprar. Certamente a produtividade e a satisfação aumentarão!

Outra opção que vem ganhando destaque é o vale-cultura, que pode ser comprado para a compra de livros ou ingressos para o cinema, entre outros. “Com o acesso à cultura e à educação, o colaborador se torna mais capacitado, passa a inovar mais”, afirma Willian Tadeu Gil, diretor de Relações Institucionais da Sodexo Benefícios e Incentivos.

No formato híbrido, considere incluir o auxílio home office. Assim, os funcionários podem pagar despesas relacionadas ao dia a dia, como internet e luz, materiais de escritório e mobiliário adequado.

Aliás, a possibilidade de oferecer tal ajuda financeira foi incluída na lista de novas regras relacionadas ao trabalho híbrido, descritas nas Medidas Provisórias 1.108 e 1.109 (que ainda dependem de aprovação final do Congresso). Entre outras mudanças estabelecidas, destaque para:

  • A remuneração dos colaboradores poderá ser feita por jornada ou então por entregas (ambos seguindo as regras da CLT);
     
  • Há a flexibilidade de escolher o volume de dias/horas que serão trabalhados no escritório (antes, havia um limite de dois dias na semana);
     
  • Passa a valer a obrigatoriedade de seguir acordos e convenções referentes à moradia que foi inserida no contrato.

O futuro do trabalho pede mais opções de benefícios

O futuro do trabalho é flexível - aliás, o presente já dá pistas de que estamos seguindo por esse caminho. Então, por que não estender essa característica aos benefícios? Disponibilizar um pacote adaptado às necessidades de cada profissional tem sido decisivo para melhorar a sua experiência, seja no modelo híbrido ou remoto.

Em suma, os benefícios flexíveis são aqueles que possibilitam ao colaborador escolher o que é melhor para a sua realidade, dentro de um conjunto determinado pela empresa. Uma mãe, por exemplo, pode optar por um auxílio-creche, enquanto uma pessoa que adora exercícios físicos escolhe um vale-academia.

As possibilidades incluem convênio médico e odontológico, seguro de vida, auxílio atividade física e vale-combustível. Além disso, bônus e premiações também podem fazer parte do pacote do trabalhador.

Saiba como escolher os benefícios para o trabalho remoto ou híbrido

O que os colaboradores mais desejam quando o assunto é o pacote de benefícios? Saiba que essa resposta pode variar - e muito. Para se ter uma ideia, segundo o relatório O Futuro da Vida no Trabalho, feito pela Sodexo em parceria com a Harris Interactive, os mais desejados atualmente são seguro saúde, flexibilidade de home office e vouchers de refeições subsidiadas, cartão ou app.

Home office, presencial ou híbrido: como escolher o modelo para sua empresa?

Agora que você já sabe mais sobre benefícios mais indicados para
o home office, que tal se aprofundar no assunto com este
 infográfico com as vantagens do home office, do presencial e do trabalho híbrido?

Então, um bom começo é identificar o que pensam as suas equipes sobre o tema. Como? Pesquisas internas e espaços de feedback são ótimos caminhos. 

Além de atender às necessidades dos funcionários, tenha em mente que a oferta deve estar alinhada à estratégia da companhia. Então, caso o foco seja expandir a operação para o exterior, por exemplo, faz sentido oferecer auxílio para aprendizado de um novo idioma.

Concluindo

É uma missão complexa compor um bom plano de benefícios, combinando opções essenciais e flexíveis. Afinal, o mercado muda rapidamente, assim como as necessidades dos colaboradores.

Daí a importância de estar atento às movimentações. É justamente de olho nesse novo cenário que a Sodexo vem aumentando os serviços oferecidos, dando ênfase a opções de bem-estar e saúde. Um exemplo é o Sodexo Multi, solução de carteiras digitais que facilita a gestão dos pacotes customizados. 

Quer saber como implementá-los agora mesmo? Aproveite para conhecer o nosso portfólio de benefícios e fazer a sua companhia alcançar resultados ainda melhores nos modelos de trabalho remoto e híbrido.

Até a próxima!

Quero saber mais sobre as soluções Sodexo

thumbInscreva-se para receber novos conteúdos

Como fazer o melhor onboarding em tempos de trabalho remoto

Veja o que deve mudar no processo de integração dos talentos contratados para garantir uma recepção memorável

Home office ou presencial? Como escolher

Com a retomada, qual o melhor modelo para seu negócio? Acompanhe no artigo prós e contras de cada um

Como obter as isenções fiscais do PAT? A gente explica!

O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) estimula a alimentação de qualidade e ainda pode trazer vantagens financeiras. Saiba como funciona!

Qual o melhor vale-alimentação do Brasil?

Produtividade lá em cima e economia no bolso? Entenda porque é interessante aderir ao cartão alimentação

Home office: o que sua equipe deseja?

Conheça as principais dores relatadas pelos profissionais e o que fazer para garantir que o trabalho a distância seja bem-sucedido

Como montar o melhor pacote de benefícios

Oferecer benefícios mais atraentes de acordo com o novo cenário é fundamental para atrair e reter os grandes talentos. Mas por onde começar?

Quais benefícios oferecer no pós-pandemia?

Entenda por que o papel do RH e também dos colaboradores mudou com a pandemia - e como ficam os benefícios nesse contexto

5 passos do RH Estratégico

Conheça essa abordagem considerada inovadora para a gestão de pessoas e o seu potencial para atração/retenção de talentos!

Lei do home office: como se adaptar

Em tempos de popularização do modelo híbrido, é preciso atenção à legislação trabalhista para evitar problemas futuros

Como personalizar os benefícios da equipe

Qual é a chave do sucesso para que sua equipe se sinta valorizada? Customizar é a resposta para ter mais engajamento e motivação

Como motivar seu time no trabalho híbrido

É possível sentir-se próximo e cultivar boas relações dentro da empresa, mesmo com a distância física. Saiba mais!

Remuneração além do salário

A combinação ideal de salário e benefícios para cada funcionário faz toda a diferença no seu pacote de compensation

Engenharia de cardápio: use a seu favor

Entenda o conceito e saiba como usar essa estratégia para vender mais em seu restaurante

Promova seu negócio nas redes sociais!

Confira no artigo 6 dicas de divulgação do seu estabelecimento

Calendário de ofertas: venda o ano todo

Saiba como planejar as datas que fazem a diferença para seus clientes e, assim, vender mais o ano todo

Ticket médio: como faturar mais

Aprenda a melhorar esse indicador importante para impulsionar os resultados do seu negócio